WhatsApp para Android 2.3.7 e iOS 8 deixa de funcionar neste sábado

Fim do suporte do WhatsApp atinge menos de 0,3% dos usuários no Android e menos de 7% no iOS

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
ícone do aplicativo do WhatsApp no iPhone

Se você ainda tem um smartphone com Android 2.3.7 Gingerbread ou um iPhone que está no iOS 8 e utiliza o WhatsApp, saiba que o popular mensageiro deixará de funcionar no seu celular a partir deste sábado (1). Por mais alarmante que possa ser a notícia, o número de usuários afetados deve ser bem pequeno.

O fim do suporte não é bem novo, mas o dia do prazo final chega amanhã para quem ainda está com um celular antigo em mãos. Inicialmente o WhatsApp comentou que o dia primeiro de fevereiro de 2020 será o fim da linha para o aplicativo funcionar em qualquer Android com a versão 2.3.7 Gingerbread, ou inferior e que foi lançada em setembro de 2011, além dos iPhones que ainda estão no iOS 7. Uma pequena mudança aconteceu desde então, passando a versão do iOS para o iOS 8, lançado em setembro de 2014.

De acordo com o gráfico de distribuição do Android mais recente, publicado pelo Google em maio de 2019, apenas 0,3% de todos os smartphones Android que foram ativados em todo mundo ainda estão em alguma versão do Gingerbread. De toda linha de smartphones famosos que temos atualmente, apenas o primeiro Galaxy S (lançado em 2010) ficou com esta versão do sistema operacional e não foi mais atualizado – nem mesmo será no futuro. Se você comprou algum Android novo e lacrado nos últimos oito anos, certamente está em alguma versão do sistema operacional que é mais recente do que o 2.3.7.

No lado do iOS não existe uma fonte oficial com todas as versões que estão instaladas nos iPhones, mas o dado mais recente, divulgado pela Apple e que foi coletado no dia 27 de janeiro deste ano, afirma que 70% de todos os iPhones estão rodando o iOS 13 e 23% ainda estão no iOS 12, o que dá 93% de todos os aparelhos.

A porcentagem restante fica dividida entre todas as outras versões, mas para ter uma ideia de quão pequeno é o número do iOS 8 ou inferior, o iPhone 4s, lançado em 2011, parou de ser atualizado no iOS 9.3.5. Se você tem um iPhone mais antigo do que o iPhone 4s, não poderá mais utilizar o WhatsApp a partir de amanhã. Se tem um iPhone mais recente, é bom atualizar o iOS dele e isso envolve até a segurança de seus dados – além do WhatsApp funcionando.

Atualmente já não é possível utilizar o WhatsApp nos seguintes sistemas operacionais:

  • Symbian S60
  • BlackBerry e BlackBerry 10
  • Nokia S40
  • Windows Phone

Com informações: WhatsApp.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados