Início » Jogos » GTA 4 deixa de ser vendido no Steam e a culpada é a Microsoft

GTA 4 deixa de ser vendido no Steam e a culpada é a Microsoft

Desenvolvedora já prometeu resolver o problema

André Fogaça Por

A Rockstar removeu o jogo GTA 4 do catálogo do Steam e a culpada não é nem a desenvolvedora, muito menos a loja, mas sim a Microsoft. O game foi feito inicialmente para a plataforma Games for Windows Live da Microsoft e como ela deixou de existir, não é mais possível gerar novas chaves para ativação do título.

Rockstar Games / GTA IV / códigos gta 4

GTA 4 foi lançado em 2008 para consoles e depois, questão de poucos meses, para o PC dentro da plataforma Games for Windows Live, que a Microsoft vem desligando faz um tempinho. Vários jogos já sofreram problemas por este fim e GTA 4 é o mais recente de todos, já que até mesmo a venda pelo Steam depende do lado da Microsoft.

A Rockstar diz que como as chaves para ativação são geradas pelo Games for Windows Live, com o fim dele não é mais possível gerar novas. A notícia parece bastante ruim para quem ainda não pode jogar o game, mas a publisher prometeu solucionar o problema em breve – poderia ter solucionado em 2013, que foi quando a Microsoft disse que encerraria o Games for Windows Live.

Recentemente a Rockstar lançou sua própria plataforma de venda de jogos, que já conta com GTA 5 e Red Dead Redemption 2, além de GTA San Andreas. Deve ser para lá que a Rockstar deve estar levando o GTA 4.

Com informações: Engadget.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@SynthwaveLover

Deveriam ter convertido para o Steamworks naquela época. Mas hoje sem chance.

Quem quiser pegar no Steam vai ter que procurar na Amazon da vida ou mercado cinza… O preço vai subir, se já não subiu. Ou pegar no launcher da Rockstar futuramente.

Lucas Gasparotto (@TyrMenethil)

Ainda não entendi onde entra o porque não será mais vendido na Steam. Como fica com quem já tem o jogo? Eu já ativei, não terei mais a minha cópia? E o motivo não foi apenas esse. Pesquisando um pouco mais na internet consegui achar outro motivo (que foi o principal) do porquê ele deixou de ser vendido.

Jacques (@fioda)

Não é culpa da Microsoft, é culpa da desenvolvedora preguiçosa que esperou muitos anos pra remover o negócio da microsoft com eles anunciando que iriam parar.

Enfim, a versão pirata é a única que funciona hoje se quiser jogar, incluindo pra quem tem o jogo comprado mas não instalado.

No final vai acabar indo pra rockstar mesmo, vão atualizar a versão da steam pra pedir login disso e boa.

Lucas Oliveira (@lucasoliveira)

E qual foi? Compartilhe.

André Fogaça (@fogaca)

Sem a plataforma da Microsoft, a Rockstar não tem as keys que precisa pra quem compra no Steam, entendeu? Se você comprou e instalou, nada muda.

André Fogaça (@fogaca)

50% da culpa né, por ter desistido da plataforma de games antiga. Outros 50% ficam pela preguiça da Rockstar em levar o jogo pra outro lado, já que teve 6 anos pra fazer isso desde que a Microsoft anunciou que fecharia o Games for Windows.

Peterson (@Pet_inusitado)

Citado na reportagem, agora tem a plataforma da RockStar e GTA San Andreas tá com download grátis para quem instalar a launcher deles.

Rockstar Games – 17 Sep 19 Baixe o Rockstar Games Launcher

< O Rockstar Games Launcher é um novo aplicativo para computadores Windows que permite que você acesse de forma rápida e prática sua coleção de jogos de PC da Rockstar Games em um só lugar. Isso inclui os títulos digitais e em disco físico – até...

André Fogaça (@fogaca)

Real! Tenho o GTA San Andreas por conta dessa promoção ahahaha

John Smith (@john)

Sou mais um que discorda completamente da manchete da matéria que diz que a culpada é a Microsoft.

O GFWL começou a ser descontinuado em 2013, coincidentemente no mesmo ano que GTA V foi lançado. Ou seja, já vai pra 7 anos que a Rockstar faz rios de dinheiro com seu jogo de maior sucesso e poderia muito bem já ter realocado alguns desenvolvedores temporariamente para remover o GFWL de GTA IV, substituindo-o pelo Steamworks ou mesmo mantendo somente o Social Club.

João M. (@RonDamon)

Quanto exagero. A Rockstar é bilionária, é só contratar 1 dev qualquer estagiário que ele consegue tirar o GFWL tranquilamente. Até a Capcom conseguiu tirar do RE5, se a R* não conseguir acabou a industria então, viraram todos amadores.

Osni Junior (@osnibjunior)

O problema é mesmo a Games For Windows Live

Update: Rockstar has clarified why Grand Theft Auto IV is no longer available to purchase on Steam. A spokesperson for the company shared the following statement with GameSpot:

“Grand Theft Auto IV was originally created for the Games For Windows Live platform. With Microsoft no longer supporting Games For Windows Live, it is no longer possible to generate the additional keys needed to continue selling the current version of the game. We are looking at other options for distributing GTAIV for PC and will share more information as soon as we can.”

LekyChan (@LekyChan)

mas o GFWL foi descontinuado faz tempo, eu tinha no steam o SF4 que usava o GFWL, pouco tempo depois a MS descontinuou o serviço a capcom trocou o GFWL pelo steamworks. A culpa não é da MS pois tempo para tirar o GFWL e colocar outro serviço teve de sobra.

John Smith (@john)

Essa informação já está na matéria. E eu acho que você não acompanhou o resto da discussão…