Início » Aplicativos e Software » Uber lança no Brasil recurso que detecta paradas inesperadas

Uber lança no Brasil recurso que detecta paradas inesperadas

O U-Ajuda oferece ferramentas de segurança da Uber quando identifica paradas muitos longas ou saídas do trajeto

Victor Hugo Silva Por

A Uber começou a liberar nesta terça-feira (21) para o Brasil uma ferramenta de segurança que identifica paradas inesperadas durante a viagem. Batizada de U-Ajuda, ela foi criada para checar com passageiros e motoristas se houve algum problema no trajeto.

O recurso usa o GPS do celular e outros sensores para detectar situações imprevistas, como uma parada muito longa ou a saída do trajeto. Quando identifica algo suspeito, o aplicativo envia para passageiros e motoristas uma mensagem que apresenta outras ferramentas de segurança que podem ser úteis.

O U-Ajuda oferece, por exemplo, o atalho de ligar para a polícia dentro do aplicativo. Há, também, meios de compartilhar o trajeto da viagem com uma pessoa conhecida e de informar um acidente para a equipe de suporte da Uber.

O recurso, que havia sido lançado nos EUA em setembro de 2019, faz parte de uma iniciativa da empresa para oferecer mais segurança aos seus usuários. Ainda este ano, o serviço deve oficializar no Brasil novas medidas com a mesma finalidade.

Uma delas é o U-Áudio, recurso que permite a passageiros e motoristas gravarem o que é dito dentro do carro. O resultado da gravação é criptografado, fica salvo no celular e pode ser compartilhado com a Uber para auxiliar em investigações da empresa ou de autoridades.

A plataforma também exigirá documentos de identificação no cadastro ou antes da primeira viagem para passageiros que pagarem com dinheiro. Para motoristas, além da selfie de tempos em tempos, o serviço solicitará movimentos como piscar, sorrir e virar o rosto, para confirmar a titularidade da conta.

A Uber ainda deverá permitir que passageiros e motoristas evitem novas viagens juntos ao avaliarem o outro com uma estrela. Um recursos que já está sendo testado no Brasil exige um código de segurança antes começar a viagem para garantir que o passageiro está entrando no carro certo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio Laurindo (@Fabio_Laurindo)

Vixe então o meu vai todo momento detectar.
Sempre peço para seguir meu caminho e nunca aquele GPS maluco.