Início » Aplicativos e Software » Google Chrome no Windows 7 terá suporte até pelo menos julho de 2021

Google Chrome no Windows 7 terá suporte até pelo menos julho de 2021

Google mantém suporte ao navegador Chrome no Windows 7; Microsoft deixará de fornecer atualizações gratuitas para o sistema

Felipe Ventura Por

A Microsoft deixará de fornecer atualizações gratuitas de segurança para o Windows 7 na próxima terça-feira (14): ela vem avisando usuários e empresas há cerca de um ano, mas o sistema operacional ainda é bastante popular. Por isso, o Google não planeja encerrar o suporte ao navegador Chrome no Windows 7 tão cedo — só depois de julho de 2021.

Google Chrome no Windows 7

“Continuaremos a oferecer suporte completo ao Chrome no Windows 7 por um período mínimo de 18 meses a partir da data de término da vida útil da Microsoft, até pelo menos 15 de julho de 2021”, escreve o diretor de engenharia Max Christoff no blog oficial do Google.

Não é a primeira vez que o Google faz algo do tipo: o Chrome para Windows XP recebeu atualizações até 2016, sendo que o suporte ao sistema acabou em 2014.

A Mozilla ainda não anunciou seus planos, mas é de se esperar que o Firefox continue a ser atualizado no Windows 7. Na verdade, até o novo Edge com Chromium terá suporte no antigo sistema. O navegador também roda no Windows 10, Windows 8, Windows Server e macOS; ele estará disponível para todos na próxima quarta-feira (15).

Microsoft venderá atualizações para Windows 7 até 2023

Vale lembrar que a Microsoft continuará fazendo correções para o Windows 7, mas elas não serão gratuitas: as Atualizações Estendidas de Segurança (ESU) serão vendidas para empresas entre 2020 e 2023 custando até US$ 200 por PC por ano. Alguns clientes poderão obtê-las de graça no primeiro ano.

Ainda é possível atualizar grátis para o Windows 10: a ferramenta que deveria ter parado de funcionar em 2016 permite fazer o update em PCs com cópias legítimas do sistema. Há, no entanto, quem esteja tentando piratear as atualizações estendidas do Windows 7.

Segundo o NetMarketShare, o Windows 10 fechou o ano de 2019 em 54,62% dos computadores conectados à internet, contra 26,64% do Windows 7. O Windows XP aparece com participação de 1,16%.

Com informações: gHacks.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

CAV (@cav)

A Google foi mais generosa com o Windows XP.
O Chrome pra ele foi suportado por mais 2 anos após o término do suporte do sistema pela Microsoft.
Nada impede que o suporte ao Google Chrome seja estendido até o final de 2021, começo de 2022, mas até o momento, o Windows 7 não teve a mesma sorte.

Ao menos, não terminou como o Windows Vista, cujo browser parou de ser suportado 1 ano antes do término do suporte pela Microsoft (e acho que até lá, o Windows 8 e Windows 8.1 podem acabar se dando mal, como o Windows Vista, e também perderem o Chrome junto com o Windows 7).