Os Chrome Apps estão com os dias contados. O Google anunciou anos atrás que eles seriam encerrados em 2018, mas acabou prorrogando o prazo. Agora, a empresa informou quando isso, de fato, acontecerá no Windows, no macOS, no Linux e no Chrome OS.
- Google ganha apoio da Microsoft em processo contra Oracle
- Windows 7 exibe alertas em tela cheia sugerindo mudar para Windows 10
Os aplicativos do Chrome utilizam recursos do navegador, mas, ao contrário das extensões, são exibidos em uma janela própria. De acordo com o Google, a Chrome Web Store permitirá novos apps apenas até março deste ano.
A partir de junho, eles terão o suporte encerrado para Windows, macOS e Linux. Os usuários do Chrome Enterprise e do Chrome Education Upgrade, no entanto, terão um prazo maior e poderão seguir com os apps até dezembro.
Em junho de 2021, o Google encerrará o suporte para os aplicativos no Chrome OS, além de APIs usadas para desenvolvê-los. Novamente, usuários do Chrome Enterprise e do Chrome Education Upgrade terão mais tempo e poderão usar os aplicativos até junho de 2022.
A decisão não deve afetar muitos usuários. Em 2016, o Google afirmou que somente 1% dos usuários no Windows, no macOS e no Linux usavam Chrome Apps. Em 2017, eles perderam o destaque na Chrome Web Store. É importante lembrar que o fim do suporte não interfere nas extensões, que ainda serão oferecidas na Chrome Web Store.
“Promover um ecossistema robusto de extensões é fundamental para a missão do Chrome e estamos comprometidos em fornecer uma plataforma de extensão útil para personalizar a experiência de navegação para todos os usuários”, afirmou o Google, em seu comunicado.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Eu uso o Videostream for Chromecast para transmitir vídeos do notebook com legendas .srt estou preocupado com o fim desse suporte pois paguei 80 reais pela licença vitalícia do aplicativo.
Eu gosto e uso muito o Chrome Remote Desktop, será que eles vão lançar como programa à parte?
Além disso, vou sentir falta de alguns apps simples que economizavam instalações de programas específicos, como o Advanced REST client em vez do Postman ou o Chrome MySQL Admin em vez do HeidiSQL…