Início » Aplicativos e Software » Windows Terminal ganhará função de busca e efeito de monitor CRT

Windows Terminal ganhará função de busca e efeito de monitor CRT

Atualização do Windows Terminal será liberada em breve

Emerson Alecrim Por

O Windows Terminal é uma das ferramentas mais interessantes que a Microsoft lançou em 2019. Agora, a companhia se prepara para liberar uma atualização que, entre outras novidades, permitirá ao software ter visual que lembra a interface dos antigos monitores CRT (de tubo).

Windows Terminal - interface CRT

A proposta é um tanto óbvia: dar as nostálgicos de plantão a opção de relembrar a época de auge da linha de texto, quando os monitores tinham baixa resolução e eram capazes de exibir um conjunto bastante limitado de cores.

Mas, para quem acha que essa novidade é perda de tempo — a ativação da interface de monitor CRT é opcional, não se preocupe —, a boa notícia é que o Windows Terminal também vai ganhar alguns recursos funcionais.

Começa pela possibilidade de buscar por comandos ou resultados. Por exemplo, se você quiser encontrar em qual parte da aba você digitou o comando "ls", bastará pesquisar por ele no campo de busca.

Além disso, será possível redimensionar o tamanho das guias das abas. Assim, ficará mais fácil deixá-las visíveis em uma única janela. Também será possível usar combinações de teclas para abrir determinado perfil, assim como aplicar uma configuração específica para todos os perfis de uma vez só.

Windows Terminal - busca

Para quem está por fora do assunto, o Windows Terminal é uma ferramenta que disponibiliza três terminais para linha de comando: CMD (Prompt de Comando), PowerShell e Windows Subsystem for Linux (WSL). Este último torna o Windows 10 compatível com aplicações baseadas em Linux, como o próprio nome indica.

Apesar de já ser bastante funcional, o Windows Terminal ainda está em fase preview. A versão final deve ser lançada pela Microsoft em abril. Já a atualização com as mudanças mencionadas aqui vai ser liberada na próxima semana.

Com informações: The Verge.