Como proteger equipamentos eletrônicos durante tempestades

Raios, relâmpagos e trovões! Saiba proteger os equipamentos eletrônicos durante as chuvas de verão e as tempestades de verão

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
storm-raios-pexels

É de conhecimento geral os dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que apontam o Brasil como a região com maior incidência de raios do mundo. Em períodos de chuvas intensas, como o verão, os riscos de descargas elétricas aumentam. Raios sempre são perigosos. Por isso, usam-se para-raios no topo de edifícios. 

Como consequência de tempestades de verão, a rede elétrica pode sofrer oscilações e até blackouts completos, provocando falhas no fornecimento de energia que contribuem para uma diminuição da vida útil e/ou a queima de aparelhos eletrônicos.

Raios! ⚡ [O que é um raio?]

Um raio é uma descarga elétrica de grande intensidade. Acontece tanto no interior de uma nuvem — visíveis em tempestades, quando olhamos para o céu — como entre nuvens ou entre a nuvem e a Terra. Os últimos são os que “caem” e causam estrago e é deles que temos que nos proteger, assim como os eletrônicos. Um raio vem sempre acompanhado de um relâmpago (luz) e de um trovão (som). 

Um raio pode me atingir?

De acordo com o INPE, a chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1 milhão e a maioria das mortes e ferimentos são efeitos indiretos ou secundários, normalmente associados com incêndios ou queda de linhas de energia. 

Os raios são rápidos (duram menos de um segundo) e têm descarga elétrica duas mil vezes maior do que a carga de energia que circula nas tomadas. Dito isso, veja dicas da Light (Rio de Janeiro) de como se proteger de raios dentro e fora de casa, podem ajudar.

Dentro de casa

  1. Não use chuveiro ou torneira elétrica;
  2. Evite contato com qualquer objetos metálicos ou que possua estrutura metálica: fogões, geladeiras, torneiras, canos, chapinha e secador;
  3. Evite ligar aparelhos e motores elétricos. Eles podem queimar;
  4. Afaste-se das tomadas e evite utilizar o telefone com fio;
  5. Desconecte das tomadas todos os aparelhos eletrônicos;
  6. Desligue antenas que estejam conectadas a TVs e rádios;

Fora de casa

  1. Se encontrar fio partido ou caído no chão, não chegue perto e ligue para a operadora de energia da sua região;
  2. Se você estiver fora de casa durante um temporal, procure abrigo mesmo que seja em uma instalação subterrânea, como o metrô;
  3. Se estiver em um veículo, não saia, feche os vidros e não encoste nas partes metálicas do carro;
  4. É muito importante evitar áreas abertas, com árvores isoladas, como estacionamentos, praias ou campos de futebol;
  5. Nunca fique dentro da piscina ou do mar, nem use varas de pesca, já que a água é um condutor de eletricidade e atrai raios; 

Essas medidas simples que aprendemos desde sempre, como desligar TV e computador da tomada ajudam, mas não são suficientes e/ou eficientes. Você pode querer aproveitar o tempo de chuva e continuar vendo seu filme na Netflix ou mesmo seguir trabalhando no computador. A questão é que desligar tudo nem sempre é uma opção.

Ajustes domésticos oferecem proteção contra descargas e variações da corrente elétrica e custam bem pouco, se comparado ao benefício de não perder os seus aparelhos.

Protetores eletrônicos contam com duas peças-chave: um fusível e um varistor. O fusível atua em caso de sobrecarga e curto-circuito. O varistor é uma proteção associada a rede elétrica, para monitorar e impedir danos causados por aumento repentino de tensão.

Como atua o fusível

Se uma TV estiver consumindo uma carga acima do normal, por exemplo, o componente vai desarmar, evitando que o aparelho seja danificado. Depois, o fusível deve ser trocado por um novo para tudo voltar a funcionar (alguns produtos já vem com um fusível extra). Em outros casos, alguns produtos usam um disjuntor dedicado.

Como atua o varistor

Focado na rede elétrica, monitora os famosos picos de energia. Em caso de um apagão, por exemplo, no momento em que a energia retorna, é comum que a tensão esteja bem acima do normal, danificando ou mesmo queimar os equipamentos eletrônicos. O varistor irá atuar como uma “esponja”, blindando o que estiver ligado neste protetor.

As dicas são de Maria Helena Garcia, gerente da unidade de energia da Intelbras, que vê o uso de tais equipamentos de forma positiva. “O usuário deve encarar como um investimento, e não um custo, já que o produto irá proteger vários equipamentos, como computadores, smart TVs, etc., contra surtos de tensão, sobrecarga e curto-circuito”, diz.

Mas, que produtos são esses? Estamos falando de protetores eletrônicos, nobreaks, fontes de alimentação e protetores de surto elétrico. Explicamos aqui como usá-los.

Protetores Eletrônicos

Os protetores eletrônicos visualmente se parecem muito com réguas comuns (daquelas com várias tomadas). Contudo, é mais que isso. Além de multiplicarem o número de conexões em tomadas, protegem equipamentos contra curto-circuito e sobretensão (picos). 

Protetor Eletronico Intelbras

Cuidado, porém, para não confundi-los nas prateleiras de lojas físicas ou virtuais.

“A régua de tomada não apresenta nenhuma forma de proteção. Ela é apenas um extensor, que permite que vários aparelhos sejam ligados em uma única fonte de energia. O protetor eletrônico atua contra sobrecarga e curto-circuito, inclusive na volta da energia após uma queda, e também contra surto de tensão. Ou seja, há uma dupla proteção ao usar este dispositivo”, explica Maria Helena. 

Alguns modelos possuem a chave inteligente ou um botão que atua semelhante a um disjuntor e que desarma em caso de sobrecarga. Basta aguardar 10 segundos para ligar novamente (checando a saúde do fusível) e manter os seus equipamentos funcionando.

NoBreaks (UPS, Uninterruptible Power Supply)

Nobreaks são aparelhos mais versáteis e indicados para diferentes cenários: de profissionais que trabalham em home office e gamers sempre conectados a empresas de portes diferentes, agências diversas, restaurantes, indústrias, residências e outros. 

nobreak-intelbras

Mais caros e maiores, atuam como um sistema de alimentação secundário de energia elétrica, que entra em ação alimentando os dispositivos conectados quando há queda de energia. Ou seja, é a solução para continuar trabalhando, jogando ou vendo TV enquanto a rede elétrica está oscilante. Nessas situações, os equipamentos não desligam. Usar nobreaks com modem ou roteador é uma opção para se manter online.

Fontes de alimentação

As fontes de alimentação são responsáveis por converter a tensão elétrica alternada (AC) e alta (gerada na tomada) para uma tensão menor que pode ser corrente alternada ou corrente contínua (DC), dependendo do aparelho. As fontes de alimentação servem como última linha de defesa, depois dos nobreaks, contra picos de tensão. 

Fonte_de_Alimentacao_Intelbras

Caso a fonte não seja adequada, o mau uso pode comprometer o funcionamento do seu aparelho, fazendo que um computador conectado, por exemplo, esquente provocando a queima dos circuitos elétricos internos ou que a energia fornecida não supra a necessidade.

Há dois tipos comuns de fontes de alimentação: a linear (maior, com o formato de uma caixa) e a chaveada (permite selecionar a tensão, comuns em eletrônicos domésticos). 

Protetores de Surto Elétrico

Os protetores de surto elétrico são dispositivos bivolt e com uma ou duas tomadas de proteção contra raios, surtos de tensão e sobrecarga. Como diferencial, possuem filtro de linha contra interferências e ruídos, melhorando a qualidade da exibição de imagem e de áudio dos equipamentos conectados à rede em que está instalado.

Protetor de Surto Eletrico - Intelbras

Também protegem o condutor terra, o que proporciona segurança contra choques elétricos. Pode ser instalado nas tomadas de residências e escritórios, restaurantes e pequenos negócios em que o público tem acesso às tomadas. São acessíveis e de fácil instalação, basta instalar na parede e conectar os equipamentos desejados a ele.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre INPE na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados