Já imaginou se a interface do WhatsApp tivesse anúncios, assim como é no Messenger? Segundo o Wall Street Journal, o Facebook tinha um plano para fazer exatamente isso, mas desistiu. O aplicativo ainda vai receber propagandas em 2020, mas só dentro dos Status — equivalente aos Stories do Instagram.
- Como o WhatsApp ganha dinheiro? [monetização de mensagens]
- Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business
O WSJ afirma que o WhatsApp desfez uma equipe criada para encontrar as melhores formas de integrar anúncios ao aplicativo. Ela chegou a acrescentar mudanças ao código, que já foram removidas com o fim do projeto.
De acordo com o jornal, esse plano do Facebook foi um dos motivos que levaram os cofundadores do WhatsApp, Brian Acton e Jan Koum, a deixarem a empresa entre 2017 e 2018. Segundo o Washington Post, Koum também discordou de executivos que queriam enfraquecer a criptografia para facilitar o uso do WhatsApp Business.
Não há muitos detalhes sobre como essas propagandas seriam exibidas no WhatsApp, mas o Messenger pode dar uma ideia. Há alguns anos, o mensageiro do Facebook passou a exibir anúncios estáticos e em vídeo entre as conversas; eles aparecem somente na tela inicial do aplicativo, nunca dentro de um bate-papo.
Anúncio do Tidal no Messenger em 2018
WhatsApp Status terá anúncios em 2020
Vale notar que o WhatsApp terá, sim, anúncios em algum momento de 2020. No entanto, eles ficarão restritos aos Status, como o Facebook havia anunciado. “A empresa planeja introduzir anúncios em seu recurso Status”, diz o WSJ.
As propagandas no WhatsApp Status devem funcionar de maneira semelhante ao Instagram Stories: você visualiza as fotos e vídeos de seus contatos e, em algum momento, é interrompido por um anúncio inserido no aplicativo. Ele deve ter o mesmo formato em tela cheia e um link para visitar a loja, ou para conversar com a empresa direto no app.
Anúncios no Facebook e Instagram que levam ao WhatsApp, e propaganda em tela cheia no WhatsApp Status
Por enquanto, segundo o WSJ, o WhatsApp está focado em oferecer recursos para que as empresas se comuniquem com os clientes. Isso é feito através do WhatsApp Business: por exemplo, o app agora permite criar um catálogo de produtos, como sabores de pizza vendidos em uma pizzaria.
O WhatsApp foi adquirido pelo Facebook em 2014 por um total de US$ 22 bilhões. Na época, o blog oficial do aplicativo dizia: “você pode continuar a contar com um serviço sem nenhum tipo propaganda interrompendo a sua comunicação”.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Vixi, espero que não fique um absurdo de propagandas…
Lamentável qualquer tipo de anúncio no wpp
E pensar que esse aplicativo já foi pago kkkkkk
Eu até desinstalei o messenger no meu celular porque não suporto abrir e ver aquelas propagandas que ocupam quase a metade da interface, é muito poluído. Se resolvessem fazer isso com o Whatsapp eu não sei o que faria porque não é tao simples abandona-lo, mas certamente faria um grande esforço.
1º) não gosto do status do WhatsApp, logo não vai me afetar muito.
2º) se aparecer um monte de propaganda vou mudar pro Signal ou voltar o usar SMS.
O FM fica desativado no meu celular, detesto ele.
O Mark só não estraga o que ele não pode estragar… ainda. Com o passar do tempo ele consegue.
A persistência é uma virtude até quando é um vício.
Eu acho a maior perda de tempo stories no whatsapp. Eu nunca abro isso, então não serei afetado.
Aliás, dia desses eu comentei aqui (não exatamente aqui, mas no antigo Disqus) que nunca tinha aparecido propaganda no meu Instagram. Pois recentemente eu perdi o acesso à essa conta de 2016 porque eu esqueci a senha e, ao tentar recuperar, vi que o meu e-mail tinha sido mudado pra outro que não é meu. Criei uma nova conta, e nesta a poluição de propagandas veio com tudo! No feed e nos stories.
Menos mal, não uso o status e também silencio todos que postam por lá
Ainda bem que não terá propaganda, mais o aplicativo bem que poderia melhorar o desempenho ate porque enche muito o armazenamento e deixa o celular lento e travando, inclusive trava ate o próprio o whatsapp.
Sou usuário do whatsapp desde a época que ele era pago. Inclusive, paguei por ele 1 dólar.
Me sinto agora aquele meme do Pica Pau (fui tapeado!).
Com anúncio ou sem anúncio, a galera vai continuar usando.
Eu estava esperando o RCS derrubar o WhatsApp, mas pelo visto as operadoras não vão abraçar tão cedo.
Silencio todos os status porque tenho toc com aquela bolinha indicando que existem novos. Particularmente eu odiei colocar story/status em todos os apps. No instagram faz sentido, porque ser uma rede social voltada para fotos e vídeos, mas em mensageiros faz 0 sentido para mim.
curioso que quase todo mundo que comentou não usa o status, eu uso e muita gente da minha agenda usa, é um publico que não usa instagram, se limitam a zap e faice.
Duas coisas que eu nunca usei status do WhatsApp e stories do Instagram.