Lime, concorrente da Grin e Yellow, deixará de alugar patinetes no Brasil

Lime não atuará mais em São Paulo nem no Rio de Janeiro com aluguel de patinetes elétricos; empresa demitiu 100 funcionários

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 5 meses
Lime - Patinete elétrico

A Lime enviou um e-mail para os clientes de São Paulo e Rio de Janeiro dizendo que não atuará mais nestas duas capitais: ela vai interromper o aluguel de patinetes no Brasil ao longo das próximas semanas. Isso deixa Grin e Yellow como as principais opções para esse serviço de micromobilidade. A empresa também saiu de outras dez cidades ao redor do mundo e demitiu 100 funcionários.

“Infelizmente, tomamos a difícil decisão de encerrar as operações da Lime em São Paulo e fechar o mercado nas próximas semanas”, diz um e-mail recebido pelo Tecnoblog nesta quinta-feira (9). “Isso significa que os patinetes Lime não estarão mais disponíveis para aluguel nos próximos dias.”

Se você tiver saldo na carteira Lime, há duas opções: mantê-lo para usar em uma das 100 cidades com o serviço de patinete elétrico, ou solicitar o reembolso preenchendo o formulário presente neste link.

A medida também afeta o Rio de Janeiro e as seguintes cidades: Atlanta, Phoenix, San Diego e San Antonio nos EUA; além de Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Linz (Áustria), Montevidéu (Uruguai), Lima (Peru), Puerto Vallarta (México). Em comunicado, a Lime diz que “a micromobilidade evoluiu mais lentamente” nesses mercados.

Nas próximas semanas, as operações da Lime serão encerradas
Comunicado no aplicativo da Lime para usuários de São Paulo

Lime demite 14% dos funcionários e busca lucratividade

A empresa informa ao Axios que vai demitir 14% de sua força de trabalho, cerca de 100 funcionários, para cortar custos e tentar lucrar com aluguel de patinetes elétricos.

“Parte da concretização de nossa visão de transformar a mobilidade urbana é alcançar a independência financeira; é por isso que mudamos nosso foco principal para a lucratividade”, explica o comunicado. Segundo a Lime, a “grande maioria” de seus mais de 120 mercados é lucrativa.

No Brasil, a Lime começou a operar em julho de 2019. Sua atuação está restrita a bairros nobres de São Paulo, incluindo Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim, Brooklin e Vila Nova Conceição. No Rio, é possível encontrar os patinetes nas praias da zona sul — incluindo Leblon, Copacabana e Ipanema — e na Barra da Tijuca.

O mercado de patinetes elétricos está em consolidação: empresas como Bird, Scoot e Lyft deixaram de atuar em alguns mercados e demitiram funcionários. No Brasil, a mexicana Grin realizou fusões com as concorrentes Ride e Yellow, e agora se chama Grow. A Uber começou a oferecer esses veículos no Brasil, inicialmente apenas em Santos (SP).

A Lime enviou o seguinte comunicado ao Tecnoblog:

Como parte de uma estratégia global para alcançar sustentabilidade financeira, a Lime tomou a difícil decisão de finalizar a operação no Brasil, assim como em outras cidades da América Latina e em outras regiões, para concentrar recursos em mercados que nos permitam atingir nossas ambiciosas metas para 2020.

Somos gratos aos membros da nossa equipe, usuários, Juicers e toda comunidade que nos apoiaram durante essa jornada. Agradecemos a parceria que desfrutamos com São Paulo e Rio de Janeiro e esperamos poder retornar a operação Lime em uma hora mais oportuna.

A operação de São Paulo será finalizada nas próximas semanas e no Rio de Janeiro nos próximos meses.

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados