Facebook expande recursos de privacidade para todos os usuários

Entre os recursos está o "Atividade fora do Facebook", que mostra quais sites compartilham dados com a plataforma

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook - verificação de privacidade

Como parte da promessa de melhorar seus recursos de privacidade, o Facebook anunciou, nesta terça-feira (28), algumas ferramentas que permitirão ao usuário ter mais controle sobre as suas informações na rede social. Uma delas permite revisar quais sites externos compartilham dados com a rede social.

Talvez você já tenha visto um aviso no Facebook te convidando a revisar suas configurações de privacidade. Se não, a mensagem deverá aparecer no seu feed de notícias nos próximos dias. Ela leva a uma ferramenta chamada Verificação de Privacidade que, por sua vez, contém links para configuração de dados, informações que outros usuários podem visualizar na sua conta, como você pode ser encontrado no serviço e assim por diante.

Mas, das medidas recém-anunciadas, a que se chama Atividade fora do Facebook (Off-Facebook Activity) é a mais interessante. A novidade estava disponível desde agosto de 2019 apenas na Coreia do Sul, Espanha e Irlanda, mas agora pode ser acessada por usuários no mundo todo.

Essa opção é encontrada no menu de configurações da rede social e, basicamente, permite que você consulte quais sites compartilham informações com o Facebook.

Não são poucos. Se, por exemplo, você estiver com sessão ativada no Facebook e visitar uma loja online, o serviço poderá ter acesso a essa informação e, a partir daí, exibir anúncios relacionados aos produtos que você consultou — quem nunca passou por isso?

Em Atividade fora do Facebook, é possível limitar esse compartilhamento de dados a partir do botão Desconectar histórico (Clear History). Limitar, não impedir: ao contrário do que o nome em inglês sugere, o botão não apaga o histórico de dados coletados na comunicação entre sites e o Facebook.

Facebook - Desconectar histórico

Na verdade, o botão Desconectar histórico apenas desvincula os dados em questão do seu perfil no Facebook. Essa medida poderá fazer anúncios menos contextualizados serem exibidos, mas não diminuirá a veiculação deles.

Mesmo assim, a companhia acredita que “a ferramenta de atividade fora do Facebook representa um novo nível de transparência e controle às pessoas na plataforma”.

O Facebook destaca ainda que, no começo do mês, lançou a função Notificações de login: ela alerta quando você usa a sua conta para acessar sites ou aplicativos de terceiros.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados