Início » Aplicativos e Software » WhatsApp para Android vai facilitar transferência de conta entre celulares

WhatsApp para Android vai facilitar transferência de conta entre celulares

WhatsApp permitirá login sem código via SMS quando usuário migrar de um celular Android para outro; recurso já existe no iPhone

Felipe Ventura Por

Quando você migra de um iPhone antigo para um novo, o WhatsApp permite fazer login sem pedir um código de confirmação via SMS. Isso é possível graças às chaves do iCloud, recurso da Apple que transfere suas credenciais de um dispositivo para outro. O aplicativo prepara essa mesma funcionalidade para o Android usando uma API do Google.

WhatsApp

O WABetaInfo descobriu que o WhatsApp está trabalhando em um recurso chamado Transferência de Conta (Account Transfer) no Android: ele permitirá transferir os dados da sua conta para outro Android sem a necessidade de inserir um código de confirmação.

De acordo com o código do aplicativo, a novidade usará uma API oficial do Google para transferir contas. Ela se chama Account Transfer e funciona em dispositivos de destino com Android 8.0 Oreo ou posterior. Com ela, é possível migrar as credenciais vindas de um celular com Android 4.0.1 Ice Cream Sandwich ou mais recente.

Basicamente, o Google Play Services cria um canal criptografado bidirecional entre os dois dispositivos, sem depender da internet (provavelmente usando uma combinação de Bluetooth e Wi-Fi Direct). Dessa forma, você não precisa fazer login manualmente no celular novo.

Google API Account Transfer

Google ensina como funciona a API Account Transfer

Segundo o WABetaInfo, não há uma opção no WhatsApp que permita gerenciar a Transferência de Conta no Android. Ou seja, isso provavelmente será ativado de forma automática quando for lançado aos usuários.

WhatsApp tem transferência de conta no iPhone

Esse recurso já existe no iPhone: as credenciais do WhatsApp ficam salvas nas chaves do iCloud (iCloud Keychain), permitindo migrar a conta sem passar pela confirmação via SMS. No entanto, se você trocar de número de celular, precisará fazer o login.

Vale notar que as chaves do iCloud são protegidas por criptografia de ponta a ponta, assim como as senhas de redes Wi-Fi, as informações de pagamento e os dados do app Saúde. Ou seja, a Apple não tem a chave para descriptografar essas informações. No entanto, a empresa não usa a mesma proteção para backups do dispositivo, e-mails, calendários e contatos — aparentemente para não irritar o FBI.

Mais sobre: , ,

Comentários da Comunidade

11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rychillie 🦄

interessante, mas quando vamos ter uma transferência de conversas entre sistemas de forma simples?

Bah mais uma coisa que o Telegram da de 10 a 0 para o Whatsapp, da para acessar as mensagens de qualquer lugar sem ficar de frescura por sistema ou afins só fazer o login e pronto(de preferencia login em duas etapas).

Gustavo Andrade

Para o whatsapp fazer igual o Telegram, ele teria que deixar de usar criptografia ponta a ponta, assim comprometendo a segurança e privacidade. O telegram por padrão não tem esse tipo de criptografia, tem somente em chat secreto, e neles vc não tem como acessar a mesma conversa de diversos dispositivos. Então é aquele jogo, o que vale mais? A segurança/privacidade ou comodidade?

@teh

provavelmente isso também se deve as mais de 8 milhões de contas que ja foram clonadas no whatsapp (meu pai por exemplo)

Rychillie 🦄

o que vale mais? Praticidade e Usabilidade!

o “usuário” não liga pra segurança e privacidade, se ligasse a senha 1-2-3-4-5-6-7-8 não seria uma das mais usadas

Thiago Mobilon

Por que você está comentando em todos os posts com um código no começo e tudo em bold? Dá uma lida nesse post, pls:

J. Alves

Em janeiro de 2016 roubaram meu iPhone e eu iria demorar quase 1 mês pra conseguir o chip novamente e portanto iria ficar esse tempo sem whatsapp, mas na semana seguinte comprei um iPhone novo e quando voltei o backup do iCloud o whatsapp já estava lá funcionando normalmente, foi o que me salvou de ficar isolado do mundo.

Participe da discussão