Início » Gadgets » O que é VGA?

O que é VGA?

Saiba o que é VGA, padrão gráfico e tipo de conector muito usado em monitores e placas de vídeo, antes do HDMI e DisplayPort

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

O VGA é um padrão gráfico que foi a base de monitores, placas de vídeo e notebooks por muito tempo. É mais conhecido pelo seu inconfundível conector de 15 pinos. Ao longo dos anos, o VGA evoluiu e passou a identificar tipos de resolução, mas até hoje todo mundo se lembra é dos cabos quando ouve a silga para Video Graphics Array.

Cabo VGA / o que é vga

O que é VGA?

VGA é a sigla para Video Graphics Array (ou Matriz Gráfica para Vídeo, em português), que identifica o padrão para displays gráficos desenvolvido pela IBM em 1986, e usado pela primeira vez no ano seguinte, com a linha de computadores pessoais IBM PS/2.

No entanto, o termo é mais usado para nomear os conectores usados por esse padrão, que também se chamam VGA, bem como os seus sucessores.

O padrão suportava originalmente uma alta quantidade de cores para a época, de até 256 simultâneas, em uma resolução máxima de 640 x 480 pixels. O conector VGA era facilmente identificável pelos 15 pinos divididos em 3 fileiras de 5, que por muito tempo esteve presente em monitores, TVs, placas de vídeo de desktops e notebooks.

Com o tempo, o padrão foi sendo aperfeiçoado e suportando resoluções maiores, mas sempre utilizou o mesmo conector de 15 pinos, o que levava os usuários em geral a chamar todas as novas versões apenas de VGA, mesmo não sendo exatamente correto.

É mais ou menos parecido como quando usamos o nome de uma marca famosa para identificar toda uma categoria de produtos (esponja de aço, leite fermentado, iogurte, etc.).

PublicDomainPictures / notebook e conector vga / Pixabay / o que é vga

Sucessores do VGA

Podemos citar dois padrões que sucederam o VGA, que são os mais conhecidos:

1. Super VGA (SVGA)

O Super VGA ou apenas SVGA suporta uma resolução levemente maior, de 800 x 600 pixels e pixels de 4 bits, que podem assumir qualquer cor de 16 possíveis. Foi lançado em 1989 pelo consórcio VESA (Video Electronics Standards Association), fundado naquele mesmo ano e composto por empresas como NEC (que teve a ideia), Apple, Intel, AMD, nVidia, Dell, HP e outras. A ideia do SVGA era fomentar a evolução do controlador de vídeo, mas mantendo a mesma conexão de 15 pinos do anterior.

2. XGA

O XGA (eXtented Graphic Array, ou Matriz Gráfica Estendida) foi introduzido pela IBM em 1990, e é o sucessor oficial do VGA fornecido pela empresa que o estabeleceu. Ele se tornou o padrão da tecnologia ao fornecer uma resolução de 1.024 x 768 pixels, com pixels de 4 ou 16 bits (16 ou 256 cores), permitindo a reprodução de muito mais cores.

O VGA ainda existe?

PublicDomainPictures / cabos VGA / Pixabay / o que é vga

O conector em si ainda existe, embora tenha se tornado uma solução legada: hoje, ele é encontrado em dispositivos como projetores ou em notebooks com certificações específicas para certos perfis de usuários, como os voltados para uso corporativo ou com certificação militar. Hoje, conectores com melhor qualidade de imagem e que transmitem também áudio, como HDMI e DisplayPort, se tornaram os atuais padrões.

Já o termo “VGA” e derivados continua sendo usado para identificar algumas resoluções fora do atual padrão do mercado, como HD, Full HD , 4K e 8K. A mais comum (e odiada) é a WXGA (Wide eXtended Graphics Array), que define a resolução de 1.366 x 768 pixels.

Ainda hoje, essa resolução é uma das mais usadas em telas LCD de notebooks de entrada e intermediários, para desespero dos consumidores.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação