Início » Computador » Qual a diferença entre HDMI e DisplayPort?

Qual a diferença entre HDMI e DisplayPort?

Ambos podem ser usados para áudio e vídeo em alta resolução, mas qual a diferença entre HDMI e DisplayPort

Vivi Werneck Por
TB Responde

O padrão HDMI se popularizou como opção para melhor áudio e imagem digital em vários tipos de telas, como monitores e TV. No entanto, ele não é a única opção e o DisplayPort também pode enviar vídeo e som digital, em alta definição. Mas qual a diferença entre HDMI e DisplayPort? Como escolher entre um ou outro? Veja essa e outras questões, a seguir.

hdmi-displayport

O que é HDMI

O HDMI foi projetado em 2002 como uma opção para substituir os antigos padrões DVI, VGA, SCART e o vídeo componente (sinal de vídeo dividido em dois ou mais componentes. Era aquele cabo com conectores coloridos).

É possível encontrar cinco tipos de conectores HDMI:

  1. A (conector padrão)
  2. B (conector estendido) com especificação 1.0
  3. C (conector mini) com especificação 1.3
  4. D (conector micro) com especificação 1.4
  5. E (conector para automotivos) também na especificação 1.4

O que é DisplayPort

Projetado em 2006, o padrão DisplayPort (DP), assim como o HDMI, também conduz áudio e imagem em alta definição em relação aos antigos padrões DVI, VGA, SCART e o vídeo componente – caso tanto seu dispositivo eletrônico e tela sejam compatíveis.

Apesar de já existir há algum tempo, sua popularidade ainda é menor que o HDMI (ao menos no Brasil), mas a chegada de eletrônicos com opção para DisplayPort pode mudar essa realidade nos próximos anos. O DisplayPort possui conector com 20 pinos e o cabo pode ser encontrado em dois tamanhos: o padrão e o Mini DisplayPort.

Qual a diferença entre HDMI e DisplayPort

Cabos

Em relação aos tipos de cabo, o padrão HDMI tem quatro opções no mercado e um quinto padrão, mais recente, para HDMI 2.1. O problema nessa variedade é que, ao menos em cabos mais antigos, não há indicação no produto sobre qual modelo ele é (padrão, padrão com ethernet, alta velocidade, alta velocidade com ethernet).

Usar um cabo HDMI “errado”, para a função que você deseja, pode causar falhas no vídeo e/ou áudio, problemas com sincronização e etc. Não que um cabo HDMI escolhido errado vá estragar seu aparelho, mas certamente você terá uma experiência abaixo do que gostaria.

PIX1861 / cabo hdmi / Pixabay

Cabo HDMI

Já o cabo DisplayPort vem em apenas um padrão. Ele transporta vídeo e áudio digital, mas ao contrário de alguns modelos do HDMI, não envia dados ethernet. Vale destacar que ambos os cabos (HDMI e DisplayPort) podem ser usados com adaptadores, dependendo da sua necessidade.

Uso com telas (monitores e TV)

O HDMI consegue lidar bem com um fluxo único de vídeo e som, ou seja, é uma boa opção para ligar, por exemplo, um PC a um único monitor ou ligar um videogame a TV. Entretanto, se você é uma pessoa que prefere trabalhar (ou jogar) com dois monitores ao mesmo tempo, o DisplayPort é mais indicado já que tem a capacidade de suportar até quatro monitores com resolução 1920×1200.

No caso de dois monitores, a interface suporta a resolução de 2560×1600 para cada. Se você tem no seu PC uma placa que suporte o padrão DP, e quer usar dois monitores, esta pode ser uma boa opção. Caso sua tela não tenha uma saída para DisplayPort, vale comprar um adaptador.

displayport

Cabo DisplayPort

Qual escolher?

Depende do seu tipo de uso. Não é fundamental ter o DisplayPort em tudo, mas é bem interessante poder usá-lo para jogos, por exemplo (dependendo da sua GPU). Os melhores monitores, placas de vídeo e PCs all-in-one do mercado têm adotado o padrão. É possível encontrar, no mínimo, uma entrada DP nestes dispositivos – juntamente com o HDMI.

Ainda sobre games, se você usa alguma GPU da NVIDIA, o DisplayPort é recomendado caso queira usar a tecnologia G-Sync (reduz o efeito de “tearing”, ou recorte da imagem). Já o FreeSync, equivalente do G-Sync só que da AMD, funciona por meio do HDMI (em displays lançados recentemente).

O padrão HDMI 2.1 é bem mais avançado que as versões anteriores, com banda em torno de 48Gbps e suporte ao HDR. O cabo ainda traz a função Enhanced Audio Return Channel (eARC), permitindo que TVs enviem sinais de som para receptores.

Para monitores gamers, que costumam trabalhar com taxas de atualização que variam de 75Hz a 250Hz, o HDMI 2.1 tem vantagem sobre as versão antigas (antes do 2.0), se sua GPU é uma AMD com FreeSync. As versões antigas do HDMI limitam o 4K a apenas 30Hz.

Monitores gamer costumam vir com, ao menos, um conector DisplayPort – além do HDMI

O padrão mais recente do DisplayPort é o 1.4, com banda de 32,4 Gbps. Apesar de parecer mais limitado, em relação ao HDMI 2.1, sua taxa de compactação de 3:1 é quase sem perda. Por isso, o cabo é capaz de executar tarefas complexas de exibição de imagem e som.

Além da possibilidade de conectar mais telas que o HDMI, o DP permite vídeo de altíssima resolução (HDR e até 8K) e SuperSpeed USB – usando um cabo para isso. Se estiver usando uma placa de vídeo da NVIDIA, e com um monitor que tenha saída DisplayPort, o ideal é usar este cabo para tirar proveito do G-Sync (mesmo tendo saídas HDMI à disposição).

Novamente, é importante enfatizar que só o cabo não fará com que você consiga jogar a, por exemplo, 144Hz. É necessário que tanto o seu monitor quanto a placa de vídeo deem suporte a essa frequência (ou superior).

Conclusão

O DisplayPort tem um foco maior para substituir os antigos padrões DVI e VGA no PC, especialmente com a possibilidade de conectar, sem quase perda nenhuma de qualidade visual e de som, vários monitores (pode ser necessário usar um hub para isso). Já o HDMI foi projetado por um grupo de fabricantes de eletrônicos para aplicações comerciais mais abrangentes, como em aparelhos de TV.

A diferença do HDMI e do DisplayPort, na hora da sua escolha, vai depender diretamente do tipo de conteúdo que pretende exibir e, claro, de quais eletrônicos você tem disponíveis. Fique atento às especificações do monitor e/ou da TV para adquirir a versão mais recente e que vá entregar a melhor experiência possível.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação