Início » Cultura » Netflix recebe 24 indicações ao Oscar 2020; filme brasileiro está na lista

Netflix recebe 24 indicações ao Oscar 2020; filme brasileiro está na lista

Netflix recebeu indicações ao Oscar 2020 para filmes O Irlandês, História de um Casamento e o brasileiro Democracia em Vertigem

Felipe Ventura Por

A Netflix recebeu 24 indicações ao Oscar 2020 para sete filmes diferentes, incluindo História de um Casamento (Marriage Story), Dois Papas (The Two Popes), O Irlandês (The Irishman) e Klaus. O documentário brasileiro Democracia em Vertigem, distribuído pela plataforma de streaming, também está na lista.

jgryntysz / controle remoto com botão para a Netflix (detalhe) / Pixabay / como fazer uma conta na netflix

Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa, mostra a ascensão e queda de Lula e Dilma Rousseff e a crescente polarização política do país. O filme brasileiro está na disputa por melhor documentário, assim como Indústria Americana (American Factory), também da Netflix.

O Irlandês foi indicado a melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor diretor (Martin Scorsese) e melhor ator coadjuvante (Al Pacino e Joe Pesci). Além disso, ele recebeu indicações a prêmios mais técnicos: efeitos visuais, figurino, cinematografia, edição e design de produção. (Robert De Niro está fora da disputa.)

Enquanto isso, História de um Casamento está concorrendo nas categorias melhor filme, melhor ator (Adam Driver), melhor atriz (Scarlett Johansson), melhor atriz coadjuvante (Laura Dern), roteiro original e trilha sonora original.

Dois Papas teve três indicações: melhor ator (Jonathan Pryce), melhor ator coadjuvante (Anthony Hopkins) e roteiro adaptado. Klaus e Perdi meu Corpo (I Lost My Body) concorrem a melhor animação, e A Vida em Mim (Life Overtakes Me) disputa na categoria melhor documentário de curta-metragem.

Netflix tenta conseguir mais Oscars

É possível que a Netflix leve vários desses prêmios, ao contrário do que ocorreu no Globo de Ouro: na outra premiação, a plataforma de streaming recebeu 34 indicações, mas ganhou apenas uma (Laura Dern, História de um Casamento).

A Netflix vem se esforçando para conseguir mais premiações: ela queria lançar 10 filmes em cinemas dos EUA antes do streaming para serem elegíveis ao Oscar, mas foi rechaçada pelas redes de cinema; assim, ela exibiu O Irlandês em um teatro. Ela também alugou uma sala de cinema em Nova York para exibir filmes originais.

O filme com mais indicações ao Oscar 2020 foi Coringa (Joker): ele concorre a 11 prêmios no total, incluindo melhor filme, melhor diretor (Todd Phillips) e melhor ator (Joaquin Phoenix). Você pode conferir a lista completa dos indicados neste link; o evento será transmitido em 9 de fevereiro.

Comentários da Comunidade

17 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas N.

Democracia em Vertigem é um alento. Merece a indicação.

Ricardo

Imagina Democracia em Vertigem ganhar? Que é o que eu espero! Ja pensaram na quantidade de brasileiros torcendo o nariz!? Hahahaha!

C Emanuel B Laguna

Se Leonardo DiCaprio entregar o Oscar ao Democracia em Vertigem a internet brasileira quebra! :joy::rofl:

Marcos Oliveira

Democracia em Vertigem foi emocionante. Apesar do ponto de vista da diretora ser bem clara, é muito interessante como a história é contada. Desde a esperança do início do governo Lula até a decepção dos escândalos de corrupção e o sentimento de injustiça durante o processo de impeachment. Aborda as diversas sensações que muitos brasileiros sentiram e viveram durante todos esses anos.

André Cardoso

Democracia em vertigem e Dois Papas (dirigido por um brasileiro) levando indicações em pleno ano em que o cinema brasileiro sofreu duros ataques, um tapa na cara de alguns aí.

diego melo

Sobre o Oscar: assistam Parasita!
Melhor filme que vi ano passado, junto de Bacurau.

Participe da discussão