Início » Jogos » GTA 4 deixa de ser vendido no Steam e a culpada é a Microsoft

GTA 4 deixa de ser vendido no Steam e a culpada é a Microsoft

Desenvolvedora já prometeu resolver o problema

André Fogaça Por

A Rockstar removeu o jogo GTA 4 do catálogo do Steam e a culpada não é nem a desenvolvedora, muito menos a loja, mas sim a Microsoft. O game foi feito inicialmente para a plataforma Games for Windows Live da Microsoft e como ela deixou de existir, não é mais possível gerar novas chaves para ativação do título.

Rockstar Games / GTA IV / códigos gta 4

GTA 4 foi lançado em 2008 para consoles e depois, questão de poucos meses, para o PC dentro da plataforma Games for Windows Live, que a Microsoft vem desligando faz um tempinho. Vários jogos já sofreram problemas por este fim e GTA 4 é o mais recente de todos, já que até mesmo a venda pelo Steam depende do lado da Microsoft.

A Rockstar diz que como as chaves para ativação são geradas pelo Games for Windows Live, com o fim dele não é mais possível gerar novas. A notícia parece bastante ruim para quem ainda não pode jogar o game, mas a publisher prometeu solucionar o problema em breve – poderia ter solucionado em 2013, que foi quando a Microsoft disse que encerraria o Games for Windows Live.

Recentemente a Rockstar lançou sua própria plataforma de venda de jogos, que já conta com GTA 5 e Red Dead Redemption 2, além de GTA San Andreas. Deve ser para lá que a Rockstar deve estar levando o GTA 4.

Com informações: Engadget.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@SynthwaveLover

Deveriam ter convertido para o Steamworks naquela época. Mas hoje sem chance.

Quem quiser pegar no Steam vai ter que procurar na Amazon da vida ou mercado cinza… O preço vai subir, se já não subiu. Ou pegar no launcher da Rockstar futuramente.

Jacques (@fioda)

Não é culpa da Microsoft, é culpa da desenvolvedora preguiçosa que esperou muitos anos pra remover o negócio da microsoft com eles anunciando que iriam parar.

Enfim, a versão pirata é a única que funciona hoje se quiser jogar, incluindo pra quem tem o jogo comprado mas não instalado.

No final vai acabar indo pra rockstar mesmo, vão atualizar a versão da steam pra pedir login disso e boa.

John Smith (@john)

Sou mais um que discorda completamente da manchete da matéria que diz que a culpada é a Microsoft.

O GFWL começou a ser descontinuado em 2013, coincidentemente no mesmo ano que GTA V foi lançado. Ou seja, já vai pra 7 anos que a Rockstar faz rios de dinheiro com seu jogo de maior sucesso e poderia muito bem já ter realocado alguns desenvolvedores temporariamente para remover o GFWL de GTA IV, substituindo-o pelo Steamworks ou mesmo mantendo somente o Social Club.