Início » Jogos » O que é CBLoL?

O que é CBLoL?

Campeonato Brasileiro de League of Legends, CBLoL define qual equipe garantirá a vaga na disputa do torneio internacional

Lucas Lima Por
TB Responde

CBLoL é a sigla para Campeonato Brasileiro de League of Legends. A competição integra a Temporada Brasileira de League of Legends e elege as melhores equipes do Brasil que concorrem a uma vaga pelo título mundial. As partidas são disputadas aos sábados e domingos, com transmissão ao vivo nos canais do YouTube e Twitch da empresa. Conheça mais detalhes sobre o torneio nos próximos parágrafos.

cblol

Como é organizado o CBLoL

Cada etapa do Campeonato é disputada por oito equipes que se enfrentam em rodadas semanais, na fase de acumulação de pontos. Essa fase elege quatro times que disputam partidas eliminatórias para as semifinais, depois para a final.

As quatro equipes que ocuparam da 5ª a 8ª posição na fase de pontos disputam a permanência no CBLoL, sendo que aquele que acabar em 8º lugar será rebaixado automaticamente para a próxima etapa do Circuito Desafiante — classificado como a segunda divisão do campeonato nacional.

Com isso, os melhores times do CBLoL permanecem para a próxima temporada, enquanto os outros devem participar do processo de Promoção e Rebaixamento, uma disputa com as equipes do Circuito Desafiante para ver quem permanece ou não.

O Circuito Desafiante é um torneio que ocorre em paralelo com o CBLoL. Nele, seis equipes se enfrentam em uma fase de acumulação de pontos, assim como a primeira divisão, até definir todas as posições.

As melhores posições têm a chance de subir para o Campeonato Brasileiro, enquanto as piores enfrentam o processo de Promoção ou Rebaixamento com as equipes da Classificatória.

Fica assim:

  • O 8º colocado do CBLoL é automaticamente rebaixado para o Circuito Desafiante;
  • O 1º colocado do Circuito Desafiante entra na próxima temporada do CBLoL;
  • O 7º do CBLoL e o 2º do Circuito Desafiante decidem a vaga para a próxima temporada do CBLoL.

A equipe campeã do CBLoL ganha uma vaga no MSI (Mid-Season Invitational), realizado na metade da temporada. Esse é o torneio que decidirá também os integrantes do Campeonato Mundial de League of Legends, na segunda metade da temporada.

Flamengo eSports

Flamengo eSports

Que equipes podem participar do CBLoL

Para participar do CBLoL, as equipes devem passar pelo processo de Promoção e Rebaixamento, seguindo a ordem de Classificatórias, Circuito Desafiante, para depois chegar ao Campeonato Brasileiro.

Para participar, uma equipe deve:

  • Ser representada por uma organização com CNPJ, que assinará o contrato com a Riot Games;
  • Se comprometer a participar de todas as etapas da competição;
  • Ser composta por membros de 17 anos ou mais (cinco na formação principal, da "equipe titular", e entre 2 a 5 jogadores reserva);
  • Dispor de um a dois técnicos para formação da "equipe ativa".

As informações sobre inscrição ficam dispostas no site https://br.lolesports.com, bem como o regulamento completo da competição.

Como assistir presencialmente?

cblol

Em algumas partidas, especialmente nas fases de eliminatórias da Temporada, a Riot Games abre as portas do estúdio em São Paulo (SP) para receber os espectadores do CBLoL.

Como em outros torneios, para assistir presencialmente as partidas das equipes classificadas, é necessário comprar um ingresso. Em 2019, o custo para entrar no estúdio da Riot Games era de R$ 80.

Já a final do CBLoL costuma acontecer em estádios maiores. Em 2019, a final da segunda etapa foi no Rio de Janeiro (RJ), na Jeunesse Arena. Vale destacar que não se trata de um local fixo para as próximas edições.

Assim como foram os anos anteriores, as informações sobre onde e quando ocorrerão as transmissões presenciais serão divulgadas no site e no Twitter do League of Legends.

CBLoL 2020

A etapa de 2020 do CBLoL se inicia no dia 25 de janeiro. Às 13h a Flamengo eSports (atual campeão brasileiro) encara a paiN Gaming na fase de pontos dessa primeira etapa. Confira o calendário:

Para assistir aos primeiros jogos, aos sábados e domingos, basta acessar um dos canais de streaming ao vivo (YouTube ou Twitch) da Riot Games.

As partidas são narradas em português, com comentários dos especialistas em League of Legends. É uma boa maneira de entender e estudar mais o jogo 😉.

Com informações: Riot Games.

Comentários da Comunidade

1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Participe da discussão