Como ver sites e aplicativos em que usei Google Login

Saiba encontrar todos os sites e aplicativos que o Google Login foi usado; dispensando o formulário de cadastro

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Google - privacidade

Não é difícil encontrar aplicativos e sites que implementaram o “Login com Google” para facilitar o cadastro dos usuários. É uma maneira rápida de criar uma conta. Por outro lado, é fácil perder o controle dos sites e apps que você já usou esse método e deu acesso às suas informações. Veja como verificar e fazer aquele check up de segurança.

O que é o Login com Google

O Login com Google aparece em alguns aplicativos e sites que exigem cadastro para usar. Ao invés de preencher o formulário com todos os dados obrigatórios — nome, e-mail, foto, data de nascimento, sexo e outros solicitados — o site pega essas informações da conta do Google, a partir de autorização expressa do usuário. É o chamado Oauth.

opção de fazer login com google

Assim, tudo fica centralizado na conta do Google, dispensando a necessidade de criar uma senha específica para cada site que o usuário se cadastrar.

No entanto, é importante prestar atenção aos dados concedidos aos sites. Eles podem requisitar mais que o básico (nome, e-mail e foto de perfil) e alguns ainda podem solicitar permissão para editar informações do usuário.

No momento da vinculação, dá para ver quais são as informações que os sites querem e ainda negar o acesso a elas. Vale questionar: esse site precisa mesmo desse dado? Nem todos a concessão é obrigatória, então é só ir desabilitando tudo aquilo que é de mais.

Apesar de ser uma ótima ferramenta para centralizar os cadastros da internet, já que deixa a proteção da conta nas mãos do Google, é importante saber se o site para o qual está se cadastrando é confiável, até porque ele terá seus dados.

Como ver os sites e aplicativos que usei o Google Login

Como eu disse, é fácil perder o controle de todos os sites e aplicativos em que foi usado o Login com Google para se cadastrar, mas essa lista pode ser conferida na página de segurança da Conta Google.

  1. Vá para account.google.com e faça login com sua conta, caso ainda não esteja conectado;
  2. No menu do lado esquerdo, clique em Segurança;seção de segurança da conta do google
  3. Role até a opção “Fazer login em outros sites” e clique em “Fazer login com Google”.sites e apps que usei o login do google

A próxima página estará dividida em duas seções: os apps de terceiros com acesso à sua conta — aqueles que podem se conectar aos serviços do Google para oferecer mais recursos — e os sites e aplicativos em que o Google Login foi usado.

Ao clicar em um item é possível verificar quais informações ou permissões o app ou site tem da sua conta, qual o endereço do site e quando foi feita a concessão das informações. Caso queira revogar o acesso, basta selecionar a opção.

Note que, ao revogar o acesso da conta, os serviços podem parar de funcionar e as informações desses sites poderão ser perdidas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados