Início » Aplicativos e Software » Como recuperar dados de um celular com a tela quebrada [Android]

Como recuperar dados de um celular com a tela quebrada [Android]

Saiba como mexer em um celular com a tela quebrada pelo PC e recuperar seus dados enquanto espera o seu aparelho novo

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

Caiu, quebrou. E você precisa mexer no celular para copiar seus dados enquanto o novo aparelho não vem. Pode ser complicado se a tela estilhaçar de tal forma que deixa tudo ilegível, prejudicar a touch screen ou mesmo começar a cortar seus dedos ao tocá-la. 

É possível que você não consiga sequer desbloquear o aparelho com a sua senha (PIN). No entanto, há esperança. Você ainda pode usar aplicativos e cabos para copiar os seus dados importantes, e o computador. Depois, migrar seus dados para um celular novo.

alexander-andrews-telefone-quebrado-unsplash

Dependendo do backup que você tiver, a recuperação de fotos e aplicativos é bastante simples. Bastando fazer login com a sua mesma conta Google no seu novo smartphone, recuperando os aplicativos baixados na Google Play Store, o Google Fotos e Contatos.

Mas, se você precisa acessá-lo imediatamente, acompanhe as dicas e tente usá-las.

Como mexer em um celular com a tela quebrada pelo PC

Se você ainda consegue ver o que está na tela...

...mas não consegue usar os recursos de toque.

É possível usar um mouse no seu telefone Android. Você pode fazer isso sem fios, conforme o link anterior, ou usar um cabo OTG. Seu Android tem uma porta mini-USB ou USB-C e você precisa conectá-lo a um mouse que possui um cabo USB tradicional. O adaptador OTG veio ao mundo para resolver isso, use.

Depois de conectar o mouse, você pode desbloquear o celular, "clicando" nos números do seu código PIN e iniciar um processo de backup. Você também pode usar o cabo OTG para conectar um teclado com touchpad acoplado, além de outras alternativas.

cabo OTG

Desbloqueado, você pode transferir os dados da memória interna ou do cartão microSD para pastas na nuvem (Google Drive, Dropbox e outros) ou fazer backup de cada app. 

Se você não consegue ver o que está na tela...

Para recuperar os dados do seu smartphone todo quebrado, você pode contar com a ajuda do seu computador. Antes disso, porém, é preciso ativar a depuração USB na configuração do Android, para garantir que o celular seja reconhecido pelo computador.

Tente fazer isso:

Contudo, é possível que, embora o computador tenha reconhecido o seu celular, você não consiga visualizar todos os arquivos. Não se preocupe, no Android há solução.

Você também pode acessar arquivos de um celular com a tela quebrada com um software de recuperação de dados no computador (Windows ou macOS). São basicamente os mesmos programas para recuperar fotos apagadas no Android. Instale um deles no computador e conecte o seu celular por USB como uma unidade de disco.

Modo de depuração USB desativado 

Se o modo de depuração USB não está ativo ou o computador usado não está reconhecendo o seu smartphone, você pode tentar algumas das soluções abaixo. 

Aparelhos da Samsung

Use o Find My mobile, ele é útil não só para quando você perder o celular ou for roubado, mas também para desbloquear o dispositivo com uma função chamada Unlock my screen (Desbloquear minha tela). Ao acessar esta função, o computador deve reconhecer seu smartphone e você poderá usar o Samsung Kies para transferir dados.

Aparelhos de outra marca

Você também pode usar o modo de recuperação do Fastboot (que não demanda ativar a depuração USB). O Modo Fastboot é uma ferramenta de recuperação rápida do Android e a interface do próprio bootloader, usada para reiniciar o celular em casos de erros graves, reinstalar o sistema ou fazer diagnósticos. Você precisará iniciar uma recuperação personalizada e usar os comandos do shell para extrair os seus arquivos.

Mais sobre: ,

Comentários da Comunidade

1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Participe da discussão