Início » Jogos » 5 jogos do Nintendo Switch com HD Rumble [como ativar e desativar]

5 jogos do Nintendo Switch com HD Rumble [como ativar e desativar]

Conheça 5 jogos compatíveis com HD Rumble, o recurso de feedback háptico do Nintendo Switch que reproduz sensações diversas

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

O HD Rumble é a tecnologia do Nintendo Switch que permite ter uma resposta háptica (relativa ao tato) pelos Joy-cons, que vai muito além de apenas uma "tremidinha". As sensações podem inclusive replicar os atos reproduzidos na tela. Confira o que é HD Rumble — como ativá-lo ou desativá-lo — e conheça 5 jogos compatíveis com o recurso.

joatseu / Nintendo Switch e Joy-cons / Pixabay / HD Rumble

O que é HD Rumble?

É o recurso de feedback háptico exclusivo da Nintendo, implementado nos Joy-cons do Nintendo Switch original e no Pro Controller. A tecnologia, implementada pela maioria dos controles desde o DualShock original, para o PlayStation, e o Rumble Pak, do Nintendo 64, normalmente faz o joystick tremer quando uma ação ocorre no jogo.

O HD Rumble é diferente: ele combina os motores de vibração com um atuador ressonante linear (LRA), que permite uma resposta sensorial bastante precisa ao executar certos movimentos, ao invés de apenas tremer. Não há muitos detalhes a respeito da tecnologia, a Nintendo não as divulga e impede desenvolvedores de fazê-lo, via termos de confidencialidade.

Vale lembrar que os controles embutidos do Nintendo Switch Lite não possuem HD Rumble; a única forma de usar o recurso com a versão apenas portátil do console é jogando ou com Joy-cons à parte ou com o Pro Controller, ambos pareados ao portátil.

Como ativar e desativar

Você pode ativar ou desativar o HD Rumble facilmente em seu Nintendo Switch:

  1. No menu principal, acesse o "Definições de Console" ("System Setings");
  2. No menu à esquerda, navegue até a opção "Comandos e Sensores" ("Controllers and Sensors");
  3. Toque em "Vibração do Controle" ("Controller Vibration") para ativar ou desativar o recurso.

Fazendo isso, o recurso dos Joy-cons ou do Pro Controller será ativado ou desativado, independente de você possuir o Switch original ou o Switch Lite.

5 jogos do Nintendo Switch com HD Rumble

Confira a seguir 5 jogos compatíveis com o recurso, para curtir ao máximo os Joy-cons:

1. Super Mario Odyssey

Nintendo / Super Mario Odyssey / HD Rumble

Super Mario Odyssey usa todos os recursos do Switch, incluindo o HD Rumble. No jogo, o feedback háptico permite encontrar certas Power Moons, avisando o jogador com pequenas tremidas nos controles. No entanto, é possível localiza-las mesmo no Switch Lite, que foi adaptado para a falta do recurso: a tela treme, ao invés dos controles.

2. 1, 2 Switch

Nintendo / 1-2-Switch / HD Rumble

1, 2 Switch é um jogo em que o HD Rumble é essencial e envia sensações ao jogador que condizem com os mini-games, como sacar uma arma em um duelo, comer sanduíches ou ordenhar vacas (!), imitar danças, jogar tênis de mesa ou segurar um golpe de espada com as mãos, entre outros. Cada atividade possui uma resposta diferente.

3. Mario Kart 8 Deluxe

Nintendo / Super Mario Kart 8 Deluxe / HD Rumble

Em Mario Kart 8 Deluxe, cada ação na pista é acompanha de uma respostas diferente do HD Rumble: acelerar, frear, bater, fazer uma manobra difícil, pegar um item... A combinação dos movimentos do recurso e a dinâmica do jogo de corrida resultam em uma experiência única, que enriquecem ainda mais o jogo.

4. Shantae: Half-Genie Hero

WayForward / Shantae: 1/2 Genie Hero

Shantae: Half-Genie Hero é um ótimo jogo de plataforma, que ficou ainda melhor com o HD Rumble. A desenvolvedora WayForward incluiu cerca de 150 respostas hápticas diferentes no port do jogo para o Switch, em que nenhuma ação é sentida pelo jogador como igual a outra: andar é uma coisa, nadar é outra, voar outra e assim por diante. O jogo possui gráficos e sons excelentes e é bastante divertido, indicado para toda família.

5. TumbleSeed

Benedict Fritz, Greg Wohlwend / TumbleSeed

O jogo indie TumbleSeed é bem curioso: nele, você equilibra uma semente e deve conduzi-la por um cenário complexo, desviando de obstáculos e inimigos. A integração do jogo com o HD Rumble permite que o jogador realmente sinta que está rolando a semente, em um jogo que apesar do design fofo, é extremamente desafiador.

Comentários da Comunidade

1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Participe da discussão