Microsoft prepara anúncios do Office Online no WordPad para Windows 10

WordPad no Windows 10 pode exibir sugestão para usar Office Online; serviço gratuito traz recursos do Word, Excel e PowerPoint

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft vem testando introduzir anúncios em diversas partes do Windows 10, como no Explorador de Arquivos, no menu Iniciar e no app Email: agora ela está preparando uma sugestão dentro do WordPad para que o usuário experimente o Office Online, um serviço gratuito na web com alguns dos recursos do Word, Excel e PowerPoint.

WordPad com anúncio do Office Online no Windows 10

O desenvolvedor Rafael Rivera — que já encontrou recursos escondidos do Windows 10 antes — descobriu um código oculto que, quando ativado, sugere aos usuários do WordPad que visitem o Office Online.

Isso faz aparecer uma barra amarela logo abaixo da barra de ferramentas do WordPad. Ela pode exibir uma de seis frases, incluindo “Experimente o Word Online gratuitamente” ou “Use o Word, Excel e PowerPoint gratuitamente online”. O botão “Abrir Office” leva o usuário para office.com.

WordPad com anúncio do Office Online no Windows 10

Word Online tem mais recursos que WordPad

As propagandas da Microsoft podem ser meio invasivas, por exemplo quando ela insere um banner no Windows Explorer sobre a assinatura do OneDrive para armazenamento na nuvem. Ela também usa a barra de tarefas para sugerir o Bing Rewards; e coloca links para baixar aplicativos no menu Iniciar e na tela de bloqueio.

Mas, desta vez, o anúncio parece ser benéfico: o WordPad não recebe atualizações há anos, e o Word Online tem todos os recursos desse aplicativo além de vários outros, como um corretor ortográfico, tabelas, notas de rodapé, salvamento automático e edição colaborativa com outras pessoas.

Word Online

“Independentemente do preço ou das intenções, isto é um anúncio”, escreve Rivera no Twitter. “Provavelmente foi projetado para aumentar algum KPI, como o engajamento mensal dos usuários ou novas inscrições” ao Office Online. (KPI é a sigla em inglês para indicador-chave de desempenho, uma ferramenta de gestão para medir o sucesso de uma empresa.)

Vale notar que a Microsoft ainda não ativou esses alertas do Office Online no WordPad, e pode desistir da ideia. Por exemplo, a empresa já testou inserir anúncios no app Email, mas acabou voltando atrás. O que você acha sobre essas notificações no Windows 10?

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados