Início » Aplicativos e Software » Windows 7 ainda é usado em 37% dos computadores no Brasil, diz Kaspersky

Windows 7 ainda é usado em 37% dos computadores no Brasil, diz Kaspersky

30% dos usuários da América Latina estão no Windows 7; suporte gratuito da Microsoft acaba nesta terça-feira (14)

Felipe Ventura Por

O suporte gratuito do Windows 7 chega ao fim nesta terça-feira (14), o que pode deixar milhões de computadores em risco: eles não receberão mais atualizações de segurança da Microsoft. Segundo a Kaspersky, cerca de 30% dos usuários da América Latina estão nessa versão do sistema; no Brasil, o número é ainda maior.

Windows 7

De acordo com dados da Kaspersky Security Network, sistema de proteção em nuvem, a taxa de uso do Windows 7 no Brasil é de 37%, a maior da América Latina. O top 5 da lista é composto por Argentina (35%), Colômbia (33%), Peru (29%) e México (28%). A empresa estima que 41% dos PCs em todo o mundo estejam nessa versão do sistema.

Dmitry Bestuzhev, diretor da Equipe de Investigação e Análise da Kaspersky na América Latina, acredita que o Windows 7 se tornará um alvo maior para cibercriminosos, já que as vulnerabilidades descobertas após 14 de janeiro não serão corrigidas na maioria dos PCs.

Vale lembrar que a Microsoft continuará fazendo correções de segurança para o Windows 7 até 2023, mas elas serão pagas. As Atualizações Estendidas de Segurança (ESU) estarão disponíveis apenas para empresas rodando versões Professional ou Enterprise no Licenciamento por Volume. Elas custarão até US$ 200 por PC por ano.

PCs com Windows 7 podem instalar Windows 10 grátis

Se você estiver no Windows 7, a Kaspersky recomenda migrar para uma versão atualizada do sistema operacional; o Windows 10 ainda pode ser instalado gratuitamente através de uma ferramenta da Microsoft.

Mas, se não for possível atualizar, "as empresas precisam considerar este vetor de ataque em seu mapa de ameaças e mitigá-lo separando os equipamentos vulneráveis do restante da rede, além de adotar outras medidas de segurança", escreve Dmitry em comunicado.

Segundo o NetMarketShare, 26,64% dos computadores conectados à internet rodavam Windows 7 no final de 2019, contra 54,62% do Windows 10. O Windows XP ainda tem uma participação notável de 1,16%; o suporte dele acabou em 2014.

E, a título de curiosidade: entre as pessoas que acessaram o Tecnoblog na última semana através do Windows, 27% estavam no Windows 7, contra 66% no Windows 10 e 0,39% no antigo XP.

Comentários da Comunidade

11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@wellerstz

em casa tenho windows 10 e no trabalho é windows 7

José

Até onde eu trabalho que é uma empresa atrasada em TI já migramos.

Bruno Cabral Peixoto

Windows 7 é útil pra Máquina Virtual (VM)

Matheus Alexandre

Ainda tenho o Windows 7 instalado na minha máquina em dual boot com o Linux Mint. O Windows ainda é útil para certas coisas que não dá pra fazer - ao menos não facilmente - no Mint.

Não faço planos de migrar pro 10 tão cedo.

Fábio Laurindo

Aquele velho problema a Microsoft deu por muito tempo a possibilidade de upgrade, muitos não fizeram e agora ficam na correria, hoje o TI mandou um comunicado que próximo fim de semana os consultórios do hospital terão possíveis problemas por upgrade no sistema Windows 7 para o 10.

@Comentador

Windows 7 é bom pra mim, que tenho PC antigo, e funciona muito bem ainda.

Kayo

Em terra de HDD 5400RPM me assustaria muita gente usar o Windows 10. Aqui eu uso o windows 10 mas não sem antes desativar uma penca de serviços, programas que vem por padrão inicializados com o sistema e o escambau, não é fácil pra um disco de 5400rpm.

Bruno Cabral Peixoto

HD de 5400 RPM tá osso até em algumas distribuições Linux, se vc joga Dota (seja em Windows ou Linux) pior ainda.
Boot no Kubuntu via SSD 12/16 segundos, no HD é 45 segundos a 1 minuto.

Bruno Cabral Peixoto

Quem quer usar Windows 10 deve obrigatoriamente usar SSD. Já as distros Linux com Gnome é SUPER recomendável SSD, o KDE se vira com um HD desde que seja de 7200 RPM e boa dose de RAM (caso contrário, prepare-se pra sofrer).

Kayo

Já tive minhas temporadas usando linux mas por comodismo mesmo volto pro windows pois sou um usuário “padrão”, de jogo só lol, de programas chrome, mpc e office e programação uso só visual studio code (editado) que é bem leve então SSD não tem sido minha prioridade (talvez por nunca ter tido uma máquina com um rs), entretanto eu fico imaginando como é pra um usuário mais leigo usar windows 10 pois ele é por padrão meio carregado de coisas que eu não consigo entender a necessidade.

Bruno Cabral Peixoto

LoL originalmente funcionava em Linux sem problemas, então Riot criou o anti-cheat (que começou a dar problema até em processadores antigos (com Windows). Em resumo, quem usa processadores de 2014 ou anterior (OU distribuições Linux) volta e meia podem ter alguma dor de cabeça com LoL. Os próprios desenvolvedores do Wine pediram ajuda dos desenvolvedores de LoL pra implementar as camadas que o Anti-cheat pede pra rodar corretamente, mas a resposta foi um “se vira ai”.

João Paulo Polles

Pois é né…

Na empresa que trabalho, procuramos migrar todas as máquinas para o Windows 10, porém, pra vocês terem uma ideia, temos ainda máquinas com Windows XP…

Eu estou há algum tempo pensando em como vou avisar todos os superiores que devem trocar as máquinas que possuem Windows XP, pois se elas estão com XP quer dizer que não comportam nem o Windows 7, quem dirá o 10… E agora preciso pensar também no 7 kkk

@RODRIGO

Ai, falou a verdade!! No meu PC sem SSD(HD é claro) demora 1 minuto e meio para inicializar completamente o Windows 10!!

CAV

O problema que a Microsoft vai ter com o Windows 7 pode ser maior do que ela teve (e ainda tem) com o Windows XP porque ele ainda tem um visual relativamente moderno (ou não tão defasado ou obsoleto) que ainda possui muitos adeptos, além de não ter “frescuras” e de suportar a maioria dos softwares que muitos utilizam cotidianamente (isto é, softwares que ainda recebem suporte para o Windows 7).
Mesmo o programa de upgrade gratuito para o Windows 10 não deve alterar tanto assim o panorama, embora muita gente certamente vai passar a correr atrás disso agora que o suporte acabou, tal como eu fiz no meu serviço, atualizando dois PCs com Windows 7 para o Windows 10 (mas como são PCs antigos, ainda estou mantendo a versão 1607, que já foi descontinuada, e portanto, nesse aspecto, é trocar “seis por meia-dúzia”, mas por enquanto, pretendo manter dessa forma).

@Comentador

Em HD 5400 rpm até o Windows 7 sofre um pouco kkk

Participe da discussão