Início » Celular » Quick Share: Samsung prepara um “AirDrop” para celulares Galaxy

Quick Share: Samsung prepara um “AirDrop” para celulares Galaxy

Quick Share deve ser lançado junto à linha Galaxy S20

Emerson Alecrim Por

O AirDrop permite que você compartilhe arquivos facilmente entre dispositivos da Apple. A ferramenta é tão útil que deveria ser imitada por outros fabricantes. Se você concorda com essa afirmação, saiba que a Samsung está seguindo por esse caminho: a companhia deve lançar em breve o Quick Share, uma espécie de AirDrop da linha Galaxy.

Quick Share (foto: XDA Developers)

É o que aponta o XDA Developers. O veículo teve acesso a um arquivo de instalação APK do Quick Share e conseguiu fazer a ferramenta rodar em alguns smartphones Galaxy, embora a transferência de arquivos não tenha funcionado em nenhum deles.

Apesar disso, o veículo conseguiu ter uma boa noção de como o aplicativo funcionará. A proposta é simples: se você estiver perto de um usuário com um celular compatível, o Quick Share mostrará o aparelho e permitirá que você envie fotos, vídeos ou outros tipos de arquivos a ele.

Haverá dois modos de compartilhamento. O primeiro restringe o funcionamento a contatos já registrados. O segundo permite que arquivos sejam enviados e recebidos por qualquer aparelho, desde que haja compatibilidade com a ferramenta.

As capturas de tela indicam que o Quick Share terá integração com as nuvens. Aparentemente, os arquivos compartilhados poderão ser disponibilizados temporariamente no Samsung Cloud e baixados em dispositivos SmartThings. Cada arquivo poderá ter até 1 GB de tamanho, com o total de envios não podendo ultrapassar 2 GB por dia.

Quick Share (capturas: XDA Developers)

Quando o Quick Share será lançado? Como a Samsung não comentou o assunto, ainda não há data oficial, mas é provável que a ferramenta faça parte das características da linha Galaxy S20, cujo anúncio oficial está previsto para 11 de fevereiro.

O XDA Developers estima ainda que o Quick Share será disponibilizado em todos os dispositivos Samsung Galaxy que contarem com a interface One UI 2.1 ou superior.

Comentários da Comunidade

13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@bkdwt
Atualmente temos o Wi-Fi direct, mas é a mesma coisa de user o Bluetooth só que com mais velocidade e distância.
Espero que esse airdrop da Samsung vingue.
Tiago Jeronimo
Com whatsapp hoje em dia, qualquer outra ferramenta é apenas para usos muito específicos. Não lembro nem qual foi a última vez que compartilhei um arquivo por bluetooth com alguém.
Vítor Gomes Neves Oliveira
É só mudança de nome mesmo. A Samsung tem o compartilhamento de link, que faz a mesma coisa desse app.
Além disso, o concorrente do AirDrop da Samsung é o Wi-Fi Direct, que é praticamente igual, inclusive velocidade.
Talvez por usar outros nomes, as pessoas acabam não conhecendo bem.
Vítor Gomes Neves Oliveira
Usava muito o AirDrop com colegas, qnd tinha iPhone. O Bluetooth, infelizmente, é muito lento pra esse tipo de coisas.
O maior diferencial desse tipo de compartilhamento é não perder a qualidade, no caso de fotos, por exemplo.
Francklin
Pois é. E quando quer enviar foto sem perder qualidade basta mandar como arquivo.
Filipe Espósito
Não é todo lugar que tem cobertura boa de 4G, e nem todo mundo tem franquia pra mandar um vídeo longo em 4K por exemplo. Coisa que eu mando em questão de alguns segundos via AirDrop no iPhone. Pra mandar uma grande quantidade de arquivo no WhatsApp é bem chato, enquanto esses dias mesmo passei quase 100 fotos que tirei em um aniversário pra todo mundo que estava de iPhone na mesa de uma vez só em menos de um minuto. Que bom que a Samsung decidiu fazer algo parecido, é um dos melhores recursos do ecossistema Apple pra mim.
Douglas Knevitz
Sim, isso é muito prático, uso muito o AirDrop. Tanto que até esqueço que o app fotos cria o arquivo com todas as fotos que tirei cm as referentes pessoas e me da a opção de compartilhar cm elas por iCloud, e quando elas recebem, aparece a opção de compartilhar as fotos delas em que eu apareço, pra que todos tenham as fotos do evento conjunto.
Douglas Knevitz
Não faz muito tempo que li que o Google desenvolve um recurso similar, nativo do Android. Talvez sendo nativo a adoção seja maior e mais difundida entre usuários.
J. Alves
A vantagem é mandar fotos sem perder qualidade e de forma bem mais prática. Quando vou pegar foto de alguém que tem iPhone sempre peço pra mandar pelo AirDrop, assim preserva a qualidade, dados de localização, quando a foto foi tirada, LivePhoto, além de ser bem mais rápido.
Igor Nagase
NFC não faz a mesma coisa sem perder a qualidade?
@NoahCezario
o problema é que as empresas limitam o NFC pra mid/high end
Participe da discussão