Início » Aplicativos e Software » Windows 10 ganha novo ícone de localização e mais melhorias em prévia

Windows 10 ganha novo ícone de localização e mais melhorias em prévia

Atualização do Windows 10 para Insiders traz melhorias na Cortana; Gerenciador de Tarefas mostra se programa é x64 ou ARM64

Felipe Ventura Por

A Microsoft voltou do recesso de ano novo com uma atualização em testes para o Windows 10: participantes do programa Insider poderão conferir um novo ícone de localização, além de ver no Gerenciador de Tarefas se um programa é x64 ou ARM64. A assistente Cortana, por sua vez, recuperou alguns recursos básicos que havia perdido, como a possibilidade de criar um timer.

Windows 10 build 19541

O Windows 10 avisa quando o sistema ou um aplicativo está acessando sua localização: isso pode ser usado por um site para personalizar conteúdo, pelo app Clima para mostrar a previsão do tempo na sua cidade, ou pela Microsoft para ajudar a encontrar o computador se ele for roubado.

O ícone era apenas um círculo com um ponto branco no meio; na build 19541, agora temos uma seta, usada também no macOS e iOS. (O Android informa que a localização está em uso através de um ícone de pino de mapa.) É possível controlar ou desativar o acesso ao seu local no Windows 10 indo em Configurações > Privacidade > Localização.

O ícone antigo de localização no Windows 10:

Windows 10 atualiza Gerenciador de Tarefas e Cortana

Nesta prévia do Windows 10, o Gerenciador de Tarefas traz a opção de mostrar a arquitetura de cada processo rodando em seu PC, seja ela x64, x86, ARM ou ARM64. Para tanto, é necessário ir até a aba Detalhes, clicar com o botão direito em uma das colunas, clicar em Selecionar colunas e ativar o item Arquitetura.

Vale notar que o Gerenciador de Tarefas já permitia ver se um programa é de 64 bits, 32 bits ou 16 bits: basta seguir o caminho Detalhes > botão direito > Selecionar colunas > Plataforma. (Apenas o Windows 10 de 32 bits pode rodar programas de 16 bits nativamente.)

Windows 10 build 19541

E a Cortana ainda vive: é possível solicitar respostas rápidas e configurar timers novamente; esses recursos já existiam, foram desligados e acabaram voltando na versão em inglês (EUA).

Por exemplo, dá para pedir "ajuste o timer para 10 minutos" ou perguntar "quando foi construída a ponte Golden Gate?".

Windows 10 build 19541

O Windows 10 está recebendo novidades aos poucos que devem ser lançadas para todos os usuários ainda no primeiro semestre de 2020. Por exemplo, na build 19536 de dezembro, a Microsoft integrou a lista de drivers opcionais dentro do aplicativo Configurações; antes, era necessário ir até o Gerenciador de Dispositivos.

"Ainda estamos trabalhando para facilitar a visualização de todas as atualizações opcionais (incluindo drivers, atualizações de recursos e atualizações mensais de qualidade não relacionadas à segurança) em um só lugar", diz a Microsoft. Nas prévias do Windows 10, elas ficam listadas em Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Ver atualizações opcionais.

Windows 10

Com informações: Microsoft.

Mais sobre: , ,

Comentários da Comunidade

8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Orley Tadeu de Lima
Achei diver que o print dos exemplos da Cortana tá perguntando quando a Golden Gate Bridge foi construída, mas a resposta da Cortana tá informando quando ela foi aberta.
Nem no exemplo a Cortana acerta… A ponte iniciou suas construções em 5 de janeiro de 1933…
Zanac_Compile
Eu admirava a MS nos anos 80, depois só foi desgraça, anos 90 foi o auge. Nos últimos anos voltei a admirar o W10 é muito bom. Porém eles ainda fazem esses deslizes.
Jean Mannina

image1389×985 140 KB

O Google não erra uma…
Rodrigo Coelli
Poderia me passar o wallpaper com o dinossauro, que ilustra a matéria?
Henrique Picanço
Estranho ver a Cortana como um programa aberto em uma janela.
José
Você sabe que a data exibida pela Cortana é a de inauguração da ponte né…
Orley Tadeu de Lima
Sim, bem. Mas a pergunta foi quando ela foi construída e não quando ela foi inaugurada - leia-se aberta na minha postagem original. ^^
José
Stricto Sensu as duas estão erradas, a ponte foi construída entre as duas datas, ambas as respostas são razoáveis…
Participe da discussão