O que é DVI?

Descubra o que é DVI, padrão de interface de vídeo digital intermediário entre o analógico VGA e os atuais HDMI e DisplayPort

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Cabo DVI / o que é dvi

O DVI é um padrão de transmissão de vídeo digital, que foi desenvolvido principalmente para substituir o VGA, substituindo a transmissão de vídeo analógica em PCs pelo digital. Foi intermediário entre a antiga porta e os mais modernos HDMI e DisplayPort, que está atualmente em desuso por não ser capaz de transmitir áudio no mesmo cabo.

O que é DVI?

O DVI, de Digital Visual Interface (interface Visual Digital), é um padrão de transmissão de vídeo digital, introduzido em 1999 como um padrão da indústria para a transmissão de vídeo no formato digital. É como uma evolução natural das conexões analógicas, como o VGA.

Apresentado pelo  Digital Display Working Group (DDWG), um consórcio formado por companhias como Intel, HP, NEC e outras (aparentemente ele não existe mais, embora seu encerramento nunca tenha sido oficialmente confirmado), tinha intenção de extrair o máximo de qualidade dos displays, como (na época) monitores LCD e projetores.

O DVI possui um conector muito parecido com o VGA, principalmente por ser seu sucessor direto (o HDMI só seria lançado em 2002), e existem vários tipos de padrões, alguns ainda capazes de transmitir sinais analógicos.

Tipos de DVI

Conectores DVI / o que é dvi
  1. DVI-D: O “D” de “digital” informa que não suporta sinais analógicos. Possui 2 padrões, Single Link (19 pinos) com resolução de até 1.920 x 1.200 pixels a 60 quadros por segundo (fps) e Dual Link (25 pinos) com resolução de até 2.560 × 1.600 pixels a 60 fps;
  2. DVI-A: O “A” é de analógico. Logo, não suporta sinais digitais. O padrão é único (17 pinos) e é indicado para uso com monitores e placas/PCs com portas analógicas, com resolução de até 1.920 x 1.200 pixels a 60 fps;
  3. DVI-I: O “I” significa “integrado”, pois combina sinais analógico e digital. No entanto, não os converte: tanto o monitor quanto a placa de vídeo/PC devem ser de um mesmo formato de vídeo. Como o DVI-D, possui padrões Single Link (23 pinos) e Dual Link (29 pinos), com as mesmas resoluções máximas e frequências do DVI-D e DVI-A.

Qual a diferença entre DVI e HDMI?

No que diz respeito à transmissão de vídeo, praticamente nenhuma. Como ambos são padrões de vídeo digital, é possível por exemplo usar cabos HDMI/DVI ou adaptadores semelhantes para conectar monitores antigos, que possuem a porta DVI em PCs com saída HDMI ou monitores com uma entrada HDMI em placas de vídeo com saída DVI.

Cabo HDMI/DVI / o que é dvi

A diferença é o som: o HDMI transmite vídeo e áudio em um mesmo protocolo, já o DVI só suporta vídeo. É preciso usar a saída de áudio de seu computador e liga-la ao monitor ou a caixas de som dedicadas, se quiser ouvir os sons de seu computador.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Digital Visual Interface na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados