Netflix está prestes a superar TV paga no Brasil em número de clientes

Netflix deve ultrapassar 15 milhões de assinantes no Brasil em breve, enquanto TV paga está em 15,9 milhões de lares

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Netflix na TV (Thibault Penin / Unsplash)

O declínio da base de TV por assinatura no Brasil é notável: em dezembro de 2019, dados da Anatel registraram 15,9 milhões de assinantes da TV paga, enquanto a Netflix estaria quase alcançando a marca dos 15 milhões no país. Ou seja, o serviço de streaming deve ultrapassar em breve a Claro/NET, Sky, Oi e Vivo somadas.

O número foi obtido pelo site NaTelinha através de um funcionário da Netflix que pediu sigilo: a empresa estima que ultrapassará a barreira dos 15 milhões de contas ainda no primeiro trimestre de 2020; e que, até 2021, será maior que todas as operadoras de TV fechada no Brasil.

Além disso, um estudo interno da Netflix indica que o conteúdo do streaming impacta diretamente 50 milhões de brasileiros — afinal, várias pessoas dividem a mesma assinatura. A plataforma não revela o número de clientes no Brasil, mas garante que ultrapassou 10 milhões de contas.

Ou seja, ela já possui uma base maior do que qualquer operadora de TV paga no Brasil: a Claro/NET, líder do segmento, tinha 7,8 milhões de assinantes em dezembro de 2019.

Preço acessível do streaming faz clientes deixarem TV paga

A migração da TV paga para os serviços de streaming é óbvia: enquanto as operadoras costumam cobrar centenas de reais por planos com canais lineares, as plataformas na internet começam em R$ 9,90 mensais (caso do Amazon Prime) por um acervo de filmes, séries e documentários. No entanto, o streaming ainda está longe de chegar perto da TV aberta: a novela das 21h da Globo costuma ter audiência de 40 milhões de pessoas todas as noites.

No Brasil, a Claro/NET é líder do mercado de TV paga, com 49,2% de participação de mercado, seguida por Sky (29,7%), Oi (9,6%) e Vivo (8,4%). A presença de banda larga fixa é maior: são mais de 32,6 milhões de acessos, de acordo com a Anatel.

Com informações: NaTelinha.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados