SpaceX se torna maior operadora de satélites do mundo

SpaceX quer levar mais milhares de satélites do projeto Starlink ainda neste ano

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
spacex falcon 9

O foguete Falcon 9, da SpaceX, enviou com sucesso 60 satélites da Starlink para a órbita terrestre e tornou a empresa a maior de todas quando o assunto é quantidade de satélites no espaço. Mesmo com o recorde anotado nesta semana, mais duas dúzias deles serão lançados em breve.

Os 60 novos satélites da rede Starlink estão juntos de outros 60 que foram lançados durante o ano passado, que trabalharão junto de outros 20 que já estão planejados para sair da Terra ainda em 2020 e fechar o primeiro ano da década (ou último da atual década, se levar o calendário gregoriano como base) com 180 satélites passeando em uma órbita que está 290 quilômetros acima do nível do mar do nosso planeta – para depois irem até 550 quilômetros, na órbita final.

O Starlink é um projeto que pretende levar internet para todos os lugares da Terra, mantendo qualidade de conexão e alta velocidade. Como de costume, toda a missão de entrega dos satélites foi compartilhada em tempo real na conta da SpaceX no Twitter. Também como já aconteceu em outros momentos, o primeiro estágio do Falcon 9 retornou para uma base que tem o nome de “Of Course I Still Love You” – ou “Claro que eu continuo te amando” em tradução livre.

A imprensa americana lembra que alguns satélites não estão funcionando corretamente, então o número oficial deve girar perto de 172, o que ainda assim deixa a SpaceX no primeiro lugar como maior operadora de satélites do mundo, passando o segundo colocado, Planet Labs, que tem 150 deles lá no alto.

Os planos da SpaceX são ainda maiores, com o objetivo de aumentar o número total do Starlink para 1.440 satélites, que farão parte de uma constelação de 42 mil satélites que a empresa levará para o espaço – os da Starlink vão subir ainda em 2020, tá?

Com informações: SpaceX, Ars Technica, Gizmodo e TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados