WhatsApp: criminosos usam convite falso de festa VIP para roubar conta

Criminosos prometem ingresso grátis para festa de celebridades e pedem código de confirmação do WhatsApp

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
ícone do aplicativo do WhatsApp no iPhone

Os criminosos estão ficando mais criativos na hora de roubar contas do WhatsApp: nos últimos meses, se popularizou um tipo de golpe no qual você recebe um ingresso grátis para uma festa VIP de celebridades, mas precisa antes informar um “código de confirmação” — na verdade, são os números que dão acesso à sua conta do aplicativo. Como sempre, é necessário ativar a verificação em duas etapas para se proteger.

A Kaspersky explica que o suposto organizador de um evento VIP liga para a vítima dizendo ter ingressos grátis para uma festa ou show. Então, ele afirma que enviou um código via SMS e pede para confirmar o número recebido.

A mensagem diz explicitamente “Nao compartilhe este codigo”; mas, no calor do momento, a vítima acaba falando os seis dígitos. Como o criminoso já tem o número de celular — usado para fazer a ligação — ele precisa apenas inserir o código em outro celular para fazer login no WhatsApp.

O golpista não tem acesso às mensagens antigas nem ao backup do WhatsApp armazenado no Google Drive (Android) ou Apple iCloud (iPhone). No entanto, ele receberá futuras mensagens de seus contatos e poderá pedir transferências “urgentes” para a conta dele — algumas pessoas acreditam e perdem milhares de reais.

WhatsApp SMS

Ative a autenticação de dois fatores no WhatsApp

Pior: o criminoso geralmente ativa a autenticação em dois fatores no WhatsApp, impedindo que o dono da conta consiga recuperar acesso facilmente; ele precisa recorrer ao e-mail support@whatsapp.com para obter ajuda.

“Esperamos que isso seja o suficiente para convencer todos a configurarem a dupla autenticação preventivamente”, diz Fabio Assolini, pesquisador da Kaspersky, em comunicado. Ensinamos aqui como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp.

A cantora Preta Gil e a apresentadora Giovanna Ewbank alertaram seus seguidores sobre um golpe que usa o nome delas para atrair vítimas. A jornalista Renata Capucci também deu um recado semelhante através do Instagram: “fiquem atentos, tá rolando um golpe para clonar o seu WhatsApp usando o meu nome; se vocês receberem alguma ligação convidando para uma festa minha no Copacabana Palace, atenção”.

O nome do apresentador Celso Portiolli foi usado como isca em um desses golpes de engenharia social. “Tão olhando aí nas pessoas que eu sigo, pegando os contatos comerciais no perfil dessas pessoas que eu sigo — tem muitas que são profissionais e tem telefones de contato ali — e estão ligando, dizendo que eu estou fazendo evento e uma festa; é mentira”, ele disse no Instagram Stories.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados