Instagram pode ocultar imagem “photoshopada” por considerá-la falsa

Instagram diz que objetivo é combater notícias falsas e desinformação

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Instagram - foto sinalizada como falsa

Sem fazer alarde, o Instagram começou a ocultar fotos “photoshopadas” em sua plataforma. A intenção, de acordo com o serviço, é evitar a propagação de desinformação e notícias falsas na rede social. Porém, existe a preocupação de que publicações legítimas, mas editadas possam ser ocultadas equivocadamente pela plataforma.

Essa preocupação não parece ser exagerada. O fotógrafo Toby Harriman relatou ao PetaPixel que, ao vasculhar seu feed no Instagram, se deparou com uma publicação ocultada: no lugar da imagem, aparecia um aviso com os dizeres “informação falsa”.

Quando Harriman abriu a opção que permite visualizar a imagem, encontrou ali a foto de um homem que observa montanhas coloridas. A coloração foi claramente aplicada em uma edição, mas isso não significa que a imagem tem o objetivo de espalhar notícias falsas ou desinformação.

Procurado, o Instagram informou que usa combinação de tecnologia e feedback de sua comunidade para identificar fotos que devem ser analisadas por verificadores independentes.

Se os verificadores determinarem que a imagem é falsa, ela não será excluída da rede social, mas ficará ocultada com um aviso e não poderá ser encontrada via hashtags ou aba Explorar.

Instagram - foto sinalizada como falsa

Isso significa que, na publicação em questão, um verificador concluiu que a imagem é falsa e, portanto, deve ser sinalizada como tal. O problema é que, nesse caso, faltou interpretação do contexto: há uma enormidade de imagens no Instagram que são manipuladas simplesmente porque correspondem a arte digital. Esse tipo de conteúdo não é proibido na plataforma.

Apesar disso, talvez o Instagram esteja preferindo pecar pelo excesso de cuidado do que ser acusado de negligência, até porque o Facebook foi duramente criticado por não ter se esforçado para evitar que as suas plataformas fossem usadas para propagar notícias falsas, principalmente durante as eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos.

De todo modo, a ocultação de imagens falsas parece estar afetando pouquíssimas publicações no Instagram. Além disso, o serviço já corrigiu o seu erro: a foto do homem nas montanhas coloridas já não aparece mais como “informação falsa”.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados