Início » Aplicativos e Software » Vídeo: método de digitação para smartphones permite escrever até sem teclado

Vídeo: método de digitação para smartphones permite escrever até sem teclado

Avatar Por

Quando se fala de método de entrada de texto em smartphones, as opções são diversas. Teclado QWERTY físico ou virtual, teclado alfanumérico, escrita com caneta stylus, etc. Em celulares que contam apenas com telas sensíveis ao toque, a única maneira de inserir caracteres é um teclado virtual que aparece na tela sempre que necessário. Para acelerar a digitação nesse tipo de tela, foram criados métodos de entrada inteligentes, como o Swype.

E hoje mais um entra para essa lista. Chamado de Blind Type (ou digitação cega, em tradução livre), o método permite que o usuário do smartphone digite até sem o teclado na tela. O programa se encarrega de detectar onde o teclado se encaixa de acordo com a combinação de letras digitadas. E ele ainda conta com um ótimo corretor de erros. Todas essa funções e mais algumas são demonstradas no vídeo abaixo.


(Link para vídeo)

Para que ele funcione é necessário que o usuário já conheça e esteja relativamente habituado a usar um teclado no padrão QWERTY. Quem nunca encostou num teclado na vida ou só está familiarizado com o padrão DVORAK (alguém?) vai certamente precisar passar por uma curva de aprendizado primeiro.

A empresa criadora pretende implementá-lo no Android, iPhone e iPad, mas não há uma data certa para quando isso ocorrerá.

Com informações: Mobile Crunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
Err, ainda não entendi a diferença desse teclado pra o de um PC... Tá, a localização das teclas é diferente de um PC, mas é só se acostumar, como em alternar de um PC para um Notebook que tem algumas teclas em lugares diferentes, é tudo questão de costume. E que feedback?
Hernani
Muito boa a idéia, com costume seria muito bom utilizar ele
Rafael Silva
Esse comentário me fez perceber que sou velho na internets.
Web Dicas
Quero MUIITO testar isso!
@lucasgrabauskas
Mais alguém foi direto pro google procurar sobre o padrão Dvorak? Agora eu quero um! (e ainda não assisti o video... nem sei direito do que se trata :P )
Rodrigo Muniz
É diferente, no teclado físico você tem feedback e seu cérebro sabe onde fica cada tecla pelas fendas e pelos movimentos repetitivos já que as teclas não saem do lugar. Depois de um tempo, mesmo sem a marcação das letras, você sabe qual é a correta tanto pela separação e pelo feedback. Nesse caso ai a localização não só muda, como o feedback não existe. Pode até funcionar pra geeks mais persistentes, mas para usuários comuns eu duvido que isso realmente pegue. Tem gente que odeia tanto que chega a desativar o T9… Imagina isso ai.
Debora
Talvez o Swype seja melhor a longo prazo, mas à primeira vista, parece MUITO mais trabalhoso de aprender do que esse!
Alexandre
Acho que o swipe tera mais sucesso
Fabiano
UAU triplo! Confesso que eu prefiro ter um teclado para olhar e tocar, mas isso é muito bom!!
JoseRenan
então só me falta-me um smartphone
@bruno_gall
Achei legal a iniciativa, espero que afetem os meu próximos celulares que eu quero comprar HEHEHE
Fabiano
Eu quero esse programa pra usar no meu comp, com teclado! A correcao dos erros eh incrivel! Ainda boquiaberto
Fhillipe
Método de digitação muito eficiente... Mas acho que eu particularmente, ficaria muito confuso "sem o teclado".
@abcdariu
Quero testar isso!
Reny Correia
estou boquiaberta :O
Rafael
Você não digita no teclado do computador sem olhar para ele? É a mesma coisa mas sem os errinhos que cometemos no teclado do computador.
Rafael
WOW!
Rodrigo Muniz
O Swype faz bem mais sentido. Esse método ai requer uma curva de aprendizado das brabas, mas só testando, né? :)
kylefurtado
Nunca há uma data certa. Mas é legal o projeto, eu gostei.