Início » Jogos » Como fazer comida no Zelda Breath of the Wild [Guia & Dicas]

Como fazer comida no Zelda Breath of the Wild [Guia & Dicas]

Hora de cozinhar! Saiba como fazer comida em The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Lucas Lima Por

The Legend of Zelda: Breath of the Wild é aquele tipo de título que você para e pensa "é por isso que eu comprei um Nintendo Switch". De fato, o jogo é rico em mecânicas e detalhes e uma delas é a variedade de receitas para várias situações: recuperar estâmina, aumentar ataque e defesa, ter resistência a condições climáticas, etc. Veja como fazer comida em Zelda Breath of the Wild.

fazer comida em zelda breath of the wild

Os tipos de comida de Breath of the Wild

Para começar, é preciso saber que existem dois tipos de "comida" em Breath of the Wild: os elixires e os pratos. Caso uma combinação dê errado, o resultado é a "Dubious Food".

Pratos: são as combinações de plantas, carnes e vegetais e frutas que resultam em refeições com propriedades especiais, dependendo do tipo de ingrediente usado.

prato de comida em zelda breath of the wild

Elixires: são as bebidas feitas com a combinação de insetos, répteis (lagartos) ou anfíbios (sapos) e partes de monstros. Oferecem propriedades especiais dependendo do ingrediente usado.

elixir em zelda breath of the wild

Dubious Food: é toda receita que deu errado. Por exemplo: plantas não combinam com partes de monstros. Uma Dubious Food tem o aspecto pixelado e não oferecem nenhuma propriedade especial, além de restaurar poucos corações — independente do tipo ou quantidade de ingredientes usados

dubious food em zelda breath of the wild

Como fazer comida em Zelda Breath of the Wild

O processo é simples, mas requer atenção aos ingredientes. Antes de começar, é necessário estar próximo a um tacho (panela) com fogo embaixo.

  1. Abra o inventário;
  2. Selecione um ingrediente, aperte A e escolha "Segurar" (Hold) — é possível segurar até cinco itens;
  3. Chegue próximo ao tacho (panela) com o fogo aceso e pressione A para despejar os ingredientes do recipiente;
  4. Aguarde o processo.

Ao final, uma das três combinações explicadas acima serão adicionadas ao seu inventário. Uma janela informará qual o resultado da combinação dos ingredientes usados na receita.

Importante:

Cada receita pode oferecer apenas uma propriedade especial além dos corações. Não adianta misturar ingredientes de recuperação de estâmina com resistência ao calor, por exemplo. Se for o caso, prevalecerá apenas uma propriedade (o que é desperdício de recursos).

Onde encontrar panela?

Não é necessário ficar rondando toda Hyrule para tentar encontrar uma panela. Vilas e estábulos são lugares que sempre oferecem uma panela para encontrar preparar comida. Esses lugares são ótimos para reabastecer antes de sair de novo explorar o mundo aberto.

Se o fogo embaixo da panela não estiver aceso, basta bater com uma arma de fogo, atirar uma flecha de fogo ou posicionar um Flint (pedra) no chão próximo e riscar com uma arma de metal para que ele seja aceso — desde que não esteja chovendo.

Como saber a propriedade de um ingrediente?

Na descrição de cada ingrediente tem uma dica do resultado daquele item quando usado em uma receita. Os tipos são:

  • Recuperação de corações (heart recovery)
  • Recuperação de estâmina (stamina recovery);
  • Resistência ao frio (cold resistance)
  • Resistência ao calor (heat resistance)
  • Resistência ao fogo (fireproof resistance)
  • Resistência a eletricidade (shock/electricity resistance)
  • Aumentar velocidade de movimento (boost movement speed)
  • Aumentar defesa (boost defense)
  • Aumentar ataque (boost attack)
  • Aumentar furtividade (boost stealth)
ingrediente para fazer comida em zelda breath of the wild

Big Hearty Radish aumenta temporariamente o número de corações se preparado em uma panela (temporarily increase your maximum hearts, na última frase)

No caso da estâmina e recuperação de corações, alguns ingredientes permitem aumentar temporariamente o máximo dessas energias. São itens mais difíceis de encontrar e a descrição informa quando o ingrediente cozinhado recuperará mais corações ou estâmina.

Como ganhar dinheiro com comida em Zelda

Em The Legend of Zelda: Breath of the Wild, uma das maneiras de fazer dinheiro é ao vender itens: pedras preciosas, itens de monstros, armaduras e até refeições.

Você pode vender para qualquer comerciante. Todos eles compram seus itens pelo mesmo preço, então não importa se está em um estábulo, em uma vila ou uma cidade. O preço sempre será o mesmo (o que é bom).

Algo fácil de ser encontrado são as Raw Gourmet Meat, que caem de animais grandes. Cada uma pode ser vendida individualmente por 35 rupees, mas ao juntar cinco e preparar o Meat Skewer, o valor sobe para 490 rupees (um diamante vale 500 rupees).

Melhor ainda, se você já tiver desbravado as batalhas contra Lynels, fazer elixires com as partes que que caem deles podem render uma boa quantidade de rupees, especialmente o Enduring Elixir e o Hasty Elixir.

Para preparar um Enduring Elixir, é necessário:

  • 4 Lynel Guts ou Hoofs ou Horns
  • 1 Tireless Frog

Enduring Elixir

A receita do Hasty Elixir precisa de:

  • 4 Lynel Guts ou Hoofs ou Horns
  • 1 Hightail Lizard

Hasty Elixir

Lynel Guts é o item mais valioso de Lynel, quanto dessas partes puder usar, por mais caro o elixir será vendido. Nesse caso, usando 4 Lynel Guts, o valor de venda do Enduring Elixir pode chegar a 2.300 rupees, enquanto o Hasty pode chegar a 2.250 rupees.