FBI consegue desbloquear iPhone 11 Pro Max sem ajuda da Apple

FBI usou uma GrayKey para desbloquear o iPhone 11 Pro Max de um investigado

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple iPhone 11 Pro e 11 Pro Max

Não é de hoje que autoridades dos Estados Unidos (e outros países) criticam a Apple por se negar a ajudar no desbloqueio de iPhones de investigados em crimes. Mas um informe recente indica que o FBI conseguiu essa façanha recentemente, sem ajuda da empresa. O mais impressionante: o aparelho que foi desbloqueado é um iPhone 11 Pro Max.

O assunto veio novamente à tona na semana passada, quando o FBI solicitou à Apple auxílio para desbloquear um iPhone 5 e um iPhone 7 Plus que pertenceram ao autor do tiroteio na Base Aérea Militar de Pensacola, Flórida, em dezembro.

Até o presidente Donald Trump criticou o que entende como falta de apoio da Apple: “nós ajudamos a Apple o tempo todo no mercado e com vários outros problemas, mas ela ainda se nega a desbloquear celulares usados por assassinos, traficantes e outros elementos criminosos violentos”.

Em sua defesa, a Apple declarou que ajuda, sim, nas investigações. A empresa afirma que entregou aos investigadores gigabytes de dados sobre o atirador, incluindo histórico de compras e e-mails.

No entanto, a empresa voltou a dizer que não irá criar um backdoor no iPhone, como pedem as autoridades. Essa “chave mestra” de acesso ao sistema poderia ser explorada por criminosos, no entendimento da Apple.

Mas, no caso mais recente, a participação da companhia acabou não sendo necessária. A Forbes relata que o FBI conseguiu destravar o acesso ao iPhone 11 Pro Max de Baris Ali Koch, que é acusado de fornecer o seu próprio passaporte ao irmão para ajudá-lo a fugir dos Estados Unidos.

GrayKey (Foto: MalwareBytes)

GrayKey

Não há detalhes técnicos sobre como esse iPhone teria sido desbloqueado. O que se sabe é que as autoridades recorreram a uma GrayKey para esse feito: trata-se de um dispositivo com dois cabos Lightning acoplados que consegue descobrir a senha do iPhone em questão de horas.

O aparelho já foi usado com sucesso em outras investigações. O que surpreende neste caso é que o modelo desbloqueado é o mais recente da Apple. Como cada nova geração traz reforços na segurança, teoricamente, o iPhone 11 Pro Max deveria ser o mais difícil de se desbloquear — quiçá, impossível.

Mas já que o FBI conseguiu tamanha proeza, a pergunta que fica é: por que as autoridades insistem para a Apple auxiliar nesse tipo de procedimento? Talvez para reduzir custos ou o tempo de investigação. Talvez para forçar a Apple a criar o tal backdoor, a despeito de a empresa dar todos os sinais de que não irá ceder à pressão.

Com informações: MacRumors, Forbes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados