Como conectar o celular na TV pelo cabo USB [PTP e MPT]

Veja como conectar o celular na TV pelo cabo USB e teste se o aparelho é compatível com transferência de arquivo ou só PTP

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 3 meses
webaroo-com-au-cabos-TV-usb-unsplash

Você pode conectar o celular na TV pelo cabo USB e usar seu aparelho como uma unidade externa, podendo assim executar vídeos e áudios ou visualizar fotos armazenadas no aparelho na tela. No entanto, é preciso verificar a compatibilidade do recurso com o seu televisor, principalmente se for mais antigo. Veja como fazer a seguir.

Todo celular Android pode ser lido em um computador pela porta USB, como se fosse uma unidade de armazenamento externa, como um HD, SSD ou um pendrive. A parte interessante é que vários modelos de TVs permite fazer a mesma coisa, e dessa forma, você pode reproduzir mídias armazenadas na memória interna ou em um cartão de memória, como músicas, áudios, podcasts (como o Tecnocast), vídeos e filmes.

Alguns modelos de TVs mais antigas suportam apenas a reprodução de fotos armazenadas no celular (PTP), mas algumas conseguem ler outros tipos de arquivos, como áudios e vídeos, desde que eles sejam compatíveis. Tudo o que você precisa é do cabo USB que acompanha o seu celular, e seguir estes procedimentos.

Celular Android e porta/cabo USB-C / Como conectar o celular na TV pelo cabo USB

É recomendado usar a primeira porta USB da TV – ou a porta principal. Quando o aparelho reconhecer a TV corretamente, a notificação “USB carregando este dispositivo” será exibida e basta tocar nela para continuar e ver outras opções de depuração USB.

Tempo necessário: 3 minutos

É recomendado usar a primeira porta USB da TV – ou a porta principal. Quando o aparelho reconhecer a TV corretamente, a notificação “USB carregando este dispositivo” será exibida e basta tocar nela para continuar e ver outras opções de depuração USB.

  1. Conecte celular e TV

    Conecte o cabo USB à TV e a seu celular Android;

  2. Identifique a entrada USB

    Com o controle remoto da TV, acesse a porta USB correspondente;

  3. Use a opção “Transferência de Arquivo”

    No celular, selecione a opção de transferência de arquivo de mídia (se a TV for compatível com MTP) ou a de PTP (exibição de imagens);

  4. Acesse o conteúdo que deseja reproduzir

    A navegação por pastas será liberada, basta selecionar o arquivo que você deseja reproduzir.

A parte mais importante, que o usuário precisa ficar atento é se a TV suporta reprodução de vídeos e áudios em celulares Android. Até certo, era muito comum os aparelhos suportarem apenas o modo de exibição de imagens (PTP), que reconhece apenas as fotos e outros tipos de imagens armazenadas nas pastas do aparelho, seja na memória interna ou no cartão de memória. Agora, se sua TV suportar áudios e vídeos, é só conectar o seu celular Android por cabo USB e abrir os arquivos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Picture Transfer Protocol na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados