Uber oficializa código de verificação para viagens no Brasil

O novo recurso de segurança da Uber serve para o passageiro garantir que entrou no carro certo

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Código de verificação da Uber

O recurso estava sendo testado há alguns meses e, agora, é oficial: a Uber vai liberar nos próximos dias o uso de um código de segurança em viagens no Brasil. O passageiro deverá informá-lo no início da viagem para garantir que entrou no carro certo e permitir que o motorista inicie a viagem.

O U-Código, como foi chamado pela Uber, confirma a viagem com um PIN ou um código de verificação. Ele pode ser ativado no aplicativo por meio da opção “Confira Sua Viagem”, que cria uma senha com quatro dígitos.

Ao habilitar o recurso, é possível configurá-lo para enviar o código de verificação em todas as viagens ou apenas naquelas realizadas entre 21h e 6h. O serviço orienta o usuário a só entrar no carro após receber a confirmação em seu celular.

O objetivo do novo recurso é criar mais uma camada de segurança aos usuários, além dos dados sobre o motorista e o carro. No futuro, a empresa agilizará o processo ao transmitir o código de segurança por ultrassom, o que faria o passageiro receber a confirmação com uma vibração no celular, por exemplo.

A Uber tem investido em uma série de recursos de segurança nos últimos meses. Um deles, batizado de U-Ajuda, foi liberado há poucos dias no Brasil e utiliza o GPS e outros sensores do celular para detectar situações imprevistas, como uma parada muito longa ou uma saída do trajeto.

A plataforma também deverá liberar no Brasil, ainda este ano, o U-Áudio, que permite a passageiros e motoristas gravarem a conversa durante a viagem. O resultado poderá ser usado em investigações ou compartilhado com autoridades, caso seja necessário.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados