Início » Celular » Parlamento Europeu ignora Apple e exige conector único até julho de 2020

Parlamento Europeu ignora Apple e exige conector único até julho de 2020

Parlamento Europeu não quer mais que conector único para carregador seja adiado

Emerson Alecrim Por

A Apple vem reclamando, mas tudo indica que não será ouvida: em clima de impaciência, o Parlamentou Europeu determinou, nesta quinta-feira (30), que a Comissão Europeia apresente até o meio do ano regras para indústria adotar um padrão único de conector para carregadores de celulares e afins.

USB-C no LG G8S

USB-C no LG G8S

Houve pouca resistência ao assunto. A resolução foi aprovada pela imensa maioria dos parlamentares: 582 votaram a favor, 40 se posicionaram contra a ideia e 37 se abstiveram. Isso significa que, muito provavelmente, smartphones, tablets e outros dispositivos comercializados na Europa finalmente serão equipados com um padrão único de conector.

Finalmente porque o assunto vem sendo discutido na região há mais de dez anos. Agora, o parlamento entende que a padronização não deve mais ser adiada por ser considerada urgente: o objetivo é diminuir o problema do lixo eletrônico.

No entendimento da União Europeia, a padronização deve facilitar a interoperabilidade entre dispositivos de diferentes marcas. Você poderá, por exemplo, aproveitar o carregador de um celular antigo caso perca o atual (coisa que muita gente já faz). Esse ciclo de reaproveitamento deve amenizar o descarte desse tipo de componente.

Para a indústria, a padronização não deve gerar grandes transtornos. Praticamente todos os fabricantes de dispositivos móveis já vêm adotando o USB-C, ainda que a conexão micro-USB continue comum no mercado.

A exceção é a Apple. A padronização forçará a companhia a abandonar a porta Lightning que equipa iPhones e iPads há alguns anos — até os fones Beats Solo Pro já contam com esse tipo de conexão.

Beats Solo Pro tem porta Lightning

Beats Solo Pro tem porta Lightning

É por isso que a Apple tem criticado o padrão único. Recentemente, a empresa declarou que a adoção da proposta limitará a inovação no setor e trará custos para o consumidor. “Mais de um bilhão de dispositivos Apple já foram produzidos com conector Lightning, além de um ecossistema inteiro de fabricantes de acessórios que usam o conector”, alega a companhia.

Pelo jeito, a argumentação não convenceu o Parlamento Europeu. Com a decisão de hoje, a Comissão Europeia tem até julho para apresentar regras específicas para o conector único de carregadores.

Com informações: TechCrunch.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Conector único num mundo onde existem 3 conectores diferentes, e um desses 3 está morrendo naturalmente.

Se fosse há 20 anos, eu concordaria plenamente com isso, mas hoje?

Sérgio (@trovalds)

Coerência, pra que mesmo? A Europa vai “solucionar um problema” criando outro problema. E a Apple já vem sinalizando que tem planos de migrar pro USB-C (a própria matéria mostra um produto deles com o novo conector). Quem vai se lascar? Claro que é o consumidor.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Só de birra ela deveria tirar o lighting e deixar todo wireless. Vc não queriam reduzir o lixo eletrifico ? Pronto, eu reduzi.

Lembrando que esse ano é impossível mudar o projeto, que já está definido desde o ano passado. Quando a UE finalizar o documento, o iPhone já vai ter entrado em linha de produção e pronto pro lançamento global em setembro.

Filipe Espósito (@filipeesposito)

Exatamente. E quem tem vários cabos Lightning em casa, vai fazer o que quando trocar de iPhone? Pendurar eles na parede de enfeite? A Apple certamente percebeu que a mudança para o Lightning em 2012 foi agressiva, e tem implementado o USB-C em etapas. Colocou nos Macs, depois no iPad Pro, e agora em alguns acessórios. Quando chegar no iPhone, mais usuários já estarão prontos pra isso. Longe da questão de ser melhor padronizar ou não, isso de “reduzir o lixo eletrônico” é conversa fiada. A Europa certamente não está com problemas maiores para resolver.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Hoje são 1.5 bilhão de dispositivos rodando iOS ativos, imagina o impacto. Os novos iPhones podem até vir com USB-C, mas essas 1.5 bilhão de pessoas ainda vão consumir lighting, vc não pode simplesmente encerrar a produção e comercialização da noite pro dia. Vai levar anos até essa massa de pessoas migrar pro USB-C.

Só que serão duas migrações, o USB-C tbm vai precisar ser substituído por algo melhor e o padrão wireless está batendo a porta, pra que trazer dor de cabeça pros usuários Apple .

Ela não pode usar USB-C na Europa e no resto do mundo lighting, a mudança vai ter que ser global, por questão de produção.

Juliano Machado Olivetti (@Juliano_Machado_Oliv)

Sempre fui favorável a liberdade empresarial, mas nesse caso uma medida feita por motivo errado vai ajudar os consumidores da Apple, obrigando a empresa adiantar o que provavelmente faria só na edição 2021 do Iphone.
Hoje a solução proprietária da empresa tem contatos mais frágeis, tecnicamente inferiores e com cabos de baixa qualidade. Espera-se que usando o padrão USB-C (que por essa medida a Apple vai acabar usando no mundo todo) a empresa traga melhores cabos e inclusive facilite a vida do usuário de Iphone caso seu cabo original não esteja disponível.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Não sei se onde vc tirou isso. Os cabos são ótimos, só não duram na mão de quem n cuida. E quem não quer usar o oficial, pode comprar dos parceiros MFI.

A Apple tem 1.5 bilhão de dispositivos iOS pelo mundo, vc imagina que todas essas pessoas não vão migrar no dia seguinte para o USB-C, então agora vai ter dois padrões em paralelo, gerando mais lixo e desconforto. Pra quem for comprar um iPhone novo, vai ter que comprar mais cabos e acessórios novos ( Airpods Pro cm USB-C, Mic … uma infinidade …)

@wellerstz

concordo com a mudança, e pra mim as duas pontas tinham que ser tipo C, para facilitar o usuário.

e todos os equipamentos tinham que ser vendidos sem cabo USB, pois muita gente acaba acumulando, eu sou um desses, devo ter uns 10 em casa, e sempre dou um pra quem pede.

e para evitar esquecimento do usuário que quiser um cabo, as embalagens dos produtos devem vir avisando que não vem cabo junto.

Luis Cesar (@Luis_Cesar)

Mas esse assunto tá rendendo hein…rsrs

Esse argumento de “reduzir lixo eletrônico” é o mais furado de todos. A UE deveria logo dizer o real interesse dessa decisão.

Impossível ignorar o fato de que, quem tem carregadores antigos de iPhones, é um usuário fiel em sua maioria, que irá comprar novos iPhones e NÃO irá aproveitar nada!

Além disso, mesmo que padronize, a Apple dificilmente abrirá mão do MFI. Ou seja, lixo gerado em dobro.

Adriano Angelo (@Angelo)

E qual é o “real interessa dessa decisão”?

Filipe Espósito (@filipeesposito)

Tá, mas se não vier com cabo USB, vai vir com o que? Nem todo eletrônico suporta Qi, por exemplo. Aí a pessoa compra o equipamento e pra usar ele tem que comprar o cabo a parte? Não entendi seu raciocínio.

Juliano Machado Olivetti (@Juliano_Machado_Oliv)

Discordo Douglas. Os cabos são mais frágeis (eu também tenho o original do Ipad Air funcionando) do que a média de qualidade dos USB-C de grandes fabricantes.
E outra, a própria Apple já usa nos macs e no Ipad Pro as entradas USB-C, sinal que seria no máximo mais uma geração, o que pode se antecipar com essa decisão do Parlamento Europeu.

@teh

Pelo que eu tinha lido de boatos, ela estava afim de fazer isso mesmo…

@wellerstz

sim, compraria a parte

o que teoricamente diminuiria o preço do produto (infelizmente sabemos que não vai acontecer)

Daniel Neves (@danielneves)

Ai gente, essa decisão é ótima. E vai impactar lá na frente com todos usando o mesmo padrão vai valer a pena. Ao invés de comprar mais um lightning caso dando defeito, a pessoa vai poder usar um dos vários cabos usb-c que ela já tiver.

Quem tem os cabos atuais já de f*dem pq precisam andar com eles se quiser carregar o celular. Quem tem padrão usb sempre acha algum cabo em algum lugar.

Exibir mais comentários