Início » Jogos » Como escolher o melhor headset gamer [com ou sem fio]

Como escolher o melhor headset gamer [com ou sem fio]

Conforto, qualidade de som, microfone… Veja no que ter atenção antes de comprar um headset gamer

Vivi Werneck Por

Se você joga no computador ou no console é provável que prefira usar fone de ouvido ou headset gamer, já que eles proporcionam mais imersão do que o som da TV ou alguma caixa de som. O headset acompanha, ainda, um microfone (fixo, destacável, móvel ou retrátil) ideal para partidas online onde pode ser necessário falar com sua equipe. Se você procura um headset gamer, dá uma olhada nessas dicas.

É meio óbvio dizer, mas headsets e headphones (ou fones de ouvido) não são a mesma coisa. Headsets acompanham microfones, como dito acima. A primeira coisa a se pensar antes de comprar qualquer um desses é quanto você pretende investir. Há modelos de headsets gamer para todos os gostos e, principalmente, bolsos.

Se você for um jogador mais casual, por exemplo, não há tanta necessidade de se gastar muito nesse eletrônico e um headset mais básico, até mesmo intra auricular, já pode resolver. E mais: cuidado para não se deixar levar pela robustez do design, pelas cores e/ou luzes do acessório (e acabar pagando mais por isso). Beleza não quer dizer qualidade, neste caso. Tenha atenção às especificações técnicas para não comprar um headset lindo, mas ruim e desconfortável.

Agora, se você for um jogador mais exigente, puder pagar um pouco mais e precisa de um headset gamer que aguente horas de jogatina, há mais fatores a ter atenção:

Conforto

Lembre-se: você muito provavelmente passará horas jogando e ninguém merece aguentar um tijolo eletrônico na cabeça. Antes de comprar, leia sobre o material que o headset gamer escolhido é feito. Se possível, opte por materiais mais leves e por hastes que tenham mais flexibilidade. Dessa forma, você poderá ajustar o arco melhor na sua cabeça - e não ficar com a sensação de que ela vai estourar de tão apertado o headset.

Outro ponto importantíssimo a avaliar é a qualidade das espumas auriculares, ou seja, as que ficarão em contato direto com sua orelha (no caso de fones on-ear) ou na região ao redor da orelha (em fones over-ear), dependendo do modelo que preferir.

Esse material precisa ser macio e, de preferência, se moldar à cabeça ou à orelha do usuário. O que pode ser confortável para um pode não ser para outro. Por isso, um material mais maleável tende a se ajustar a um número maior de pessoas.

Sony headset sem fio Série Ouro

As conchas auriculares (ear cups) geralmente são revestidas por tecido ou couro sintético. A vantagem desses materiais é que eles "respiram" melhor. Em modelos mais caros, você encontra espumas de memória (memory foam) para um melhor ajuste na sua cabeça - como explicamos antes.

Existem até mesmo jogadores que preferem headsets mais apertados, então o quesito conforto varia muito. Defina o que fica melhor para você. O que é unânime, entretanto, é averiguar a qualidade desse material. Ninguém quer pagar caro por um produto que vai começar a entortar, descascar os descosturar rapidamente.

Microfone

Como dito antes, há headsets com microfones fixos, destacáveis, móveis ou mesmo retráteis. Se estiver dentro do que você possa pagar, é interessante investir nos destacáveis, móveis ou retráteis - até por uma questão de comodidade, caso não vá precisar dele ou mesmo não jogue multiplayer com tanta frequência.

Alguns streamers também usam headsets para transmissões ao vivo, mas para este caso, o ideal é ter um microfone à parte. A premissa dos microfones dos headsets é simplesmente habilitar conversas online. Para uma gravação de voz de qualidade é interessante buscar um microfone em separado.

Falando em qualidade de áudio dos microfones do headset gamer, não espere nada digno de um estúdio de gravação profissional, mas é interessante buscar por headsets que tragam mics com cancelamento de ruídos. Esse recurso faz com que sua voz se destaque de forma mais clara e sem aqueles sons metálicos e meio robóticos de interferências, ou mesmo com o barulho externo muito mais alto do que você está falando.

Observe se o cabo deste microfone é maleável também. Dessa forma, você poderá ajustar melhor a altura e posição do mic em frente a sua boca. Não é pré-requisito, mas há quem prefira fazer esse ajuste extra.

Com fio ou sem fio

Um headset gamer wireless, ou sem fio, geralmente acompanha um suporte para recarregá-lo e este se conecta ao seu computador ou console. Esse headset pode funcionar com banda de 2.5 Ghz ou, mais comumente, via Bluetooth.

Sony headset sem fio Série Ouro

Vale deixar claro que headsets sem fio tendem a ser mais pesados do que os com fio, e você terá que parar de jogar (vez ou outra) para recarregá-lo. A vantagem é que poderá ir na cozinha, por exemplo, tomar água enquanto conversa com os amigos da sua equipe.

Há headsets wireless específicos para algumas plataformas e apenas compatíveis com estes sistemas, portanto, fique atento para comprar um que funcione para você - caso opte por um sem fio.

Os com fio são bem mais práticos de começar a usar, pois basta conectá-los na USB ou usar o cabo de 3.5 mm (depende do modelo). Além de serem mais leves que os sem fios, como mencionado, você não precisará se preocupar em parar de jogar para recarregá-los.

Sobre a diferença entre a qualidade de áudio entre um modelo e outro, headsets com fio costumam sofrem menos com interferência e atrasos de transmissão, justamente pelo fato de se conectarem diretamente ao aparelho. Mas essa interferência maior ou menor (para ambos os lados) também depende do modelo e marca que for comprar.

Novamente, vale muito do seu perfil. Há jogadores que não gostam de muitos fios, por receio de embolar ou mesmo tropeçar neles e derrubar o fone no chão (e tudo em volta). Outros preferem os fios a ter que usar um acessório bem mais pesado na cabeça ou parar de jogar para recarregá-los. Gosto é gosto.

Qualidade do som

Este talvez seja o principal quesito a ser avaliado, antes de comprar um headset gamer. Este também é um diferencial entre modelos de entrada, mais baratos, e os topo de linha, significativamente mais caros. Mais uma vez, insira o fator "qual desses eu posso comprar" aqui.

Headsets gamers são projetados para terem baixos mais definidos. Outros recursos, como palco sonoro (sound station), também ajudam na hora de perceber sons de forma mais global e multidirecional. Inclusive, o palco sonoro é ótimo para jogos de ação e shooters, pois ajudam a perceber a aproximação de inimigos que estão fora da sua visão na tela, por exemplo.

Sony WH-XB900N

Headsets turbinados com virtual surround 7.1 são mais caros que os equipados com som estéreo, já que proporcionam uma sensação de imersão muito superior. Colocando de forma mais clara, headsets gamer podem ser encontrados em três opções de qualidade de áudio (por enquanto):

Headset estéreo

  • Dois canais de áudio;
  • Conector de 3.5 mm (na maioria dos modelos). Facilmente compatível com PCs e consoles;
  • Pouca sensação de imersão ou mesmo da localização dos oponentes.

Headset com som surround virtual (7.1)

  • Usa softwares e algoritmos para simular sete canais de som;
  • Permite uma sensação mais realista do espaço;
  • Por meio do programa do headset, você pode personalizar o áudio para cada jogo;
  • Surround headsets podem não funcionar completamente em consoles, devido ao software e a conexão USB necessária.

Headset com som dimensional

  • Tecnologias como o Dolby Atmos e o Windows Sonic usam (além de outros recursos) volume e frequência para um som mais global;
  • Som dimensional é ainda mais preciso que o surround;
  • Além do seu entorno, você também consegue perceber o som vindo acima ou abaixo;
  • Nem todo jogo dá suporte ao áudio dimensional.

Conclusão

Antes de comprar um headset gamer, primeiro analise que tipo de jogador você é. Não esqueça de olhar com cuidado as especificações técnicas e se o acessório será durável, a longo prazo, e confortável de usar. No final das contas, o melhor headset é aquele que, além de atender seu perfil de uso, também cabe no seu bolso (financeiramente falando).

Comentários da Comunidade

1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Participe da discussão