Início » Aplicativos e Software » WhatsApp para Android 2.3.7 e iOS 8 deixa de funcionar neste sábado

WhatsApp para Android 2.3.7 e iOS 8 deixa de funcionar neste sábado

Fim do suporte do WhatsApp atinge menos de 0,3% dos usuários no Android e menos de 7% no iOS

André Fogaça Por

Se você ainda tem um smartphone com Android 2.3.7 Gingerbread ou um iPhone que está no iOS 8 e utiliza o WhatsApp, saiba que o popular mensageiro deixará de funcionar no seu celular a partir deste sábado (1). Por mais alarmante que possa ser a notícia, o número de usuários afetados deve ser bem pequeno.

whatsapp icone iphone ios 13

O fim do suporte não é bem novo, mas o dia do prazo final chega amanhã para quem ainda está com um celular antigo em mãos. Inicialmente o WhatsApp comentou que o dia primeiro de fevereiro de 2020 será o fim da linha para o aplicativo funcionar em qualquer Android com a versão 2.3.7 Gingerbread, ou inferior e que foi lançada em setembro de 2011, além dos iPhones que ainda estão no iOS 7. Uma pequena mudança aconteceu desde então, passando a versão do iOS para o iOS 8, lançado em setembro de 2014.

De acordo com o gráfico de distribuição do Android mais recente, publicado pelo Google em maio de 2019, apenas 0,3% de todos os smartphones Android que foram ativados em todo mundo ainda estão em alguma versão do Gingerbread. De toda linha de smartphones famosos que temos atualmente, apenas o primeiro Galaxy S (lançado em 2010) ficou com esta versão do sistema operacional e não foi mais atualizado – nem mesmo será no futuro. Se você comprou algum Android novo e lacrado nos últimos oito anos, certamente está em alguma versão do sistema operacional que é mais recente do que o 2.3.7.

No lado do iOS não existe uma fonte oficial com todas as versões que estão instaladas nos iPhones, mas o dado mais recente, divulgado pela Apple e que foi coletado no dia 27 de janeiro deste ano, afirma que 70% de todos os iPhones estão rodando o iOS 13 e 23% ainda estão no iOS 12, o que dá 93% de todos os aparelhos.

A porcentagem restante fica dividida entre todas as outras versões, mas para ter uma ideia de quão pequeno é o número do iOS 8 ou inferior, o iPhone 4s, lançado em 2011, parou de ser atualizado no iOS 9.3.5. Se você tem um iPhone mais antigo do que o iPhone 4s, não poderá mais utilizar o WhatsApp a partir de amanhã. Se tem um iPhone mais recente, é bom atualizar o iOS dele e isso envolve até a segurança de seus dados – além do WhatsApp funcionando.

Atualmente já não é possível utilizar o WhatsApp nos seguintes sistemas operacionais:

  • Symbian S60
  • BlackBerry e BlackBerry 10
  • Nokia S40
  • Windows Phone

Com informações: WhatsApp.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Islan Oliveira (@Islan_Oliveira)

Eu fico surpreso é de eles darem suporte a versões tão antigas até agora. Lembro que adiaram umas vezes, mas se tivessem feito isso um ou dois anos atrás, não faria tanta diferença.

Lucas Blassioli (@olucaslab)

Oi amigo, tudo bem? Isso é sério ou uma piada?

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Não é uma atitude lamentável, é louvável aliás, já estava na hora do WhatsApp cortar as raizes, suportando aparelhos que não são mais capazes de receber recursos novos, estamos falando de aparelhos de 2010 (iPhone 4 por exemplo, iOS 7).

Ter que dar retrocompatibilidade pra aparelhos com APIs tão limitadas é um desafio que prejudica recursos novos e melhores. Interfere na otimização do app como um todo, afetando até aparelhos novos. Tudo tem um tempo de vida, nada é ad aeternum.

O WhatsApp está entre o 4º app mais baixado, uma base de bilhões de pessoas, e esses usuários não podem ser prejudicados por 0.03% da base que está no android 2.