Início » Celular » Samsung já testa assistente Bixby em português brasileiro

Samsung já testa assistente Bixby em português brasileiro

Bixby em português já está sendo liberado para a linha Galaxy S10

Emerson Alecrim Por

Ter um smartphone da Samsung compatível com o Bixby é um tanto frustrante no Brasil, afinal, o assistente não “fala” o nosso idioma. Mas, nesta quarta-feira (22), a Samsung anunciou o início dos testes para finalmente lançar o Bixby em português brasileiro.

Bixby - palco

Alguma novidade nesse sentido era esperada pelo menos desde maio de 2019, quando a Samsung abriu vagas de emprego em um centro de pesquisa e desenvolvimento que mantém em Campinas (SP) para realizar testes de software com base no Bixby.

Na ocasião, o anúncio das vagas dizia que o projeto tinha prazo estimado em oito meses, o que nos fez presumir que o assistente seria compatível com o português a partir do final de 2019 ou início de 2020.

A Samsung dá poucos detalhes sobre o assunto, mas, pelo jeito, essa previsão foi acertada: ainda que em fase beta, o Bixby em português já está sendo liberado para toda a base de usuários da linha Galaxy S10.

O plano é lançar o Bixby em português do Brasil para outros dispositivos compatíveis com o assistente, é óbvio. Mas a Samsung precisa desta fase beta para refinar a tecnologia: “durante o período de testes, esperamos aprimorar a solução, adaptando-a às características únicas do público brasileiro”, diz a companhia em nota.

Mesmo estando em fase de testes, o assistente já é funcional (observe as capturas de tela abaixo). Depois de ativar o Bixby, os usuários da linha Galaxy S10 podem dar comandos de voz e receber respostas em português para funções de alarme, câmera, agenda, pesquisa e assim por diante.

Samsung Bixby em português

Samsung Bixby em português

Samsung Bixby em português

A Samsung ainda não revelou quando pretende anunciar o Bixby em português para outros dispositivos, mas podemos apostar em algo para breve (eu diria que ainda neste semestre).

Por ora, o assistente está disponível oficialmente em inglês americano, inglês britânico, francês, alemão, italiano, coreano, mandarim e espanhol.

Capturas de tela por Renato Garcia (Obrigado!)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LengoTengo (@LengoTengo)

“Já” é bondade, viu. Mantendo esse ritmo, sai do beta em 2025. (Exclusividade das linhas S e Note.)

Josué Junior (@Josue.Jr)

Seria interessante se a Samsung liberasse a Bixby pro restante da linha Galaxy, mas pelo visto vai seguir exclusivo dos tops de linha

Lucas Blassioli (@olucaslab)

“Bixby, me dê a previsão do tempo para São Paulo”

“Enviando e-mail para Previsão, a mensagem é tempo em São Paulo, posso enviar?”

Rafael Sá Jacques (@poxete)

Tudo isso foi por influência do @higa!

Michael Batista (@michaelbatista48)

Tarde de mais, já está morto !

Luís Henrique Brock (@luisbrock)

Bah! Tomara que seja boa, já que demorou um certo tempo para chegar. Quando tinha um iPhone, me dá a bem com a Siri, pedindo que ela me lembrasse tal coisa quando chegasse em tal lugar. Muito útil e sinto falta. Acho que o Google Assistente não possui esse recurso. Que seja realmente inteligente essa assistente!

Patrick Soares (@patrick2020)

Sinceramente, nunca usei o Bixby no meu S9, não sei se irá acrescentar algo, mas posso testar pra ver se me será útil, senão…

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Esse “já” demorou só uns 3 anos

Ricardo (@ricardop)

Duvido! Logo ela lança pra várias linhas! Acredito que agora tá só no S10 por ser fase de testes ainda.

Ricardo (@ricardop)

Olha só se não temos um gaúcho por aqui… 2 no caso kkkk

Ricardo (@ricardop)

Quem disse isso??? Você?

Michael Batista (@michaelbatista48)

Não brother, Google Now !

Josué Junior (@Josue.Jr)

Atualmente a Bixby só é compatível com as linhas Galaxy S8, S9, S10, Note 8, Note 9, Note 10 e a linha Galaxy A a partir do Galaxy A50, então é muito provável que ela fique restrita a esses aparelhos e seus sucessores. O que é uma pena