Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Microsoft Edge com base do Google Chrome já pode ser baixado

Microsoft Edge com base do Google Chrome já pode ser baixado

Navegador tem acesso liberado para as extensões do Chrome

A Microsoft liberou hoje (15) o download do novo Edge, que é baseado no Google Chrome e que substitui o Edge que já está instalado em seu computador. Além do dele, os navegadores Opera e Vivaldi também utilizam o motor Chromium.

Visualmente o Edge está muito, mas muito parecido com o Chrome, só que com a barra de endereço e buscas mais quadrada, com o ícone de menu na horizontal e com ares mais minimalistas, ainda mais do que o já minimalista Chrome. O que achei interessante é que, ao menos no Windows 10, a versão antiga é removida quando o novo é instalado – o Internet Explorer continua lá.

O anuncio de que a Microsoft trocaria o motor interno do Edge pelo que existe no Chrome aconteceu no final de 2018, com versões de teste aparecendo aqui e ali desde então. Adotar o Chromium faz com que os navegadores fiquem menos fragmentados, os sites fiquem mais compatíveis com mais browsers e a Chrome Web Store funcione por aqui, levando extensões para o novo app.

Assim como os concorrentes, o novo Edge com base no Chrome entrega uma espécie de bloqueador de rastreamento de sites e que está ativada por padrão. Além disso, há um botão que permite que um modo de compatibilidade seja acionado, que faz o motor do Internet Explorer ser ativado na aba selecionada e isso permite que sites antigos possam ser abertos sem problemas.

Se você quer ver como está o novo Edge feito com os fundamentos do Chrome, é possível baixar manualmente o navegador para Windows 7, 8, 8.1 e 10, macOS, iOS e Android. Se você utiliza o Windows 10, o novo browser será entregue automaticamente em uma atualização que será entregue pelo Windows Update.

Se você é um usuário do Chrome, o Edge perguntará se você quer importar dados dele e isso significa que senhas salvas, campos que são preenchidos automaticamente e todo o histórico de navegação vai junto. É um bom momento para dar uma chance para o Edge, eu vou tentar fazer isso.

Com informações: Microsoft.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação