Samsung já testa assistente Bixby em português brasileiro

Bixby em português já está sendo liberado para a linha Galaxy S10

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Bixby - palco

Ter um smartphone da Samsung compatível com o Bixby é um tanto frustrante no Brasil, afinal, o assistente não “fala” o nosso idioma. Mas, nesta quarta-feira (22), a Samsung anunciou o início dos testes para finalmente lançar o Bixby em português brasileiro.

Alguma novidade nesse sentido era esperada pelo menos desde maio de 2019, quando a Samsung abriu vagas de emprego em um centro de pesquisa e desenvolvimento que mantém em Campinas (SP) para realizar testes de software com base no Bixby.

Na ocasião, o anúncio das vagas dizia que o projeto tinha prazo estimado em oito meses, o que nos fez presumir que o assistente seria compatível com o português a partir do final de 2019 ou início de 2020.

A Samsung dá poucos detalhes sobre o assunto, mas, pelo jeito, essa previsão foi acertada: ainda que em fase beta, o Bixby em português já está sendo liberado para toda a base de usuários da linha Galaxy S10.

O plano é lançar o Bixby em português do Brasil para outros dispositivos compatíveis com o assistente, é óbvio. Mas a Samsung precisa desta fase beta para refinar a tecnologia: “durante o período de testes, esperamos aprimorar a solução, adaptando-a às características únicas do público brasileiro”, diz a companhia em nota.

Mesmo estando em fase de testes, o assistente já é funcional (observe as capturas de tela abaixo). Depois de ativar o Bixby, os usuários da linha Galaxy S10 podem dar comandos de voz e receber respostas em português para funções de alarme, câmera, agenda, pesquisa e assim por diante.

Samsung Bixby em português

Samsung Bixby em português

Samsung Bixby em português

A Samsung ainda não revelou quando pretende anunciar o Bixby em português para outros dispositivos, mas podemos apostar em algo para breve (eu diria que ainda neste semestre).

Por ora, o assistente está disponível oficialmente em inglês americano, inglês britânico, francês, alemão, italiano, coreano, mandarim e espanhol.

Capturas de tela por Renato Garcia (Obrigado!)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados