A Apple vem reclamando, mas tudo indica que não será ouvida: em clima de impaciência, o Parlamentou Europeu determinou, nesta quinta-feira (30), que a Comissão Europeia apresente até o meio do ano regras para indústria adotar um padrão único de conector para carregadores de celulares e afins.
- [Review] AirPods Pro: mais versáteis, isolados e caros
- Como conectar notebook na TV com cabo [VGA, HDMI, DisplayPort]
USB-C no LG G8S
Houve pouca resistência ao assunto. A resolução foi aprovada pela imensa maioria dos parlamentares: 582 votaram a favor, 40 se posicionaram contra a ideia e 37 se abstiveram. Isso significa que, muito provavelmente, smartphones, tablets e outros dispositivos comercializados na Europa finalmente serão equipados com um padrão único de conector.
Finalmente porque o assunto vem sendo discutido na região há mais de dez anos. Agora, o parlamento entende que a padronização não deve mais ser adiada por ser considerada urgente: o objetivo é diminuir o problema do lixo eletrônico.
No entendimento da União Europeia, a padronização deve facilitar a interoperabilidade entre dispositivos de diferentes marcas. Você poderá, por exemplo, aproveitar o carregador de um celular antigo caso perca o atual (coisa que muita gente já faz). Esse ciclo de reaproveitamento deve amenizar o descarte desse tipo de componente.
Para a indústria, a padronização não deve gerar grandes transtornos. Praticamente todos os fabricantes de dispositivos móveis já vêm adotando o USB-C, ainda que a conexão micro-USB continue comum no mercado.
A exceção é a Apple. A padronização forçará a companhia a abandonar a porta Lightning que equipa iPhones e iPads há alguns anos — até os fones Beats Solo Pro já contam com esse tipo de conexão.
É por isso que a Apple tem criticado o padrão único. Recentemente, a empresa declarou que a adoção da proposta limitará a inovação no setor e trará custos para o consumidor. “Mais de um bilhão de dispositivos Apple já foram produzidos com conector Lightning, além de um ecossistema inteiro de fabricantes de acessórios que usam o conector”, alega a companhia.
Pelo jeito, a argumentação não convenceu o Parlamento Europeu. Com a decisão de hoje, a Comissão Europeia tem até julho para apresentar regras específicas para o conector único de carregadores.
Com informações: TechCrunch.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Conector único num mundo onde existem 3 conectores diferentes, e um desses 3 está morrendo naturalmente.
Se fosse há 20 anos, eu concordaria plenamente com isso, mas hoje?
Coerência, pra que mesmo? A Europa vai “solucionar um problema” criando outro problema. E a Apple já vem sinalizando que tem planos de migrar pro USB-C (a própria matéria mostra um produto deles com o novo conector). Quem vai se lascar? Claro que é o consumidor.
Só de birra ela deveria tirar o lighting e deixar todo wireless. Vc não queriam reduzir o lixo eletrifico ? Pronto, eu reduzi.
Lembrando que esse ano é impossível mudar o projeto, que já está definido desde o ano passado. Quando a UE finalizar o documento, o iPhone já vai ter entrado em linha de produção e pronto pro lançamento global em setembro.
Exatamente. E quem tem vários cabos Lightning em casa, vai fazer o que quando trocar de iPhone? Pendurar eles na parede de enfeite? A Apple certamente percebeu que a mudança para o Lightning em 2012 foi agressiva, e tem implementado o USB-C em etapas. Colocou nos Macs, depois no iPad Pro, e agora em alguns acessórios. Quando chegar no iPhone, mais usuários já estarão prontos pra isso. Longe da questão de ser melhor padronizar ou não, isso de “reduzir o lixo eletrônico” é conversa fiada. A Europa certamente não está com problemas maiores para resolver.
Hoje são 1.5 bilhão de dispositivos rodando iOS ativos, imagina o impacto. Os novos iPhones podem até vir com USB-C, mas essas 1.5 bilhão de pessoas ainda vão consumir lighting, vc não pode simplesmente encerrar a produção e comercialização da noite pro dia. Vai levar anos até essa massa de pessoas migrar pro USB-C.
Só que serão duas migrações, o USB-C tbm vai precisar ser substituído por algo melhor e o padrão wireless está batendo a porta, pra que trazer dor de cabeça pros usuários Apple .
Ela não pode usar USB-C na Europa e no resto do mundo lighting, a mudança vai ter que ser global, por questão de produção.
Sempre fui favorável a liberdade empresarial, mas nesse caso uma medida feita por motivo errado vai ajudar os consumidores da Apple, obrigando a empresa adiantar o que provavelmente faria só na edição 2021 do Iphone.
Hoje a solução proprietária da empresa tem contatos mais frágeis, tecnicamente inferiores e com cabos de baixa qualidade. Espera-se que usando o padrão USB-C (que por essa medida a Apple vai acabar usando no mundo todo) a empresa traga melhores cabos e inclusive facilite a vida do usuário de Iphone caso seu cabo original não esteja disponível.
Não sei se onde vc tirou isso. Os cabos são ótimos, só não duram na mão de quem n cuida. E quem não quer usar o oficial, pode comprar dos parceiros MFI.
A Apple tem 1.5 bilhão de dispositivos iOS pelo mundo, vc imagina que todas essas pessoas não vão migrar no dia seguinte para o USB-C, então agora vai ter dois padrões em paralelo, gerando mais lixo e desconforto. Pra quem for comprar um iPhone novo, vai ter que comprar mais cabos e acessórios novos ( Airpods Pro cm USB-C, Mic … uma infinidade …)
concordo com a mudança, e pra mim as duas pontas tinham que ser tipo C, para facilitar o usuário.
e todos os equipamentos tinham que ser vendidos sem cabo USB, pois muita gente acaba acumulando, eu sou um desses, devo ter uns 10 em casa, e sempre dou um pra quem pede.
e para evitar esquecimento do usuário que quiser um cabo, as embalagens dos produtos devem vir avisando que não vem cabo junto.
Mas esse assunto tá rendendo hein…rsrs
Esse argumento de “reduzir lixo eletrônico” é o mais furado de todos. A UE deveria logo dizer o real interesse dessa decisão.
Impossível ignorar o fato de que, quem tem carregadores antigos de iPhones, é um usuário fiel em sua maioria, que irá comprar novos iPhones e NÃO irá aproveitar nada!
Além disso, mesmo que padronize, a Apple dificilmente abrirá mão do MFI. Ou seja, lixo gerado em dobro.
E qual é o “real interessa dessa decisão”?
Tá, mas se não vier com cabo USB, vai vir com o que? Nem todo eletrônico suporta Qi, por exemplo. Aí a pessoa compra o equipamento e pra usar ele tem que comprar o cabo a parte? Não entendi seu raciocínio.
Discordo Douglas. Os cabos são mais frágeis (eu também tenho o original do Ipad Air funcionando) do que a média de qualidade dos USB-C de grandes fabricantes.
E outra, a própria Apple já usa nos macs e no Ipad Pro as entradas USB-C, sinal que seria no máximo mais uma geração, o que pode se antecipar com essa decisão do Parlamento Europeu.
Pelo que eu tinha lido de boatos, ela estava afim de fazer isso mesmo…
sim, compraria a parte
o que teoricamente diminuiria o preço do produto (infelizmente sabemos que não vai acontecer)
Ai gente, essa decisão é ótima. E vai impactar lá na frente com todos usando o mesmo padrão vai valer a pena. Ao invés de comprar mais um lightning caso dando defeito, a pessoa vai poder usar um dos vários cabos usb-c que ela já tiver.
Quem tem os cabos atuais já de f*dem pq precisam andar com eles se quiser carregar o celular. Quem tem padrão usb sempre acha algum cabo em algum lugar.
Não concordo com a padronização, mas concordo com tudo o q vc disse. Se o objetivo é diminuir a quantidade de lixo, nada melhor do que reduzir a quantidade de cabos. Eu mesmo vivo perdendo o celular, daí termino com um monte de cabo e carregador em casa que não vão servir de nada. Era melhor adquirir só o celular e comprar o cabo somente quando o antigo estragasse
Tudo que eu entendi:
Vai reduzir lixo eletrônico, mas primeiro vai produzir uma quantidade imensa de lixo eletrônico a partir de jun/2020, que só Deus sabe onde vai parar tudo isso, certo?
Vamos solucionar o problema do lixo eletrônico criando dez vezes mais lixo eletrônico já que teremos que jogar fora todos acessórios lightning que temos e comprar acessórios USB C (que posteriormente serão jogados fora quando chegar o USB D, E, F…)
Gosto dos cabos lightning justamente pela qualidade. Encontro vários acessórios e cabos premium que eu sei que foram feitos de acordo com todos padrões estabelecidos pela Apple para o melhor funcionamento. O programa MFI funciona muito bem, mas não sei como ficaria caso a Apple fosse obrigada a utilizar USB C.
Isso no Brasil, em país de primeiro mundo sempre tem gente com cabo de iPhone e geralmente são a maioria.
Isso é um problema que já podia estar resolvido desde 2010… quando o Micro USB foi escolhido por lá… Então os consumidores se ferrarem é mais culpa da Apple que da turma da Europa.
Celulares com Android sempre são a maioria por lá. Logo é mais fácil ter gente com cabo USB C ou anterior que Lightning
Não entendo como há pessoal aqui que não vê as vantagens de mudar tudo para USB C (ou wireless). A ideia é a médio prazo haver menos lixo e limitações. Como vão produzir mais lixo se os novos iPhone podem vir com USB C e serem usados carregadores disponíveis em todo o lado? Logo será o lixo atual e mais nada; então tem alguma lógica continuar com esse formato proprietário e seguir com 2 standard? A médio prazo será muito mais lixo, não entendo como há gente que ainda defende a Apple…
Mas a sorte é que aqui na Europa as pessoas estão atentas e sabem o que é melhor para a sua região.
Existem mais de 1 bilhão de dispositivos iOS no mundo. Desses 1 bilhão, acrescente mais ou menos uns 2 cabos lightning-USB A e pelo menos 1 carregador USB A por dispositivo.
Pronto, você vai ter pelo menos 3 bilhões de itens que vão pro lixo, e desses 3 bilhões, a maioria vai ser descartada de qualquer jeito.
Quando a Apple trocou o conector de 30 pinos pelo lightning, a quantidade de lixo foi exorbitante. E pra uma empresa que tem como mote ser verde, isso é irresponsável e contraproducente.
E se você não reparou, a Apple tá trocando os cabos lentamente, começando pelo Mac, seguindo por iPads pra finalizar nos iPhones. Mas fazendo por etapas, de forma lenta e menos impactante possível.
em momento nenhum na matéria se fala que a UE quer que o padrão seja USB-C. eles ainda vão discutir isso. em julho. daí pra implementar vai levar mais um tempo, pra indústria se adaptar etc. ou seja, em 2021isso começa a valer de fato.
ninguém merece esse povo chorando porque vai ter que jogar fora o cabo da Apple, ai meu Deus mais lixo, bla bla bla, MFI. se não me engano, a própria Apple tem um programa de reciclagem das tralhas dela. não sei se serve pra periféricos, mas se ela quiser pode muito bem montar um programa assim.
E você acabou de legislar como o parlamento europeu, pensando no seu próprio umbigo e penalizando o mundo porque você vive perdendo celulares.
Aí o telefone novo tem recurso de carregar em 5 minutos que pede um carregador turbo mega power que seu anterior não usava, então precisa comprar separado e sua solução foi pelo ralo.
Será que ninguém pensa na tecnicidade da coisa. Nos riscos de plugar um carregador mais potente num dispositivo que não está preparado para seu uso e que pode explodir por causa disso?
Pela sua lógica (e do Parlamento Europeu) já atingimos a evolução tecnológica pika das galáxias e não iremos evoluir além desse ponto. Não, nunca criarão um conector melhor, afinal o USB-C está aí há 20 anos.
1 “bilhão” (bilião, mil milhões americanos) de dispositivos iOS mas uma grande parte não são lightning; além disso a indústria já há anos que usa USB micro/C e muitos com carregamento segundo PD mas a Apple gosta de impingir o seu diferente. A comunidade internacional já avisou há muito a Apple para mudar e não mudaram. Agora que é forçada a culpa é da CE?
A Apple pode fornecer adaptadores e já está. Pode usar o seu cabo e carregador até se estragar. A culpa é da Apple que não mudou há muito tempo, agora leva por tabela. Quase todos os PC , laptop, smartphone não Apple usam standard iguais de USB e agora a CE também quer obrigar a carregadores PD para carregamento rápido e não protocolos privados da Qualcomm ou Apple ou Huawei ou Xiaomi, etc…
Se para você isso não é uma vantagem ou não consegue ver isso, então vem na Europa ver como se faz. Eu no trabalho tenho colegas com Xiaomi, Huawei, Samsung (Eu Samsung S9+) e na falta de cabo/ carregador qualquer um de nós tem um pra emprestar, ou mesmo muitos aparelhos usam o standard e funciona (câmaras, coluna de som, etc). Só os que usam Apple ficam na mão porque só dá com o cabo deles. Aqui na Europa, se tenta ser independente e não “pro Apple” ou “pro Huawei” ou algo assim.
Eu ficarei muito contente quando tudo for USB C e suportar PD, assim você sabe que em qualquer sítio você terá um cabo compatível e carregamento rápido. Além disso o USB C permite velocidades de transferência, compatibilidade e carregamento rápidos e universais. Eu tenho uma bateria usb C que carrega rápido o meu Surface Go, Samsung S9+, meus fones Samsung, fones da minha mulher, smartphone da minha mulher e o meu laptop Asus (uma m***a) com USBC esse é o único que não deixa carregar por USB C. Por isso fico contente que a CE imponha o standard. Assim como o Thunderbolt 3 deveria ser um standard aberto e todos poderem usar ele de graça;
Se vc tem que tomar cuidado 3x maior do que se fosse cabo de android eles são sim frageis, o cabo em si e não os conectores.
O problema é o que gera depois, se por lei tem que seguir um padrão tem como inovar? quando sair um usb-L faz o que? fica proibido de usar ele na UE?
Regulação estatal só atrapalha, se não quer usar um lighting compra um android.
Cara não importa o carregador e sim o cabo que vc usa, faz anos que não vejo um carregador que o cabo seja junto é sempre carregador e um cabo usb separado.
Fval, “Nos riscos de plugar um carregador mais potente num dispositivo que não está preparado para seu uso e que pode explodir por causa disso?”
Você é que não deve ter muito conhecimento técnico… Se não sabe, TODOS os smartphones é que têm um chip que analisa a potência máxima do carregador, standard usados (QC, PD, etc) e aí vão admitir uma corrente/tensão que suportam. Eu se tenho um carregador com PD e 25W dum Samsung mas o meu smartphone de reserva só aceita 1A a baixa tensão, então não vai acontecer nada: vai puxar o máximo que consegue (1A) e já está. Não vai explodir nada! Só se for o material chinês que chega aí no Brasil…
Eu tenho um par de carregadores da Samsung bem potentes e carrego tudo (fones, baterias externas, às vezes a câmara chinesa para o bebê que aceita só 1A, smartphone LG de 50€ Que só aceita 1A, …) e nunca explodiu nada; a minha segunda bateria externa permite 15W (ou mais) PD e já carreguei montes de dispositivos chineses baratos que nem 1A necessitam e nunca aconteceu nada. Porquê? A qualidade é boa.
Porque explodem tantos smartphones? Porquê muito cara compra cabo e carregador nos chineses de muito má qualidade e logo tem problemas. Caras com smartphone Samsung, Apple, etc e com carregador bom (da marca, ou Anker, Ravpower, etc) não têm problemas. Eu no Brasil quando vivi 1 ano aí, sim tive problemas pela instabilidade do fornecimento elétrico.
Errado. Em Janeiro de 2019, eram 900 milhões de iPhones ativos. Fora AirPods, iPads, Beats, iPods e periféricos (mouse e teclado dos iMacs, controle remoto da Apple TV).
O número de dispositivos com conector Lightning ultrapassa tranquilamente a marca de 1 bilhão.
Ah, você é de Portugal certo? Tá explicado o romantismo por essa lei atrasada há mais de 20 anos.
Arigatou gosai masu!
Já ia pegar os links, mas você foi mais rápido.
Só ver que os cabos lightnings de terceiros são tão resistentes quanto os microUSBs e USB-Cs. Todo mundo reclama dos cabos padrões da Apple.
Sim, claro. Como se não existisse uma infinidade de cabos e carregadores de terceiros muito mais baratos.
O cabo da Apple surgiu 2 anos antes do USB-C.
E se você não leu a matéria e prestou atenção numa das imagens, a Apple já está migrando de forma lenta para o USB-C nos Macs e iPads. Os próximos serão os iPhones.
Ah, e não sou consumidor da Apple, mas sei olhar fora da caixa de raivinha de marcas.
Aí na Europa se tenta ser independente da Comissão Europeia.
Isso é conversa de (sem ofensa) pessoal insatisfeito com quem decide, quando tem demasiados, país fica ingovernável, corrupção e cada um faz o que quer. A CE se trata de união, de conseguir leis justas e com sentido, proteger o cidadão.
Óbvio que há pessoas que querem fazer tudo como lhes apetece, lei e ordem não é para eles, logo se veem os resultados. Vê no Brasil, Índia, Romênia e outros países: cada pessoa, cidade, estado fazem tudo com pouca ordem, energia diferente, leis diferentes, milhares de religiões (religião do surf???)… E isso só gera confusão, desorganização, leis diferentes para cada um, (des)governo…
No final compara a qualidade de vida com países como Canadá, Alemanha, Holanda, Suécia… está tudo dito.
Haha sim sou de Portugal. É bom ser romântico e se no final “com lei atrasada de 20 anos” o país (e a CE, que é Portugal e 26 países mais, o UK sai hoje) e o resto da CE são livres, mais avançados e seguros, então por mim você pode atacar à vontade mas deve ser coincidência que a quantidade de brasileiros aumentou em Portugal muitíssimo…
A quantidade de brasileiros aumentou em todas as partes do mundo. Não só em Portugal e Europa.
E se você acha que é livre com o Estado obrigando com leis defasadas “avanços” que mais atrapalham que ajuda, eu só lamento por você. Abraço!
Não se preocupa comigo não, a gente cá se governa do jeito que acha correto, vocês aí do jeito que vocês acham correto. No nosso caso, comércio livre, não tem imposto extra para produto importado, pode pedir à vontade da Amazon da maioria dos países, tem armazém europeu da maior parte das lojas chinesas e os índices de criminalidade dos mais baixos do mundo.
Por isso a maioria dos europeus não se importa de viver nessas condições…
Atenção que não estou falando ou menosprezando o Brasil ou outros países, só estou apontando o que trazem de bom “as leis atrasadas” da CE…
Esse tópico é uma continuação do que foi discutido na matéria anterior, vamos lá: O lixo eletrônico alegado pela UE vem decorrente da troca do tipo de conector nos cabos de carga/transferência de dados dos dispositivos móveis:
Quem tem um iPhone 5 em diante (não vem ao caso de ser velho ou não) vai continuar comprando cabos Lightning, pois não é a decisão da UE que vai influenciar na troca do dispositivo móvel. O consumidor ainda vai precisar adquirir novos cabos para utilizar nos dispositivos que ele possui (não vai acabar a produção deste tipo de conector); A exigência de vir um cabo USB tipo C, vai fazer a produção de adaptadores até que o mercado esteja “adaptado” para esta padronização, vide o adaptador para entrada 3,5 mm quando fora removido no iPhone 7. Note que a legislação “forçou” o adaptador vir na caixa, mesmo o fone Que vinha já ser com o conector Lightning, permitindo o uso de fones antigos nos novos aparelhos. O lixo agora será criado em decorrência da produção destes adaptadores, quando estes não forem mais necessários; Todo o mercado se move para o padrão Qi. Este sim será um padrão “limpo”, pois o manuseio é menor, dando maior durabilidade. Dependendo do país, eles venderão o aparelho sem o carregador, já que você poderá ter adquirido um carregador anteriormente, trazendo redução de custos para o consumidor que também poderá escolher qual o carregador ele quer (marca, modelo, cor etc.); o USB-C é um conector padrão, mas suporta diferentes tensões e correntes, desta forma, ele não pode ser simplesmente utilizado igualmente por qualquer dispositivo. Cabos que já foram fabricados poderão ser descartados, caso a UE venha a entender aquilo que está solicitando: os cabos deverão atender especificações técnicas diferentes, por exemplo, para carregadores de “carga rápida”; Por último (acho que me estendi aqui rs), o padrão USB-A existe até hoje e ele não é visto como um “vilão” do lixo eletrônico, simplesmente por não ser uma tecnologia proprietária. Sim, o entendimento da UE é que isto gera um monopólio e um custo extra nos dispositivos e acessórios da Maçã.A Apple não adotou o micro-USB à época porque ele era um padrão bem inferior ao Lightning. Só com o USB 3.1 é que uma das principais dores-de-cabeça foram corrigidas, que são os conectores que não exigem malabarismo pra serem encaixados. Isso só pra citar UMA coisa que o USB solucionou.
acho que a ideia da Apple e exatamente nao desenvolver nada compativel com androids;
usb-c da Apple deve ter certificado para nao funcionar em outros telefones. coisa que acontece no iPhone 11 Pro Max. (Lightning - usb-c)
Eu quando precisar mudar de geração, para UBS X, vai precisa da permissão dos parlamentares.
Vai atrapalhar a evolução da tecnologia
Certo… Mas eai? Deixaria de vir cabos nas caixas dos novos produtos com essa padronização? Pois a desculpa do “diminuir lixo eletrônico” não cola, se isso não for verdade. Pois, se continuar vindo cabo nos aparelhos novos, continua sendo 1 cabo por aparelho. qual a redução de lixo houve ai?
Outra coisa é: No caso de as empresas deixarem de distribuir os cabos junto com o aparelho. O que aconteceria? Faria com que todos comprassemos cabo novo caso não tivesse um?
Então cai por terra o argumento de muita gente que diz que a apple faz cabo diferente (ou de qualidade duvidosa) para vender cabo.
Alias… Por experiência própria: meu cabo do iphone ficou ruim. Não foi mau uso; estava perfeito. intacto de ponta a ponta. Simplesmente não estava mais passando energia. Meu cel ainda estava na garantia… Levei até a Assistência da Apple e pronto. Em 2 dias eu tava com um cabo novo. Enquanto isso, usei o cabo lightning, que veio junto com o meu airpods, que tem a garantia dele e se meu cabo ficar ruim, com a garantia do airpods vou lá e troco o cabo…
Como a Apple colocou, isso diminui sim, a “guerra” pela inovação.
e o @Wardz_de_souzA lembrou bem…
No Japão isso é comum. E se não me engano em alguns produtos na Europa sim. Acho super válido.
Eu não sei as suas fontes, porém perguntei diretamente à 2 amigos de lá, um de Nagoya e outro de Kyoto. E falaram que essa informação não procede.
Aaaanyway… IMO, continua não sendo válido…
Com videogames é comum.