Tecnoblog
Início » Cultura » Netflix recebe 24 indicações ao Oscar 2020; filme brasileiro está na lista

Netflix recebe 24 indicações ao Oscar 2020; filme brasileiro está na lista

Netflix recebeu indicações ao Oscar 2020 para filmes O Irlandês, História de um Casamento e o brasileiro Democracia em Vertigem

A Netflix recebeu 24 indicações ao Oscar 2020 para sete filmes diferentes, incluindo História de um Casamento (Marriage Story), Dois Papas (The Two Popes), O Irlandês (The Irishman) e Klaus. O documentário brasileiro Democracia em Vertigem, distribuído pela plataforma de streaming, também está na lista.

Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa, mostra a ascensão e queda de Lula e Dilma Rousseff e a crescente polarização política do país. O filme brasileiro está na disputa por melhor documentário, assim como Indústria Americana (American Factory), também da Netflix.

O Irlandês foi indicado a melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor diretor (Martin Scorsese) e melhor ator coadjuvante (Al Pacino e Joe Pesci). Além disso, ele recebeu indicações a prêmios mais técnicos: efeitos visuais, figurino, cinematografia, edição e design de produção. (Robert De Niro está fora da disputa.)

Enquanto isso, História de um Casamento está concorrendo nas categorias melhor filme, melhor ator (Adam Driver), melhor atriz (Scarlett Johansson), melhor atriz coadjuvante (Laura Dern), roteiro original e trilha sonora original.

Dois Papas teve três indicações: melhor ator (Jonathan Pryce), melhor ator coadjuvante (Anthony Hopkins) e roteiro adaptado. Klaus e Perdi meu Corpo (I Lost My Body) concorrem a melhor animação, e A Vida em Mim (Life Overtakes Me) disputa na categoria melhor documentário de curta-metragem.

Netflix tenta conseguir mais Oscars

É possível que a Netflix leve vários desses prêmios, ao contrário do que ocorreu no Globo de Ouro: na outra premiação, a plataforma de streaming recebeu 34 indicações, mas ganhou apenas uma (Laura Dern, História de um Casamento).

A Netflix vem se esforçando para conseguir mais premiações: ela queria lançar 10 filmes em cinemas dos EUA antes do streaming para serem elegíveis ao Oscar, mas foi rechaçada pelas redes de cinema; assim, ela exibiu O Irlandês em um teatro. Ela também alugou uma sala de cinema em Nova York para exibir filmes originais.

O filme com mais indicações ao Oscar 2020 foi Coringa (Joker): ele concorre a 11 prêmios no total, incluindo melhor filme, melhor diretor (Todd Phillips) e melhor ator (Joaquin Phoenix). Você pode conferir a lista completa dos indicados neste link; o evento será transmitido em 9 de fevereiro.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação