Início » Aplicativos e Software » Microsoft Edge com base do Google Chrome já pode ser baixado

Microsoft Edge com base do Google Chrome já pode ser baixado

Navegador tem acesso liberado para as extensões do Chrome

André Fogaça Por

A Microsoft liberou hoje (15) o download do novo Edge, que é baseado no Google Chrome e que substitui o Edge que já está instalado em seu computador. Além do dele, os navegadores Opera e Vivaldi também utilizam o motor Chromium.

Visualmente o Edge está muito, mas muito parecido com o Chrome, só que com a barra de endereço e buscas mais quadrada, com o ícone de menu na horizontal e com ares mais minimalistas, ainda mais do que o já minimalista Chrome. O que achei interessante é que, ao menos no Windows 10, a versão antiga é removida quando o novo é instalado – o Internet Explorer continua lá.

O anuncio de que a Microsoft trocaria o motor interno do Edge pelo que existe no Chrome aconteceu no final de 2018, com versões de teste aparecendo aqui e ali desde então. Adotar o Chromium faz com que os navegadores fiquem menos fragmentados, os sites fiquem mais compatíveis com mais browsers e a Chrome Web Store funcione por aqui, levando extensões para o novo app.

edge chrome web store

Assim como os concorrentes, o novo Edge com base no Chrome entrega uma espécie de bloqueador de rastreamento de sites e que está ativada por padrão. Além disso, há um botão que permite que um modo de compatibilidade seja acionado, que faz o motor do Internet Explorer ser ativado na aba selecionada e isso permite que sites antigos possam ser abertos sem problemas.

Edge novo

Se você quer ver como está o novo Edge feito com os fundamentos do Chrome, é possível baixar manualmente o navegador para Windows 7, 8, 8.1 e 10, macOS, iOS e Android. Se você utiliza o Windows 10, o novo browser será entregue automaticamente em uma atualização que será entregue pelo Windows Update.

Se você é um usuário do Chrome, o Edge perguntará se você quer importar dados dele e isso significa que senhas salvas, campos que são preenchidos automaticamente e todo o histórico de navegação vai junto. É um bom momento para dar uma chance para o Edge, eu vou tentar fazer isso.

Com informações: Microsoft.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Souza Luz (@douguiluz)

To usando há uns 3 meses como meu navegador principal já. tá me atendendo bem, mas não vejo motivo pra alguém migrar do chrome pra ele. Acho que a principal novidade vai ser que o Windows vai vir com um navegador bom de fábrica, finalmente.

Daniel R. Pinheiro (@DiFF7Skyns)

A Microsoft tem que deixar esse navegador disponível na loja (ou na web), com atualizações separadas do sistema. E tirar o IE e o Edge comum do Windows, porque ficar com três navegadores da MS (dois instalados obrigatoriamente com o sistema) é fogo…

Mickey Sigrist (@Mickey)

"o Internet Explorer continua lá.

É um tumor que nunca será eliminado

Andre Kittler (@Andre_Kittler)

Ele já remove o Edge atual por padrão (que ainda existe devido a compatibilidade porém com acesso impossível para qualquer usuário normal). O IE concordo que podiam fazer o mesmo, deixar existindo fisicamente mas remover todos os atalhos.
Já usar a loja… eu gostaria de saber quem usa essa abominação de verdade, e espero - mesmo - que seja menos de 1 em 100 usuários.

Mas feito isso, está usável. Recomendo esse no lugar do chrome para usuários normais.

Pika das Galaxias (@PikaDasGalaxias)

Baixei pelo link do post e atualizou o edge que estava no sistema. IE ainda está aqui

Rodolpho Camargo (@damagedparsley)

A loja realmente é horrível, mas eu uso pra instalar o Spotify, o Evernote, o Todo e o Instagram

Daniel R. Pinheiro (@DiFF7Skyns)

Acredito que deveriam sim, remover o IE completamente e deixar apenas disponível para baixar caso algum site exija (isso forçaria as páginas a se atualizarem, pq, neh, não estamos mais na era XP).
E sobre a loja, eu não a visito com muita frequência mais, mas boa parte dos apps do Windows (OneNote, Calendário, E-mail, To-Do, Xbox) e alguns jogos da Gameloft e da própria MS, são atualizados por lá.

Diemerson Almeida (@diemerson)

Estou usando o Edge Chromium desde o lançamento da versão dev. É o primeiro navegador que me fez abandonar completamente o Chrome. Já havia tentado utilizar o Opera, por exemplo, mas sempre surgia algum bug que me desanimava. Firefox infelizmente ficou ultrapassado.

Diemerson Almeida (@diemerson)

Está disponível para baixar no site da Microsoft. Vai seguir um calendário de atualizações igual ao do Chrome: nova versão a cada seis semanas. Não vai ser distribuído via microsoft store, o que eu acho uma vantagem.

Cézar Felício (@cezarfelicio)

Infelizmente até hoje certos sistemas do governo só funcionam nele.

É triste!

Matheus Duarte (@Matheus_Duarte)

O consumo de RAM é o padrão Chrome? Só de pensar em abrir já bateu 70%?

Thiago Antonius Oliveira Souza (@thiagoaos)

Agora o EDGE, de tanta memoria ram consumida, corrigiu seus problemas.

@guipolonca

Estou usando o novo Edge desde a versão dev e é a primeira vez em muitos anos que eu estou 100% satisfeito com um navegador. Eu sempre ficava pulando do Chrome pro Firefox e vice-versa, sempre insatisfeito com alguma coisa. Microsoft deu uma dentro!

Flávio Gonçalves (@fcgoncalves)

É um bom momento para dar uma chance para o Edge, eu vou tentar fazer isso.

Resolvi tentar me adaptar ao uso do Edge, pelo menos no PC. Nessas primeiras horas, o consumo de memória sem o uso do Chrome caiu absurdamente. Não dá pra cravar que a mudança valeu a pena, mas que está satisfatória até aqui, isso está.

Andre Kittler (@Andre_Kittler)

OK, vendo aqui até que é possível viver na loja. Mas o problema é que para tu pegar os 3 apps uteis que tem temos de passar pelos 3000 uniteis, que beiram virus de tao horriveis, em uma organização que consegue ser pior que o bing.

A loja não é abandonada apenas porque não tem (quase) nada, mas sim pq é uma terra de ninguem. Eu recomendo sempre baixar aplicativo “real” dada a opção, tamanha a falta de confiança que tenho nessa loja.

Exibir mais comentários