Início » Antivírus e Segurança » Google Fotos expôs vídeos de alguns usuários por falha no Takeout

Google Fotos expôs vídeos de alguns usuários por falha no Takeout

Segundo o Google, o erro no Takeout fez alguns vídeos pararem em backups de estranhos

Victor Hugo Silva Por

O Google identificou um “problema técnico” no Takeout, ferramenta que permite exportar dados de seus serviços. De acordo com a empresa, alguns usuários que exportaram algo do Google Fotos tiveram seus arquivos expostos para estranhos.

Google Fotos

Em e-mail aos usuários afetados, a empresa informa que o problema está ligado aos backups do Google Fotos feitos entre 21 e 25 de novembro de 2019. Neste intervalo, alguns vídeos armazenados nas contas dos usuários foram “exportados incorretamente para arquivos de usuários não relacionados”.

O comunicado não especifica quais arquivos foram expostos e indica apenas que “um ou mais vídeos da conta do Google Fotos foram afetados por esse problema”. Os usuários que tiveram algum vídeo exposto também puderam ver vídeos de outras pessoas que faziam seus backups.

“Os usuários podem ter recebido um arquivo incompleto ou vídeos — não fotos — que não eram deles”, afirmou a companhia ao 9to5Google. “Corrigimos o problema e realizamos uma análise profunda para impedir que isso aconteça novamente. Lamentamos muito por isso ter acontecido”.

O Google afirma que a falha afetou menos de 0,01% de seus usuários, mas ainda depende da honestidade dos usuários. Sem uma solução melhor para os vídeos expostos, a empresa pede a exclusão de arquivos afetados e a realização de um novo backup com o conteúdo correto.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Correia (@Daniel)

E aí de repente vc vira estrela no x videos sem saber!

@bkdwt

Pra completar: o Google possui um backdoor para rastrear usuários individuais por meio do ID de instalação do Chrome