O Instagram removeu o botão que levava o usuário ao conteúdo veiculado pelo IGTV a partir da tela inicial de seu aplicativo principal. O motivo é bem simples: pouca gente tocava no local, mesmo com o botão recheado de contraste e cores para chamar atenção.

instagram-igtv-pixabay

A situação é ainda pior para o aplicativo do IGTV, que foi lançado em junho de 2018 e até agora menos de 1% de todos os usuários da rede social fizeram download. O objetivo deste app, que depois foi incorporado dentro do próprio Instagram, é de permitir vídeos mais longos e que podem ter até uma hora de duração – de pé, na vertical, mas no ano passado o Instagram liberou vídeos na horizontal por lá.

Em entrevista para a imprensa americana, o Instagram afirma que as pessoas que assistem o que é publicado no IGTV fazem isso a partir do feed do app principal, que é apenas uma prévia do que está do outro lado do botão. Alguns acompanham vídeos na aba IGTV que existe na busca interna da rede social, ou então dentro da página de perfil de outros usuários.

Botão do IGTV estava aqui

Botão estava aqui

O desinteresse pelos vídeos longos no Instagram pode estar ligado diretamente com quem produz o conteúdo, já que esta é uma das poucas redes sociais que não compartilha parte do lucro de anúncios com os criadores. Seus concorrentes como YouTube e Facebook fazem isso, atraindo mais criadores famoso que atraem a audiência.

Se você quer continuar assistindo os vídeos do IGTV e não quer baixar outro app só para isso, agora precisa tocar na lupa que fica na barra inferior e escolher o IGTV, na lista de tipos de conteúdo.

Com informações: TechCrunch.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Não incentivaram a criação de conteúdo e agora tá aí o resultado. Mas tbm, com um sistema sem possibilidade de lucro pra alguém viver…

Luis Cortez (@Luis_Cortez)

Eu nunca vi nada no igtv, nunca vi conteúdo bom por lá

John Smith (@john)

“O desinteresse pelos vídeos longos no Instagram pode estar ligado diretamente com quem produz o conteúdo, já que esta é uma das poucas redes sociais que não compartilha parte do lucro de anúncios com os criadores.”

No meu uso, incentivar criadores de conteúdo pra mim pouco importa, já que nunca usei o IGTV. Nunca tive interesse em nada no Instagram a não ser contato social com pessoas conhecidas.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

O IGTV é desnecessário. Poderiam apenas ter dado a opção de postar vídeos de 30 min e os assistir diretamente no feed. Teria dado mais certo.

Poderiam liberar stories em 4K 60fps para criadores de conteúdo e uma configuração para o usuário escolher se quer ver em 720p pra economizar dados ou em resolução máxima.

Se o Facebook tem intensão de rivalizar cm o YouTube, deveria começar a monetizar o conteúdo dos influenciadores. Embora eles próprios já consigam monetizar seu trabalho por meio de publicidade paga.

André Cardoso (@andre)

Uma pena, pois o YouTube está precisando urgentemente de concorrência à altura. Eu até vejo vídeos no igtv mas é como foi dito ali, só quando aparece uma prévia no feed e eu me interesso.

Murilo Calegari (@MuriloCalegari)

Vamos admitir que a usabilidade do IGTV também nunca foi das melhores. Até hoje eu não consigo adiantar ou retroceder o vídeo de maneira adequada, vivo dando like em vídeo porque não consigo selecionar direito a timeline do vídeo e porque não tem opção de avançar ou retroceder 10s.

Além disso, o app do Instagram é um dos piores que eu já vi, vive dando bug em tamanho de foto e texto e até hoje não tornam consistente o uso em telas com diferentes proporções que fogem do 16:9.

Osni Junior (@osnibjunior)

Nenhuma novidade. Já nasceu morto.

Pedro Willyam Calheiros (@pedrowillyam)

agora que mudei pro Motorola One Action com tela 21:9 eu tô sofrendo bastante ao postar histórias lá, no WhatsApp e no Facebook as fotos permanecem no mesmo tamanho mas no Instagram ele inventa de esticar automaticamente e isso é péssimo

@RODRIGO

IGTV e vídeos do Instagram não os recursos adiantar ou mexer no player, como é no YouTube!! Aí, fica muito ruim mesmo!!

Marcos Casais (@mpcasais)

No início, queriam posicioná-lo como uma nova plataforma de streaming, mas na real, nunca passou de um complemento né?

Nilberto Melo (@nilberto)

A real é que ninguém liga pra videos na vertical. Depois de um tempo liberaram a postagem de videos na horizontal, mas o app seguiu na vertical, então o vídeo na horizontal ficava pequeno no meio da tela. Era melhor liberar pra postar videos grandes diretamente no feed e pronto.

Mickey Sigrist (@Mickey)

Opinião: Acho uma feature bem desnecessária no Instagram. Nunca usei e não tenho vontade alguma de assistir vídeos enormes por lá, pra isso prefiro Youtube em uma boa TV.

“O desinteresse pelos vídeos longos no Instagram pode estar ligado diretamente com quem produz o conteúdo, já que esta é uma das poucas redes sociais que não compartilha parte do lucro de anúncios com os criadores.”

Evidente que fica difícil cair nas graças de qualquer produto de conteúdo dessa forma.

“Se você quer continuar assistindo os vídeos do IGTV e não quer baixar outro app só para isso, agora precisa tocar na lupa que fica na barra inferior e escolher o IGTV, na lista de tipos de conteúdo.”

Deixando o acesso à feature mais “escondido” a tendência é contribuir ainda mais com a diminuição no percentual de usuários ativos.

Eliézer José (@eliezerjose)

É muito ruim acompanhar vídeos longos na vertical, e além disso a maioria são vlogs e já estavam no YT.