Windows 10 permitirá colar texto e imagens do PC em celulares Android

No Windows 10, aplicativo Seu Telefone terá "copiar e colar entre dispositivos" para texto, imagens e outros tipos de arquivo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Windows 10 já permite sincronizar a área de transferência entre um PC e outro, e a Microsoft está preparando uma integração nativa do mesmo tipo entre PCs e celulares Android: o aplicativo Seu Telefone terá um recurso chamado “copiar e colar entre dispositivos” que deve funcionar com texto, imagens e outros tipos de arquivo.

Windows 10 e notificação do Android

O desenvolvedor Rafael Rivera conseguiu ativar a funcionalidade “copiar e colar entre dispositivos” na versão mais recente do app Seu Telefone do Windows 10. O nome é autoexplicativo, e a descrição apenas avisa que “alguns metadados poderão ser transferidos entre os dispositivos cada vez que o conteúdo for copiado no celular ou PC”.

Segundo o Windows Latest, o recurso ainda não funciona. Ele está associado a algumas referências presentes no código do Seu Telefone, como SharedContentPhotos (fotos em conteúdo compartilhado), ContentTransferCopyPaste (transferência de conteúdo via copiar e colar) e ContentTransferDragDrop (transferência de conteúdo via arrastar e soltar).

Windows 10 - copiar e colar em Seu Telefone

Microsoft quer cópia entre PC e Android de forma nativa

Isso sugere que o Windows 10 permitirá enviar fotos e outros arquivos de um dispositivo Android para o PC ou vice-versa, seja através de copiar-e-colar ou via arrastar-e-soltar. É algo possível com aplicativos como o Pushbullet, mas que a Microsoft quer integrar de forma nativa.

Em 2018, a Microsoft planejava integrar uma área de transferência na nuvem entre PC e Android através do teclado SwiftKey. Segundo o Windows Central, aparecia um pop-up sugerindo baixar o SwiftKey Beta e dizendo: “em breve, sincronize sua clipboard com seu celular Android”. Esse recurso não foi lançado até hoje.

Parece que, agora, a sincronização da área de transferência será feita através do app Seu Telefone, não via SwiftKey. Com ele, é possível acessar as fotos do celular, fazer ligações através do PC e responder SMS; em alguns modelos da Samsung, dá até para espelhar a tela do smartphone.

Com informações: Windows Latest.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados