Início » Aplicativos e Software » Windows 10 permitirá colar texto e imagens do PC em celulares Android

Windows 10 permitirá colar texto e imagens do PC em celulares Android

No Windows 10, aplicativo Seu Telefone terá "copiar e colar entre dispositivos" para texto, imagens e outros tipos de arquivo

Felipe Ventura Por

O Windows 10 já permite sincronizar a área de transferência entre um PC e outro, e a Microsoft está preparando uma integração nativa do mesmo tipo entre PCs e celulares Android: o aplicativo Seu Telefone terá um recurso chamado “copiar e colar entre dispositivos” que deve funcionar com texto, imagens e outros tipos de arquivo.

Windows 10 e notificação do Android

O desenvolvedor Rafael Rivera conseguiu ativar a funcionalidade “copiar e colar entre dispositivos” na versão mais recente do app Seu Telefone do Windows 10. O nome é autoexplicativo, e a descrição apenas avisa que “alguns metadados poderão ser transferidos entre os dispositivos cada vez que o conteúdo for copiado no celular ou PC”.

Segundo o Windows Latest, o recurso ainda não funciona. Ele está associado a algumas referências presentes no código do Seu Telefone, como SharedContentPhotos (fotos em conteúdo compartilhado), ContentTransferCopyPaste (transferência de conteúdo via copiar e colar) e ContentTransferDragDrop (transferência de conteúdo via arrastar e soltar).

Windows 10 - copiar e colar em Seu Telefone

Microsoft quer cópia entre PC e Android de forma nativa

Isso sugere que o Windows 10 permitirá enviar fotos e outros arquivos de um dispositivo Android para o PC ou vice-versa, seja através de copiar-e-colar ou via arrastar-e-soltar. É algo possível com aplicativos como o Pushbullet, mas que a Microsoft quer integrar de forma nativa.

Em 2018, a Microsoft planejava integrar uma área de transferência na nuvem entre PC e Android através do teclado SwiftKey. Segundo o Windows Central, aparecia um pop-up sugerindo baixar o SwiftKey Beta e dizendo: “em breve, sincronize sua clipboard com seu celular Android”. Esse recurso não foi lançado até hoje.

Parece que, agora, a sincronização da área de transferência será feita através do app Seu Telefone, não via SwiftKey. Com ele, é possível acessar as fotos do celular, fazer ligações através do PC e responder SMS; em alguns modelos da Samsung, dá até para espelhar a tela do smartphone.

Com informações: Windows Latest.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe (@fefernoli)

Não vejo utilidade nesse app Telefone enquanto não adicionarem suporte a outros apps (twitter, whatsapp, facebook), praticamente ninguém usa SMS aqui no Brasil e ligação é cada vez mais raro (salvo pessoas que recebem muita ligação em celular por causa de trabalho).
Do tempo que esse app foi lançado eu esperava que estivesse com mais recursos.

Fabio Torelli Júnior (@fabiotorellijr)

Ligação nem precisa mais, salvo no trabalho, tudo que precisa é mais fácil usar o WhatsApp do que ligar a não ser que seja uma emergência ou algo urgente

Eduardo Alvim (@Eduardo_Alvim)

Recurso extremamente bem-vindo. Daquelas coisas que são mão-na-roda e facilitam o cotidiano. Antes tarde do que nunca.

Luis (@LuisLino)

O programa Myphoneexplorer faz isso há anos, via wi fi, bluetooth ou cabo usb.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Recurso muito útil especialmente quando o mesmo recurso no Pushbullet só tá disponível na modalidade paga, mas fico imaginando o que vão fazer nos aparelhos rodando Android 10, que impede que apps em segundo plano acessem a área de transferência…

Vítor Gomes (@vctgomes)

Tá vindo com a velocidade Microsoft, infelizmente.

O SwiftKey, por exemplo, já até abandonei, afinal tá a meses sem receber nenhuma atualização relevante e faltando coisas básicas, como a sincronia com o dark mode ou temas melhores.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Não entendi nada que você falou kk

Pra q vc quer um app pra acessar o Facebook, WhatsApp e Twitter sendo que já existem as versões próprias deles?

Alessandro Johnny (@alejohnny)

Que bom saber que não vou ser obrigado a usar o Swiftkey pra ter isso.

Felipe (@fefernoli)

Não é muito difícil de entender, foram exemplos, o que eu quis dizer é que vai ter utilidade quando o app Seu Telefone mostrar notificações de outros apps e não somente SMS e ligação. E se você estiver falando dos apps para Windows 10, aquele do facebook é péssimo. O Seu Telefone funcionaria como uma central de notificação quando o celular estiver longe e não precisar abrir individualmente os respectivos sites somente pra ver existem novas notificações e dispensar a instalação de apps no Windows 10.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Mas o “Seu Telefone” já mostra notificações de outros apps faz bastante tempo:

Screenshots

image1012×659 32.1 KB
image1012×659 32.2 KB

André Sousa (@sousaandre)

É um dos recursos que eu mais uso no conjunto Mac OS + iOS, extremamente útil.

Mickey Sigrist (@Mickey)

Antes tarde do que mais tarde. Recurso muito útil, ainda mais se for nativo do sistema. Estou me beneficiando bastante dessas pontes entre Android e PC, espero que as funções continuem aumentando (afinal a Microsoft está atrasada se compararmos a integração já existente no ecossistema Apple, por exemplo. Ainda que lá tudo dependa apenas da própria Apple, o que é uma facilidade que a Microsoft não tem).

Vítor Gomes (@vctgomes)

Ué. O Seu Telefone já mostra notificações a muito, mas muito tempo mesmo!