Como conectar notebook na TV com cabo [VGA, HDMI, DisplayPort]

Aprenda a como conectar o notebook na TV com cabo, seja ele HDMI, Display Port ou VGA, e quais as diferenças entre cada conexão

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
markusspiske / notebook / Pixabay / como conectar notebook na tv com cabo vga

Há mais de um meio de como como conectar notebook na TV com cabo, dependendo da conexão disponível. Você pode usar tanto o HDMI diretamente ou adaptadores para conectar laptops com outros tipos de portas como VGA, DisplayPort e outras.

Como conectar o notebook na TV com cabo

O procedimento padrão, para qualquer um dos métodos a seguir, é o seguinte:

  1. Conecte o cabo ou adaptador à entrada HDMI da TV;
  2. Conecte a outra ponta do cabo ou adaptador ao notebook;
  3. Na TV, acesse a saída de vídeo correspondente à porta HDMI usada;
  4. Acesse as configurações de vídeo de seu notebook e ajuste a resolução,
    de acordo com a suportada pela TV e pela saída de vídeo do notebook.

E pronto.

Só que, dependendo do seu notebook, a conexão de saída pode variar entre cinco possibilidades diferentes: a mais comum hoje é o HDMI, presente em laptops Windows, enquanto MacBooks podem contar com a Mini DisplayPort ou USB-C com Thunderbolt 3. Notebooks antigos são mais prováveis de ter apenas saída VGA legada, enquanto a DisplayPort, embora mais rara, também possa aparecer em alguns modelos.

Assim, cada notebook pode ter um meio de conectar na TV com cabo diferente.

Confira os tipos de conexões:

1. HDMI

A conexão mais comum, presente na totalidade dos notebooks não-Apple modernos é a HDMI. É o método de transmissão de vídeo e áudio via cabo mais simples e barato, que é também a conexão padrão das TVs para dispositivos externos.

Notebook e porta HDMI / como conectar notebook na tv com cabo vga

Exatamente por essa simplicidade, você só precisa espetar o cabo HDMI no notebook e na TV, acessar a saída de vídeo e pronto. Você não precisa de coisas como adaptadores, é só plugar e usar.

2. DisplayPort

A saída DisplayPort é mais difícil de ser encontrada em notebooks e normalmente vem acompanhada da HDMI e não a substitui. O problema é que, caso você precise usa-la para conectar o laptop na TV, vai precisar de um cabo especial, com uma ponta de cada tipo de conexão ou do adaptador. Já que, em geral, TVs não possuem porta DisplayPort.

Adaptadore HDMI/DisplayPort / como conectar notebook na tv com cabo vga

Adaptadores do tipo são bem fáceis de serem encontrado. Mas, a menos que seu notebook não possua uma saída HDMI (o que é bem difícil), é mais simples usa-la do que recorrer ao adaptador para DisplayPort. Claro, a decisão é do usuário.

3. VGA

A porta legada VGA vem caindo em desuso e muito dificilmente é incluída em notebooks modernos, salvo raríssimas exceções, como laptops com certificação militar. Por outro lado, ela é muito mais fácil de ser encontrada em notebooks antigos, sozinha ou acompanhada da porta HDMI.

Adaptador HDMI/VGA e cabo P2 para áudio / como conectar notebook na tv com cabo vga

A diferença do VGA para todas as outras conexões, é que ela só transmite vídeo. Em geral, adaptadores HDMI/VGA possuem uma entrada P2 para conectar um cabo (que acompanha o kit) saindo do notebook ao acessório, e este fará a transmissão do áudio para a mesma entrada HDMI de vídeo.

Se preferir, você pode usar a entrada VGA da TV (se houver) e outras saídas de som, como caixas simples (P2 ou Bluetooth) ou outros aparelhos sonoros, como soundbars.

4. USB-C (Thunderbolt 3) e Mini DisplayPort (Thunderbolt 2)

Se você possui um MacBook, dependendo do modelo, deverá ter ou uma porta Mini DisplayPort compatível com Thunderbolt 2 (modelos antigos) ou uma USB-C compatível com Thunderbolt 3 (modelos atuais). Ambas são capazes de transmitir vídeo para a TV. Mas, assim como acontece com a DisplayPort, você vai precisar de adaptadores ou cabos especiais.

Adaptadores HDMI/Mini DisplayPort e HDMI/USB-C
Adaptadores HDMI/Mini DisplayPort (esq.) e HDMI/USB-C (dir.)

A solução mais simples é usar um adaptador HDMI/Mini DisplayPort, se seu MacBook for um modelo mais antigo com saída Thunderbolt 2 ou um HDMI/USB-C se for um modelo recente com Thunderbolt 3. Em ambos os casos, será preciso conectar o cabo HDMI saindo da TV ao adaptador e o acessório ao laptop. Feito isso, é só acessar a entrada de vídeo da TV e a tela de seu Macbook já estará sendo reproduzida.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre HDMI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados