Início » Aplicativos e Software » Microsoft oferece Windows 10 grátis em máquina virtual para testar Edge antigo

Microsoft oferece Windows 10 grátis em máquina virtual para testar Edge antigo

Microsoft Edge antigo, evolução do Internet Explorer, seguirá em alguns PCs; máquina virtual com Windows 10 funciona por 90 dias

Felipe Ventura Por

A Microsoft liberou para todo mundo o navegador Edge com Chromium, projeto de código aberto utilizado pelo Google Chrome. O Edge antigo, uma evolução do Internet Explorer, continuará presente em alguns PCs, e desenvolvedores podem baixar uma máquina virtual com o Windows 10 grátis por 90 dias para testar sistemas web.

Microsoft Edge

“Teste o IE11 e o Microsoft Edge Legacy usando máquinas virtuais gratuitas do Windows 10 que você baixa e gerencia localmente”, diz a empresa em seu site para desenvolvedores. A VM está disponível para VirtualBox, Parallels, VMWare, Hyper-V e Vagrant.

Segundo o Bleeping Computer, a máquina virtual tem aproximadamente 7 GB e traz o Windows 10 na versão 1809 e build 17763.379. Ela vem com um usuário pré-instalado chamado “IEUser” e senha “Passw0rd!”. O sistema deixa de funcionar 90 dias após a instalação. Faça o download e saiba mais detalhes neste link.

Alguns sistemas web dependem do Microsoft Edge antigo

Vale notar que a Microsoft oferece esse tipo de máquina virtual há alguns anos: ela servia inicialmente para testar o Internet Explorer, e incluiu o Edge após o lançamento do Windows 10. A empresa agora confirma que continuará oferecendo o Edge antigo nessas VMs, em vez da versão baseada no Chromium (que pode ser instalada separadamente).

Microsoft Edge em máquina virtual

O Microsoft Edge encerrou o ano passado em 6,07% dos PCs conectados à internet, segundo o NetMarketShare. Alguns sistemas web dependem desse navegador e não funcionam em alternativas como Chrome ou Firefox, por isso a versão antiga continuará presente em diversos computadores.

Ao longo das próximas semanas, o Windows 10 vai automaticamente substituir o Edge antigo pelo novo. A Microsoft oferece uma ferramenta de bloqueio para impedir isso.

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Filipe Poeta (@Filipe_Poeta)

Infelizmente o Edge antigo não teve o sucesso merecido. Foi um navegador com muitas coisas legais e com muita tecnologia nova. Atualmente estou usando o Firefox e Opera, o que tem me atendido muito bem, visto que o Google Chrome é uma bomba em meu computador. Espero de verdade que a Microsoft acerte desta vez!