Dataprev é colocada oficialmente em estudos para privatização

Governo Bolsonaro fará estudo para avaliar como vender Dataprev ao setor privado; Correios e Telebras também serão privatizadas

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado nesta quinta-feira (16) colocou oficialmente a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) em processo de privatização: o governo fará estudos para avaliar como repassar a estatal ao setor privado. Correios e Telebras já passam pelo mesmo processo desde o ano passado.

Dataprev

A Dataprev entrou no âmbito do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), vinculado à Casa Civil da Presidência da República. Pelo decreto, ela também foi incluída no PND (Programa Nacional de Desestatização).

Correios, Telebras e Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada) foram colocados no PPI em 2019. O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) também entrará em processo de privatização, mas Bolsonaro ainda não assinou um decreto para inserir essa estatal no PPI.

Dataprev demite 493 funcionários antes da privatização

Na semana passada, a Dataprev anunciou que irá encerrar as atividades de 20 filiais até fevereiro, e abriu um programa de demissão voluntária para os 493 funcionários afetados. O objetivo é cortar custos: o faturamento cresceu 13% nos últimos três anos, enquanto os gastos aumentaram 21%.

As unidades regionais que serão fechadas “tiveram queda expressiva de produtividade devido à baixa demanda local”, segundo a empresa. Ela vai concentrar suas atividades em sete regiões estratégicas nas áreas de desenvolvimento de sistemas e data centers.

Christiane Edington, presidente da Dataprev, disse na semana passada que as demissões não têm a ver com o plano de venda da estatal. No entanto, o secretário especial de desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, afirmou no Twitter que “essas medidas vão tornar a empresa mais saudável para os processos de privatização no qual estamos trabalhando”.

Dataprev presta serviços para INSS e Receita Federal

Entre as funções da Dataprev, estão:

  • processar o pagamento mensal de 35 milhões de benefícios previdenciários;
  • cuidar do sistema online que faz a liberação de seguro-desemprego;
  • manter os programas que rodam nas estações de trabalho das agências da Previdência Social e nos postos do Sistema Nacional do Emprego (Sine);
  • armazenar e gerir o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), com 35 bilhões de informações cadastrais e laborais, que permite a concessão automática de direitos sociais como aposentadorias ou salário-maternidade;
  • processar informações previdenciárias da Receita Federal.

A Dataprev é a responsável por aplicativos como a CTPS Digital (carteira de trabalho), Sine Fácil (para procurar vagas de emprego) e Meu INSS. Ela também oferece serviços como a GovCloud, plataforma de computação em nuvem para sistemas estratégicos do governo; e o e-Consignado, para desconto em folha de parcelas de empréstimos a beneficiários do INSS.

A estatal teve lucro líquido de R$ 150,6 milhões em 2018 e R$ 136,7 milhões em 2017.

Com informações: Teletime.

Receba mais sobre Dataprev na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados