Início » Aplicativos e Software » Windows 10: Microsoft traz modo gráfico à calculadora de código aberto

Windows 10: Microsoft traz modo gráfico à calculadora de código aberto

Microsoft adicionou modo gráfico para plotar equações na Calculadora do Windows 10; app tem código-fonte aberto no GitHub

Felipe Ventura Por

A Microsoft liberou uma atualização para participantes do programa Insider que coloca um modo gráfico na Calculadora do Windows 10: você pode plotar uma ou mais equações, analisar as variáveis e conferir mudanças em tempo real. O aplicativo, que vem pré-instalado no sistema, possui código-fonte aberto disponível no GitHub.

Windows 10 Calculadora

A Calculadora atualizada está disponível para usuários do Windows 10 na build 19546 do programa Insider. O recurso de criar gráficos é um dos mais solicitados pelos usuários, segundo a Microsoft, e já estava nos planos da empresa para o aplicativo.

Por enquanto, o modo gráfico está em testes e tem funcionalidades básicas. Você pode inserir várias equações para ver em quais pontos as linhas se encontram. Dá para personalizar o estilo da linha e a janela de visualização.

É possível analisar os gráficos passando o mouse por cima das linhas, vendo em quais pontos elas cruzam com os eixos x e y, além de entender melhor a relação entre as variáveis na equação. Também há como adicionar equações com variáveis secundárias: por exemplo, insira "y = mx + b" e use o controle deslizante para modificar o valor de m, como mostra o GIF abaixo.

Windows 10 Calculadora

Microsoft abriu código-fonte da Calculadora do Windows 10

No ano passado, o código-fonte da Calculadora foi aberto sob a licença MIT e disponibilizado no GitHub, serviço de repositórios que pertence à Microsoft. Desenvolvedores podem ver como o aplicativo é feito e até mesmo sugerir mudanças.

Porém, algumas partes da Calculadora são proprietárias — e uma delas é justamente o modo gráfico. Somente a interface desse recurso tem código aberto e faz parte do repositório; o mecanismo que gera gráficos é exclusivo da Microsoft.

Essa tecnologia é usada no OneNote e no Microsoft Mathematics, um antigo programa de calculadora gráfica capaz de plotar em 2D e 3D. Além disso, ela está presente no Microsoft Math Solver, aplicativo para iPhone e Android que resolve equações e plota gráficos no celular.

Com informações: Microsoft.

Comentários da Comunidade

11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

­

Ora, aí está uma alternativa ao Geogebra e bem a tempo das aulas começarem aqui

@ksio89

Olha aí, teria sido bem útil nas aulas de Geometria Analítica do colégio e de Cálculo na faculdade, agora é tarde rsrs.

Luis Cesar

Boa. Extremamente útil para estudo de exatas.

Bancar o desavisado e pegar a HP50G na hora da prova, até o professor passar e: “epa, essa aí, não!”

Quem nunca :rofl::rofl::rofl:

Eu

Poxa, como eu faço pra ter essa calculadora? :smiley: (ok, tem um monte delas no Play Store, mas eu quero no pc tbm. hahaha)

­

A Calculadora atualizada está disponível para usuários do Windows 10 na build 19546 do programa Insider.

Próxima atualização de recursos ela chega pra todos.

Gabriel

A Calculadora é um dos poucos apps modernos do Windows que é muito bem feito e não demora a abrir, mesmo num HDD

Participe da discussão