Não é muito frequente que resenhemos apps de iOS aqui no Tecnoblog, mas quando um desenvolvedor brasileiro nos procura com um bom app, é sempre um prazer apresentá-lo aos nossos leitores.

Foi este o caso do Domino Box HD, um projeto da designer Larissa Herbst e do desenvolvedor Renato Pessanha. Trata-se de um jogo de dominó para iPad. A proposta do jogo é bastante simples (afinal, é um jogo de dominó), mas percebe-se que foi abordada com bastante dedicação, pois o resultado final é bastante polido.

Acredito que todos conheçam o jogo de dominó, então não vou entrar em muitos detalhes quanto a isso. Basta dizer que o jogador pode escolher entre três conjuntos de regras diferentes (tradicional, internacional e múltiplos de 5) e depois iniciar uma partida individual contra o próprio iPad, ou jogar com os amigos no modo multiplayer de até quatro jogadores.

Visualmente, o jogo não deixa nada a desejar. Pelo contrário, os gráficos são muito bonitos e customizáveis. É possível escolher entre diversos tipos de peças e cores de mesa, e os efeitos visuais também agradam bastante, além de ajudar na jogabilidade.

Os efeitos sonoros complementam bem a experiência do jogador, mas para aqueles que preferirem, é possível jogar ouvindo as músicas presentes no iPad. E quem for fã de Mario (e, convenhamos, quem não é?) irá gostar do easter egg na musiquinha que marca o fim de cada mão de jogo.

Jogos de tabuleiro parecem feitos sob medida para o iPad. Parece muito natural colocar o tablet no centro de uma mesa e jogar com os amigos ou família, e foi assim que testei o modo multiplayer do Domino Box HD, que é bastante divertido, mas é o único aspecto do jogo ao qual tenho críticas a fazer.

Acontece que, para esconder as suas peças dos adversários, cada jogador na sua vez precisa colocar a mão sobre o iPad. Quando se faz isso, muitas vezes o toque de sua mão sobre a tela é reconhecido quando não deveria, fazendo com que as peças sejam deslocadas de um lado para outro da mesma forma que acontece quando você precisa visualizar uma ponta da cadeia de peças que está fora da tela e deliberadamente arrasta o conjunto de peças na mesa. Além disso, não é muito ergonômico ficar tocando de um lado e de outro da mão que cobre para colocar sua peça na mesa.

Felizmente, os responsáveis pelo app já estão trabalhando nisso. Uma atualização futura deve trazer a possibilidade de usar um iPhone ou iPod Touch como caixinha de peças.

Domino Box HD: gráficos caprichados e multiplayer de até 4 jogadores.

O Domino Box HD teve um bom início na App Store, tendo atingido a 160ª posição entre os apps pagos e ficado entre os 100 jogos mais vendidos, com destaque na sub-categoria jogos de tabuleiro.

No geral, as qualidades do Domino Box HD superam com folga os pequenos problemas. Me diverti bastante com o jogo. Quem estiver interessado em comprá-lo pode visitar este link (que abre o iTunes). O jogo por enquanto está disponível apenas na App Store americana, custando US$ 3,99  (cerca de R$ 7).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@bruno_gall
Nem fala, eu queria um iPad do TB, já tivemos um iPod e aquele motorola agora um iPad séria ótimo!
Alexandre
Bacana, principalmente por ser nacional. Agora, só falta um iPAd. Bem que o TB poderia sortear um né?
Hernani
Excelente hehehehe
Alisson melo
Nossa, fiquei com água na boca.
kylefurtado
Olha, a criadora *-* Vou segui-la no twitter.
@larissaherbst
Boa ideia, hein! Vou falar com o Renato sobre isso. Se alguém chacoalhar o iPad, as peças do dominó se espalham e acaba o jogo. Que tal? Haha! :P
@luckzago
O Renato Pessanha mostrou seus aplicativos da Apple no programa Login, na TV Cultura, dia 16/07...
Ederson Silva
Aí que você se engana meu amigo ! hauhauhauhauhaau
kylefurtado
Eu fazia isso... Mas enfim!
Juarez Lencioni Maccarini
WAR no iPad seria demais! Com a vantagem (ou desvantagem :P) de que quando um jogador se revolta com as alianças contra ele é impossível chacoalhar o tabuleiro e destruir o jogo de todos. :D
kylefurtado
Adorei. É simples, dinâmico e divertido. E concordo com o Juarez, o iPad é perfeito para jogos de mesa e de tabuleiro. Imagina, WAR e Banco Imobiliario para iPad *-*