Início » Aplicativos e Software » Xiaomi libera kernel do Android 10 para Mi A3 e Mi A2; atualização está próxima

Xiaomi libera kernel do Android 10 para Mi A3 e Mi A2; atualização está próxima

Xiaomi Mi A2 e Mi A3 estão no programa Android One do Google; celulares têm direito a duas atualizações de versão do Android

Felipe Ventura Por

“Cadê o Android 10 para o Mi A3?” Essa pergunta vem pairando no ar ao longo dos últimos meses: o celular da Xiaomi participa do programa Android One, que deveria garantir uma atualização mais rápida para o sistema — só que ela ainda não chegou. Agora, a empresa liberou o código-fonte do kernel do Android 10 para Mi A3 e Mi A2, sugerindo que o update chegará em breve.

Xiaomi Mi A3

Xiaomi Mi A3

O kernel é a base do sistema operacional, cuidando da interação entre seus comandos e o hardware no qual ele está instalado. O Google permite personalizar o código-fonte do kernel Linux do Android para adaptá-lo a diferentes dispositivos; é o que a Xiaomi fez.

A Xiaomi disponibilizou o código-fonte do kernel do Android 10 para o Mi A2 e Mi A3 em seu repositório no GitHub. Essa não é a atualização do sistema, porém é uma parte crítica dela — e indica que o update está enfim chegando.

O Mi A2 e Mi A3 fazem parte do programa Android One, que garante duas atualizações de versão do Android e três anos de patches de segurança. Esse também é o caso do Mi A1, que já recebeu os dois grandes updates de sistema: foi lançado com Android 7 Nougat e recebeu o Oreo e o 9 Pie.

Usuários fizeram petição para Android 10 no Xiaomi Mi A3

Petição para Android 10 no Xiaomi Mi A3

Especificamente no caso do Mi A3, usuários ficaram irritados que a atualização para o Android 10 demorou tanto. Há uma petição no Change.org cobrando o update e lembrando a promessa não-cumprida de Manu Kumar Jain, vice-presidente da Xiaomi: ele disse em agosto que o Mi A3 seria “um dos primeiros dispositivos a receber” a versão mais recente do Google.

No Twitter, a conta oficial da Xiaomi Índia diz que “nossa equipe está trabalhando no Android 10 para o Mi A3 e ele será lançado em breve”. O aparelho chegou oficialmente no Brasil por até R$ 2.599.

No GitHub, a Xiaomi também disponibiliza o kernel do Android 10 para o Mi 9, Mi 9T Pro (Redmi K20 Pro), Mi 8, Mi 8 Explorer Edition, Mi Mix 2S, Mi Mix 3 e Pocophone F1. Ainda não há referências ao Mi A2 Lite.

Com informações: XDA Developers.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Credulos

Finalmente as coisas começaram a andar nesse Android One da Xiaomi, sistema praticamente puro e mesmo assim a Xiaomi ainda consegue ser ineficiente.

Erisdan

Espero que o Mi A2 Lite receba o Android 10 ainda em Janeiro. Estou confiando na Xiaomi!

Rafael Moreira

Também estou esperando a atualização para o Xiaomi Mi A2 Lite. Particularmente não vi vantagem alguma desse Android One no que se diz respeito as atualizações rápidas.

Arthur Coutinho

No aguardo e ansioso no meu mi a2

Felipe

Também estou no aguardo aqui com o A2.
Se estiverem demorando, para mandar a atualização sem bugs, até dá pra entender.
Porque liberaram diversas do Android 9 que eram vergonhosas.

E espero de que eles consigam resolver o bug chato do brilho automático em 19%.

Adriano Angelo

Estava achando estranho… Espero que saia logo e sem problemas.

Théo Baltor

Meu Mi A2 acabou de receber a atualização. Screenshot_20200111-2036311080×2160 154 KB

Felipe

Conte-nos mais sobre. Atualizações da Xiaomi é complicado ser early adopter.

Adriano Angelo

Também recebi. O meu é o A2.

Welton Aguiar Martins

Estava crente que o meu Mi A1 seria contemplado…
Vamos recorrer as Customs