Início » Aplicativos e Software » Xiaomi libera kernel do Android 10 para Mi A3 e Mi A2; atualização está próxima

Xiaomi libera kernel do Android 10 para Mi A3 e Mi A2; atualização está próxima

Xiaomi Mi A2 e Mi A3 estão no programa Android One do Google; celulares têm direito a duas atualizações de versão do Android

Felipe VenturaPor

“Cadê o Android 10 para o Mi A3?” Essa pergunta vem pairando no ar ao longo dos últimos meses: o celular da Xiaomi participa do programa Android One, que deveria garantir uma atualização mais rápida para o sistema — só que ela ainda não chegou. Agora, a empresa liberou o código-fonte do kernel do Android 10 para Mi A3 e Mi A2, sugerindo que o update chegará em breve.

Xiaomi Mi A3

Xiaomi Mi A3

O kernel é a base do sistema operacional, cuidando da interação entre seus comandos e o hardware no qual ele está instalado. O Google permite personalizar o código-fonte do kernel Linux do Android para adaptá-lo a diferentes dispositivos; é o que a Xiaomi fez.

A Xiaomi disponibilizou o código-fonte do kernel do Android 10 para o Mi A2 e Mi A3 em seu repositório no GitHub. Essa não é a atualização do sistema, porém é uma parte crítica dela — e indica que o update está enfim chegando.

O Mi A2 e Mi A3 fazem parte do programa Android One, que garante duas atualizações de versão do Android e três anos de patches de segurança. Esse também é o caso do Mi A1, que já recebeu os dois grandes updates de sistema: foi lançado com Android 7 Nougat e recebeu o Oreo e o 9 Pie.

Usuários fizeram petição para Android 10 no Xiaomi Mi A3

Petição para Android 10 no Xiaomi Mi A3

Especificamente no caso do Mi A3, usuários ficaram irritados que a atualização para o Android 10 demorou tanto. Há uma petição no Change.org cobrando o update e lembrando a promessa não-cumprida de Manu Kumar Jain, vice-presidente da Xiaomi: ele disse em agosto que o Mi A3 seria “um dos primeiros dispositivos a receber” a versão mais recente do Google.

No Twitter, a conta oficial da Xiaomi Índia diz que “nossa equipe está trabalhando no Android 10 para o Mi A3 e ele será lançado em breve”. O aparelho chegou oficialmente no Brasil por até R$ 2.599.

No GitHub, a Xiaomi também disponibiliza o kernel do Android 10 para o Mi 9, Mi 9T Pro (Redmi K20 Pro), Mi 8, Mi 8 Explorer Edition, Mi Mix 2S, Mi Mix 3 e Pocophone F1. Ainda não há referências ao Mi A2 Lite.

Com informações: XDA Developers.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Credulos

Finalmente as coisas começaram a andar nesse Android One da Xiaomi, sistema praticamente puro e mesmo assim a Xiaomi ainda consegue ser ineficiente.

Erisdan (@ErisdanMaciel)

Espero que o Mi A2 Lite receba o Android 10 ainda em Janeiro. Estou confiando na Xiaomi!

Rafael Moreira (@Rafael_Moreira)

Também estou esperando a atualização para o Xiaomi Mi A2 Lite. Particularmente não vi vantagem alguma desse Android One no que se diz respeito as atualizações rápidas.

Arthur Coutinho (@Arthur_Coutinho)

No aguardo e ansioso no meu mi a2

🤷‍♀️ (@xavier)

Também estou no aguardo aqui com o A2.
Se estiverem demorando, para mandar a atualização sem bugs, até dá pra entender.
Porque liberaram diversas do Android 9 que eram vergonhosas.

E espero de que eles consigam resolver o bug chato do brilho automático em 19%.

Adriano Angelo (@Angelo)

Estava achando estranho… Espero que saia logo e sem problemas.

Théo Baltor (@theobaltor)

Meu Mi A2 acabou de receber a atualização.Screenshot_20200111-2036311080×2160 154 KB

🤷‍♀️ (@xavier)

Conte-nos mais sobre. Atualizações da Xiaomi é complicado ser early adopter.

Adriano Angelo (@Angelo)

Também recebi. O meu é o A2.

CAV (@cav)

Talvez porque essa não tenha sido a ideia do programa (embora deveria, ou se é, eu não consegui encontrar algo mencionando isso no site do programa, ou mesmo alguém da Google confirmando isso em algum evento ou coisa do gênero).

Importante deixar claro que a culpa por essa demora é mais da Xiaomi que da Google, porque as etapas que diziam respeito a Google já tinham sido cumpridas, e o restante já era de total responsabilidade da fabricante.
O correto era ser como os Pixel, mas como os aparelhos do programa Android One não são aparelhos da Google…

Welton Aguiar Martins (@WeltonMartins05)

Estava crente que o meu Mi A1 seria contemplado…
Vamos recorrer as Customs