Como funciona o Uber Juntos? [ex-Uber Pool]

Descubra como funciona o Uber Juntos; serviço de viagens compartilhadas em que você precisa caminhar até o carro e o destino

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Uber Juntos / Como funciona o Uber Juntos

O Uber Juntos funciona de forma parecida com o antigo Uber Pool: ele oferece viagens compartilhadas, em que você viajará com outras pessoas no mesmo carro e deverá caminhar do ponto em que está até o ponto de embarque, e do desembarque até o destino, parecido com pontos de ônibus. Veja como funciona o Uber Juntos.

Como funciona o Uber Juntos?

O Uber Juntos é um serviço que entrou no lugar do antigo Uber Pool, mas não é uma modalidade exatamente igual. Na verdade, ele é a versão localizada do Uber Pool Express, disponível em alguns países há algum tempo. Embora ambos funcionem como um serviço de viagens compartilhadas, há uma diferença importante.

O Uber Pool originalmente funcionava como o Uber X, Uber Select e Uber Black, buscando o usuário no ponto em que ele se encontrava e deixando-o no lugar de descida que ele selecionou, independente do itinerário, para atender os demais passageiros.

Já o Uber Juntos possui um trajeto fixo, e o usuário precisa se deslocar até o ponto de embarque; da mesma forma, o ponto de desembarque fica próximo de onde ele precisa descer, e não no ponto exato. A grosso modo, o Uber Juntos é como um ônibus e, exatamente por isso, é fortemente criticado por profissionais e sindicatos da categoria.

Uber Juntos / como funciona o uber juntos
Uber Pool (esquerda) vs. Uber Jutos (direita)

Segundo o Uber, o Juntos foi criado como uma forma de diminuir os desvios que o motorista era obrigado a fazer para atender os passageiros, que tornava as viagens demasiado longas e caras, em termos de combustível e outros custos com manutenção.

Com o atual serviço, as viagens se tornam mais lineares e mais rápidas, permitindo inclusive que as tarifas sejam mais baixas; de acordo com a empresa, uma viagem pode custar até 50% menos do que o mesmo trajeto no Uber X, dependendo dos descontos disponíveis para cada cidade e em determinados horários.

Com o Uber Juntos, os passageiros que buscam compartilhar viagens poderão pagar bem menos do que as demais modalidades do app de viagens, mas terão que andar de onde estão até o ponto de embarque, e do ponto de desembarque até o destino, ainda que sejam alguns minutos.

Usar o Uber Juntos é bem fácil:

  1. Abra o Uber e selecione o destino;
  2. Selecione a opção “Juntos”;
  3. Após confirmar a viagem, o app selecionará o motorista mais próximo;
  4. A seguir, o Uber indicará o local para o qual você deverá se dirigir para embarcar;
  5. Você desembarcará em um ponto próximo do destino, e o Uber mostrará uma sugestão de trajeto para terminar o percurso a pé.

E pronto.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados